Árvore de páginas

Objetivo

O módulo de Exportação controla as informações dos processos de exportação, permite realizar o acompanhamento dos eventos dos processos (itinerários), emite os relatórios e documentos de exportação em diversos idiomas e auxilia os controles dos módulos de Pedidos de Venda e Faturamento.

O módulo de Exportação faz parte do sistema de Administração de Pedidos do aplicativo de Distribuição do DATASUL EMS Framework.

Características

O módulo tem como principais características o tratamento das seguintes funções:

  • Cadastros – As informações registradas nos cadastros são fundamentais para o bom funcionamento do módulo. Estas informações, utilizadas pelas negociações internacionais, não são as mesmas das negociações nacionais.  O módulo de Exportação possui cadastros exclusivos e imprescindíveis para as negociações a serem tratadas, não sendo estas um simples complemento das informações utilizadas no mercado nacional. Destaca-se dentro destes cadastros as Incoterms. (Ver detalhes Manual Cadastros Gerais, Processo Preparação das Informações do Comércio Exterior).

  • Traduções – As traduções, baseadas nos idiomas previamente cadastrados, são diversas. Dentro destas é possível encontrar traduções de cadastros, expressões, termos e palavras utilizadas freqüentemente nos módulos de exportação e importação. (Ver detalhes Manual Cadastros Gerais EMS 2.00, Processo Preparação das Informações do Comércio Exterior).

  • SISCOMEX - Permite a integração com o Siscomex, realizando controle sobre os Registros de Exportação e Solicitações de Despacho, verificando o momento exato da liberação da mercadoria. (Ver detalhes Manual Cadastros Gerais EMS 2.00, Processo Preparação das Informações do Comércio Exterior).

  • Multimoeda – O módulo de Exportação utiliza este conceito, podendo  atender as transações comerciais internacionais, utilizando diversas moedas.

  • Documentos de Exportação – Todo embarque de exportação deve ser acompanhado por um conjunto de documentos. A preparação destes deve ser cuidadosa e correta, pois poderão interromper a negociação e a venda. Estes documentos poderão ser preenchidos em diversos idiomas, de acordo com as necessidades das partes envolvidas. Os documentos emitidos pelo exportador são: Proforma, Fatura Comercial (Commercial Invoice), Romaneio (Packing List), Saque, Certificados de Origem, Ordem de Embarque e Borderô. Além destes documentos, também são necessários os que serão emitidos pelos prestadores de serviços que fazem parte da negociação, como transportadoras, seguradoras, bancos, etc, controlados por intermédio do módulo de Exportação.

  • Fases da Exportação – Toda transação internacional exige vários controles, por serem processos prolongados. As fases do processo de exportação, ou seja, negociação, preparação do embarque, embarque e pagamento devem ser controladas constantemente, evitando erros que comprometeriam a negociação e a venda.  Este módulo fará um controle do histórico dos processos, que consiste em eventos cadastrados previamente e que serão automaticamente controlados pelo sistema. Estes eventos também poderão ser cadastrados pelo usuário, sendo que o seu controle será manual.

  • Contabilização – Todas as transações internacionais são realizadas em moeda estrangeira, mas a contabilização das mesmas será realizada em moeda nacional. O módulo também contabiliza as variações cambiais que possam acontecer durante a transação, utilizando funções exclusivas de exportação, dentro das movimentações de outros módulos do EMS/Magnus.

Esse módulo encontra-se estruturado da seguinte forma:

 

Sistema

Funcionalidade

Administração de Pedidos

Esse sistema permite realizar o controlar e administrar as vendas efetuadas em um determinado período, assim como verificar  os procedimentos operacionais e fornecer informações para seu gerenciamento.

Visão Geral

Fluxograma da Exportação.

Processo de Exportação Através do Pedido de Venda




 

Processo Exportação Através do Pré-Faturamento