Árvore de páginas

Configurações Prévias e Preparação do Ambiente

Produto:

Promoção da Saúde

Versões:

12.x

Assunto:

  1. Configuração Prévia.
  2. Preparação de ambiente.
  3. Integração Com o PLS (Para utilizar o prontuário unificado e RDC)
  4.  Verificação do Cadastro de Setor

 

É recomendável que os beneficiários tenham a evolução clínica realizada pela rotina de anamnese que hoje é integrada com o PLS, embora sua chamada no menu seja pelo módulo hospitalar (SIGAHSP) (51). É possível construir um menu exclusivo da Promoção da Saúde. Algumas funcionalidade e cadastros são nativos no módulo SIGAHSP, devido à integração dos módulos de HSP, RDC, PDS e PLS. 
Para utilizar o PDS é necessário configurar os seguintes parâmetros.

Parâmetro

Descrição


MV_PROSAUD


Para correta execução desta funcionalidade, o parâmetro MV_PROSAUD deve estar configurado igual a .T.

MV_VELEGUI

Deve ser habilitado igual a .T., para buscar elegíveis sempre que realizar um atendimento, incluir uma guia (SADT, Odonto, Internação), ou uma anamnese. 

Para dar performance ao sistema, desabilite este parâmetro. Com o parâmetro desabilitado, a busca de elegíveis poderá ser feita via Schedule ou Busca Manual na tela de movimentação do PDS.


MV_DTVALID

Deve ser habilitado, igual a .T., para que o sistema calcule as datas válidas na hora de gerar o planejamento. O sistema irá verificar se a data sugerida para exame/procedimento é de um dia útil. Caso contrário, a sugestão de agendamento será para o próximo dia útil. Se o parâmetro ficar desabilitado .F., o sistema não levará em consideração se as datas sugeridas são dias úteis ou não, irá apenas calcular os dias a trazer a sugestão, podendo cair em dias como sábado, domingo ou feriados.

MV_ALTACLI

Indica se será haverá alta após confirmação do atendimento no prontuário eletrônico. Este parâmetro deve ser configurado como .T., para que a rotina funcione. Se estiver habilitado, o sistema dará alta ao paciente automaticamente. Caso desabilite o parâmetro .F., o sistema irá manter o paciente em atendimento aguardando a ação de dar a ALTA.

MV_INTBTGB

Deve ser habilitado, igual a .T., para que o sistema realize o sincronismo das tabelas GD4 – Paciente x Plano e BTS – Vidas, dos módulos SIGAHSP E SIGAPLS respectivamente, tendo como referência as informações da tabela BBL – Relacionamento Tab, do Plano de Saúde. Caso contrário (.F.), o usuário deverá fazer a alteração e atualização dos dados cadastrais do beneficiário sempre que houver a necessidade, por exemplo se o beneficiário teve alteração do número do telefone. Se o parâmetro estiver desabilitado, devem ser atualizadas as duas Rotinas, Beneficiário x Paciente/Plano.


Integração Com o PLS (Para utilizar o prontuário unificado e RDC)

Para que a Promoção da Saúde aconteça, é necessário também verificar as configurações que permitem a integração entre o PLS e o HSP. Essa integração envolve a sincronização de dados entre as tabelas GBH – Dados Adicionais de Pacientes do módulo HSP e BTS – Vidas do PLS. O campo Codig. Vida (PLSA955), tem a finalidade de criar o vínculo entre as duas tabelas. 
Para cada registro criado, alterado ou excluído, conforme validações das rotinas nas tabelas informadas, no módulo Gestão Hospitalar, são criados, alterados ou excluídos os registros de acordo com a validação das rotinas nas tabelas referentes ao Plano de Saúde e vice-versa. Desta forma, o usuário pode realizar a inclusão, alteração ou exclusão em qualquer um dos módulos com a segurança de que serão replicados ao outro módulo. 
O processo resume-se da seguinte forma:
Os Processos Realizados acima foram:

Serão selecionadas todas as informações da Tabela GBH – Dados Adicionais de Pacientes, que Possuem Registro na Tabela GD4 – Paciente x Plano.

Na tabela GD4 será utilizado o Campo Matrícula para a busca da informação do campo Matric. Vid na tabela BA1 – Usuários.

Depois de selecionadas as informações o sistema irá efetuar a população do Campo Códig. Vida através destes Relacionamentos.

Somente pacientes que possuem Matricula no campo da tabela GD4 – Paciente x Plano correlatas com os campos da tabela BA1 – Usuários, terão o campo Codig. Vida vinculado.


Imagem de cadastro de Paciente no RDC. 




Imagem do cadastro de Vida no PLS.

 




Ao realizar um atendimento no Gestão Hospitalar, utilizando ou não a opção Carteirinha, o sistema irá manter atualizados os Planos na Tabela GD4 – Paciente x Plano a partir da Vida em todas as famílias ou produtos que ele vier a ter no Plano de Saúde.

No Módulo Gestão Hospitalar acesse Atualizações/Dados Gerais/Dados Pacientes/Paciente.

Clique em Incluir, na pasta Dados Gerais e visualize os campos Codig. Vida e Carteirinha.

Nos campos Paciente ou CPF, verifique que ao ser digitado o nome da Vida ou CPF que já exista no Módulo de Plano de Saúde o sistema irá validar o cadastro impedindo assim a duplicidade dos dados, apresentando mensagem na tela. Caso seja selecionada a opção Sim da mensagem de duplicidade, serão automaticamente preenchidos os campos vindos da Tabela BTS – Vidas.

Informe os demais dados para a inclusão do cadastro, confira e confirme.


No Módulo Gestão Hospitalar acesse Atualizações/Atendimento /Ambulatorial.

Em Ações Relacionadas, selecione a opção Encaixe.

No campo Prontuário, selecione o paciente referente à vida cadastrada no Plano de Saúde.

Verifique que ao ser exibida a janela de F3, o sistema apresentará a opção de pesquisa por carteirinha, primeira opção, conforme campo criado.

 



Após incluir um paciente para o atendimento, o sistema irá realizar automaticamente a Inclusão/Alteração de todos os Planos/Família que o usuário pertence no módulo de Plano de Saúde, na tabela de Paciente x Plano (GD4- Paciente x Plano). Por exemplo, se for bloqueado um usuário no cadastro de família, ao tentar realizar um encaixe, o sistema não permitirá e dará uma mensagem de alerta.



 

Acesse Atualizações/Dados Gerais/Dados Pacientes.

Selecione o paciente que foi informado no processo ambulatorial de encaixe.

Clique em Visualizar.

Certifique-se de que os Planos do Paciente foram cadastrados na AbaPlanos na Janela de Cadastro do Paciente.


 Verificação do Cadastro de Setor

Verifique o preenchimento dos seguintes campos na rotina Cadastro de Setor, do módulo Gestão Hospitalar. O preenchimento desses campos influencia diretamente o processo de atendimento.
Campo Permite Atendimento Direto (GCS_PMTATE) – Informe se o setor de atendimento permitirá ao profissional fazer o atendimento direto sem realizar o processo de recepção padrão do paciente. 
Campo Código do setor no PLS (GCS_LOCPLS) – Indique neste campo, o código do setor de atendimento do módulo Plano de Saúde que estará vinculado ao "SETOR" de atendimento do modulo Rede de Clinicas.