Páginas filhas
  • O que fazer quando uma rotina apresentar lentidão?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Rotina apresentado lentidão

Produto:

WinThor 

Passo-a-passo:

#dica: Quando uma rotina apresentar lentidão ou travamento na execução, certifique-se de que está na última versão disponível no FTP. Caso não esteja, realize a atualização.

Se o problema persistir, solicite ao DBA da empresa a coleta do arquivo Trace e arquivo de Vídeo do momento da execução da rotina.

Lembre-se que somente com o arquivo trace em mãos, nosso DBA tem a possibilidade de verificar se a lentidão está relacionada à rotina ou a algum processo do banco de dados.

Atenção

Fazemos analise de performance apenas em bases de produção. Bases de teste/homologação podem não possuir o mesmo cenário em produção porque geralmente não é utilizada em infra-estrutura recomendável e com manutenções periódicas.

Requisitos:

  • Os arquivos são coletados e enviados em formato TXT;
  • O Trace deve ser formatado via TKPROF. Para validar se o arquivo é formatado pelo TKPROF, verifique se ele contém o cabeçalho conforme imagem abaixo:

  • Evento 10046 (wait events). Para validar se o arquivo contém o evento 10046 (wait events), procure o texto “SQL*Net message from client” no final do arquivo:


  • O tempo de execução do trace deve ser superior ao tempo dos processos recursivos e não recursivos. O tempo de execução está localizado no final do arquivo, sendo representado pelo texto “elapsed seconds in trace file” e deve ser superior aos eventos não recursivos e recursivos somados.


Observação: caso tenha alguma dúvida referente a esse processo, acione o DBA responsável pela empresa para coletar essas informações e enviar a PC.