Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Preparação de Ambiente

  1. Verifique se o TDS esta atualizado
  2. Baixar e aplicar o pacote de atualização de integração TDS/Protheus.

Introdução

     O Editor Visual de SQL tem por objetivo facilitar a geração de comandos de busca no banco de dados proporcionando uma interface visual para a montagem de "queries". Para chamar a funcionalidade por padrão deve-se pressionar os botões "ALT + S" juntos dentro de um fonte AdvPL.

Figura 1: Editor visual de SQL, com tabelas relacionadas.

    

     Ao pressionar o mouse em cima do diagrama será perguntado se você deseja habilitá-lo. Isso ocorre pois por padrão o editor abre com o editor visual desabilitado e o editor de queries habilitado. É possível habilitar novamente o editor de queries marcando a opção "Desabilitar o editor visual de SQL", no entanto ao fazer isso o editor visual não refletirá mais a query produzida, caso posteriormente seja alterado algo no diagrama as alterações inseridas manualmente na query serão perdidas.

     Ao abrir o menu de contexto em cima do diagrama deve ser mostrado diversas opções ( Figura 3 ). Algumas opções ficarão desabilitadas e serão habilitadas de acordo com a interação do usuário com o diagrama.

Figura 2: Menu de opções.

Adição de tabelas

     Ao selecionar a opção "Adicionar Tabela"  deve ser apresentado uma nova janela contendo as tabelas disponíveis para trabalho. Nela é possível solicitar que as tabelas dependentes e as tabelas estrangeiras também sejam adicionadas juntamente com seus respectivos relacionamentos com a tabela base. Há também a opção de quantos níveis são desejados, por exemplo caso solicitado o nível 2, serão adicionados também as tabelas que possuem relacionamentos com as tabelas que possuem relacionamentos com a tabela base e assim sucessivamente.

Figura 3: Janela de seleção de tabelas.

Criação de Relacionamentos

     Ao ter uma ou mais tabelas adicionadas no editor visual, é possível criar relacionamentos entre elas. Após selecionar as tabelas e os campos que devem se relacionar e o tipo de relacionamento deve ser clicado o botão "Incluir". Para remover os relacionamentos clique em cima dos relacionamentos adicionados na lista e pressione o botão "Remover". Por fim para confirmar que devem ser realizadas as alterações deve ser clicado o botão "OK".

Figura 4 : Janela de criação de join.

 

     Para realizar alterações basta selecionar as tabelas referentes ao relacionamento que deve ser alterado e todos os campos entre as tabelas que se relacionam serão mostrados na lista. Ou pode-se clicar em cima do relacionamento da tabela no editor visual.

Figura 5: Relacionamento entre tabelas.

 

    Para adicionar todos os relacionamentos com uma tabela específica basta clicar na opção "Relacionamentos" do menu  e serão apresentadas as opções: "Estrangeiras" e "Dependentes". Ao selecionar uma dessas opções serão apresentadas todas as tabelas possíveis para o relacionamento, caso alguma seja selecionada ela será adicionada ao diagrama junto com todos os relacionamentos cadastrados com a tabela base.

Figura 6: Opções de relacionamentos

Uniões

     Caso necessário realizar uma união entre as queries basta clicar no botão "Adicionar Union", uma nova aba será adicionada ao editor visual onde a nova query da união pode ser construída.

Figura 7: União entre queries

Opções

Para alterar propriedades de coluna utilize o componente localizado na parte inferior da janela, na primeira aba chamada "Coluna" .

Figura 8: Opções de colunas

 

     Para adicionar condições, clique na aba "Condição" e selecione os campos em "Coluna", será apresentado todas as colunas das tabelas adicionadas, selecione a coluna em que deseja construir a condição e preencha os demais valores de acordo com as necessidades.

     Caso deseje buscar por uma coluna específica digite alguma parte do nome da coluna( início, meio ou fim do nome) dentro componente.

     Para remover a condição selecionada selecione a opção vazia.

Figura 9: Opções de Condições

Variáveis

     Caso haja a necessidade de adicionar uma variável na query, use a expressão "%Exp:nome_da_variavel%", ao ser adicionado a query no código ela será automaticamente substituída por uma chamada de variavel com o nome cadastrado. Para buscar o código de filial utilize a expressão %XFilial:alias_da_tabela%.

Adição de código

     Após terminar a construção da query, pressione o botão "OK". Por padrão deverá ser inserido um código em SQL embarcado dentro de uma função documentada, no entanto é possível configurar a forma como será apresentada a query selecionada.

Observação: Quando é selecionado nas preferências que a inserção do código SQL deve ser feito dentro de uma função é obrigatório inserir um nome para a função.

Figura 10: Código SQL embarcado gerado pelo Editor Visual de SQL

 

Preferências

     Para alterar as configurações do Editor Visual de SQL entre em Janela -> Preferências -> Visual SQL. 

Figura 11: Preferências do Editor Visual de SQL
  • Sem rótulos