Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Integração Datasul x TOTVS MES 

Sumário 

Quadro de compatibilidade: 

Versão DatasulVersão PC-FactoryConteúdo PC-Factory

12.1.14 + Pacote de Atualização*

12.1.15 + Pacote de Atualização*

12.1.16 + Pacote de Atualização*

4.0.1713.2002
  • Mensagens da fase 2 (alocação de materiais, reporte de movimentações, estrutura de produto, etc);
  • Timeout com reprocessamento (incluindo o ‘reprocessa’);

    <BusinessEvent>

                <Entity>productionappointment</Entity>

                <Event>upsert</Event>

                <Identification>

                  <key name="IDPCFactory">9o93049u88557</key>

                  <key name="Reprocess">true</key>

                </Identification>

            </BusinessEvent>

  • Implementação do SFC.
12.1.174.0.1714.1002
  • Mensagens do Bloco K (Subproduto, Coproduto, etc);
  • Recusa;
  • Estorno de mensagens em bloco;
  • Inclusão de tags de refugo na mensagem ProductionAppointment (dentro da tag WasteAppointment)
  • Importação de porcentagem de perda na lista de materiais;
  • Importação de Tempo Homem e Tempo Máquina;
  • Importação de campo de Mão de Obra.
12.1.18
12.1.224.0.1906.1000
12.1.244.0.1844.1001Tratamento de componentes negativos
12.1.25

*Pacote de atualização: Integração Datasul x TOTVS MES


Contexto de negócio

1. MES

Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, é o termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o Planejamento e o Chão de Fábrica. Os sistemas MES geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção. O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia a dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais.

Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material (Fonte: PPI-Multitask).

2. Planejamento e Controle de Produção

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão de obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos Sistemas produtivos.

Os planos que servem de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas a linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.


Sistemas Envolvidos

  • TOTVS DATASUL 12
  • PC-FACTORY (PPI MULTITASK)


Integração

O objetivo da Integração PC Factory (software MES) X ERP Datasul é disponibilizar aos clientes TOTVS uma nova opção para controle da produção por meio da automação dos processos, permitindo a atualização e extração de informações de forma on-line de modo a simplificar o fluxo dos clientes, ao que chamaremos a solução como um todo de simplesmente: TOTVS MES.


Lista de Mensagens - Transações


4.0.1713.2002


Escopo


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

1. Datasul

Pré-requisitos de instalação da integração:

  • Datasul versão 12.1.13 (verificar a versão das mensagens existentes na base "XSD", pois este documento representa a liberação realizada na versão 12.1.17).
  • Módulo de produção ou produção com SFC implantados.
  • Servidor de Web Service, disponibilizado dentro do EAR Datasul 12.1.6.
  • Configuração de usuário de integração EAI.
  • Informar a relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PC-Factory (CD7003).
  • Validação do ambiente de integração via Diagnóstico (CP0106).

Retorna ao início

Pré-requisitos de negócio:

A integração padrão atende movimentos de quantidades produzidas e horas reportadas, ou seja, não estão inclusos ajustes de requisições, as requisições necessitam ocorrer de forma automática no momento de reporte de acordo com pelo menos um dos recursos abaixo:

  • Alocação de material;
  • Ordens de produção com linha do tipo serviço poderão agora utilizar a mensagem de requisição em momento diferente do reporte;
  • Ajustes nas reservas das ordens de produção para que cada componente possua depósito e localização de requisição informado.

Além dos requisitos listados acima, somente são atendidas na integração TOTVS MES as ordens com política de reporte do tipo "Ordem" ou "Operação", ou seja, reportes por item no Chão de Fábrica não são suportados nesta fase do projeto.

 


ATENÇÃO - Situações em que deve ser validar o processo utilizado pelo cliente.

a) PC-Factory não trata referência, no entanto, será possível visualizar itens com referência no mesmo (envio da mensagem de referências do item seja na carga CD7002 ou na relação item referência, CD1506). É possível utilizar itens controlados por referência para mensagens de Apontamento Produção, Requisição e Saldos, desde que o cliente não precise informar referência diferente das existentes como padrão no ERP. Já para a mensagem de Transferência entre depósitos, não é possível.

b) Ordens de produção com reporte por Item não serão integradas, pois não existe apontamento por item suportada pelo PC-Factory.

c) Operações de Roteiro de Produção e Listas de Componentes não serão integrados, pois o PC-Factory não trabalha com processo variável de fabricação.

d) O PC-Factory precisa da informação de qual operação cada componente será consumido, neste caso o cliente terá que informar na estrutura dos produtos a serem integrados, e no caso de OPs já abertas, manuteni-las antes da integração (carga inicial).

e) Para poder informar o consumo real na linha de Processo, deve ser enviado junto a mensagem de apontamento de produção. E para consumir o padrão, deve ser retirada toda a tag <ListOfSupplyOrders>. Caso apenas o PCP esteja ativo, obrigatoriamente para linha de processo deve ser enviada a lista de requisições com os mesmos componentes presentes na reserva, podendo zerar a quantidade (UsedQuantity), caso necessário, para não haver consumo. Obs.: o PC-Factory não envia as informações de OutflowWarehouseCode e OutflowLocationCode no apontamento, e caso o cliente deseje realizar o consumo pelo padrão na linha de Processo, deverá alocar as reservas antes, para que não ocorra erro.

f) Lembrando que a responsabilidade do uso das informações de Estrutura e Operações é do PC-Factory, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alteradas informações destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.

g) O ERP para indicar um co-produto ou sobra durante a produção utiliza quantidades negativas em sua estrutura ou lista de componentes da Ordem de Produção. O PC-Factory não aceita valores negativos, por isto, elas serão ignoradas na integração pelo PC-Factory. 

h) O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup: quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Na integração TOTVS-MES somente fará uso do segundo.

i) O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação (conforme a FASE 1 da integração).

Agora poderá também ser informado o consumo real (requisição componentes) juntamente a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição (quando a linha for de processo). A mesma mensagem será também utilizada para estorno.

j) O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção. Para o ERP, se durante a produção identificou-se que o produto resultante é realmente um refugo (consumiu-se componentes e o acabado ficou inutilizável), nesta situação pode-se informar durante o processo produtivo a Quantidade total produzida, e também a quantidade refugada.

Exemplo: Produzidas 5000 peças
              Refugadas     46 peças
         --> Saldo         4054 peças

Nota:

O uso da nova mensagem Refusal_1_000, permite agora que realizar o refugo avulso sobre um reporte anteriormente já realizado. Maiores detalhes verificar na base de conhecimento: DMCP0075 - Refugo Avulso - Integração TOTVS MES

k) O ERP com o SFC, aceita apontamento de produção apenas de tempo sem quantidade, o contrário, não.

l) Os apontamentos de MOB e GGF, podem ser indicados na mensagem de apontamento de produção, do contrário, não serão feitos pelo padrão. O PC-Factory fará uso das mensagens de apontamento de MOB e GGF, já existentes na fase 1.

m) Na integração com SFC, os tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão. Atenção redobrada que caso se deseje o consumo real, ao ser enviado ao menos um componente consumido junto com o apontamento de produção, para não ser feito pelo padrão.

n) A mensagem utilizada para o envio de novo Lote será ItemStockLevel. Não serão enviadas quantidades.

o) Informar o tipo da linha de produção na ordem (Processo ou Serviço), para que o PC-Factory saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

p) Tempo Máquina e Tempo Homem no ERP Datasul, são dois campos, no entanto o PC-Factory possui apenas um, que pode receber ou tempo homem ou tempo máquina. Como o PC-Factory integra com dois de nossos ERPs (Datasul e Protheus), e para o Protheus o conceito de Tempo Homem é diferente do Datasul, foi necessário efetuar a padronização, para que o PC-Factory recebesse de ambos ERPs a mesma informação (tempo máquina foi o eleito). Sendo assim, é orientado que no ERP os clientes tenham valor registrado no campo tempo máquina.

Nota:

  • A partir da versão ProductionOrder_2_003, a mesma informação do campo TimeResource (tempo homem), passar a ser atualizado no TimeMOD. Assim os dois campos terão a mesma informação.
  • O indicador de tempo no MES (campo TimeIndMES) poderá ter os seguintes valores: 1 = Tempo Máquina; 2 = Tempo mão de obra; 3 = Escolha pelo MES. No Datasul, quando trabalha apenas com PCP o campo deve ser gerado como '3'.


q) O PC-Factory não trabalha com rede-pert, e sempre segue a ordem de numeração das operações da ordem. Quando o módulo SFC estiver ativo, o tipo de reporte da Ordem for por Operação (ou por Ordem parametrizado para seguir rede-pert), deve ser corrigida no ERP a numeração das Operações (Engenharia e Ordem de Produção) para que siga a sequência da Rede-pert.

Exemplo: Rede-pert de operações na Engenharia

Deverá ser corrigida para:


Demais recursos serão complementadas neste documento, conforme liberação das próximas fases.


Instalação/Atualização

1. Servidor de Aplicação TOTVS (JBOSS)

A integração TOTVS x PPI-Multitask necessita de uma parametrização de qual usuário será utilizado para a integração durante a comunicação com o WebServices do TOTVS MES, essa configuração é importada das credenciais de login do framework metadados, localizada em datasul_framework.properties.

Esse arquivo pode ser localizado em: %JBOSS_HOME%\server\<instancia>\conf\datasul\datasul_framework.properties.

As seguintes linhas representam as credenciais que necessitam ser informadas corretamente:

#+-------------------------------------------+
#| CONFIGURACOES METADADOS |
#+-------------------------------------------+

<...>

java.naming.security.principal=<user>

java.naming.security.credentials=<password>


Também deverá ser parametrizado um role e user de integração no JBOSS, nos arquivos jbossws-roles.properties e jbossws-users.properties respectivamente, conforme exemplo:

Exemplo de arquivo jbossws-roles.properties:

# A sample roles.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai2allowed

Exemplo de arquivo jbossws-users.properties:

# A sample users.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai@123

Esses logins e senhas devem ser parametrizados na aplicação do PC-Factory.


O webservice disponibilizado para o TOTVS MES é encontrado por meio da URL: <hostname>:<porta>/mes-ws/MESService?wsdl

Retorna ao início


2. Datasul

Para ativação do TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, marcar a opção Ativo.
  4. Informar a URL do WebService.
  5. Verificar a conectividade do WebService por meio do botão Testar WS.
  6. Informar a Fase Integração como "2 - PCP + SFC".
  7. Configurar os parâmetros da integração por meio do botão Parâmetros.
  8. Confirmar a ativação por meio do botão OK.

Aviso:

Enquanto ainda estiver parametrizando a integração, é importante deixar desmarcada a opção "Ativo", assim é possível Testar o WebService e também efetuar a Carga, sem que as funções que geram mensagens comecem já a gerá-las.

O botão de Testar WS verifica se é possível realizar a conexão com o WebService informado no campo URL do WebService. Este botão tem dois retornos:

  • Teste realizado com sucesso.
  • Conexão com o WebService MES Channel falhou.

O botão de Parâmetros abre o programa CP0106B que permite o cadastro de filtros para a integração de:

 - Ordem de Produção:

  • Linha de produção.
  • Estabelecimento.
  • Planejador.
  • Reaproveitamento (linha de serviço específica para criação de ordem de produção interna para consumo de um acabado que trocou de código).

  - Item: 

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque

 - Saldo Item:

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque
  • Estabelecimento
  • Depósito
  • Localização
  • Espécie Documento

Pasta Ordem de Produção:

As situações a seguir exemplificam a utilização dos parâmetros. 

Situação 1 - Poderá ser criado mais de um filtro para um mesmo campo. Por exemplo: somente as ordens criadas ou alteradas com os planejadores João ou José, estabelecimento ALM e linhas de produção 1 ou 2 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 2 - Todas as ordens de produção criadas e alteradas serão enviadas para a PPI-Multitask se todos os filtros estiverem cadastrados com *.

Situação 3 - Somente as ordens de produção com estabelecimento 1 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 4 - Se não existir filtro cadastrado, então nenhuma ordem de produção será enviada para a PPI-Multitask.


Situação 1:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

João

Planejador

José

Estabelecimento

ALM

Linha de produção

1

Linha de produção

2

Situação 2:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

*

Linha de produção

*

Situação 3:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

1

Linha de produção

*

Um filtro poderá ser removido por meio do botão Remover no canto inferior direito do programa.


Pasta Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Item.


Pasta Lote Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Movimento que criaram um novo lote. Serão enviadas apenas as informações de criação deste novo lote. Quantidades não serão enviadas, por causa do risco de envio da mensagem XML de Saldo, em que o movimento foi desfeito por uma transação.


Pasta Estr/Oper:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta filtrarão os registros de Estrutura e Operações.

As funções de estrutura (EN0105 e EN0109), sempre que alterarem algum componente da estrutura de um item, filtrarão pelos campos informados nesta pasta e enviarão a estrutura completa do item. Caso existaM referências relacionadas a estrutura, estas serão geradas também na mesma mensagem de estrutura em forma de lista.

Exemplo: 


Item
Família
Grupo Estoque
CanetaEscritórioVenda
CorpoEscritórioGeral
TampaPlásticosPlásticos
TuboPlásticosPlásticos
CargaProduto/ProcessoGeral
PontaCompradoGeral
TintaCompradoGeral

Apenas o filtro de Família foi indicado (família = "Escritório"), neste caso quando for alterado algum componente da Caneta, como este item é da família indicada, será gerada uma mensagem com todos os seus componentes (Corpo e Tampa), mesmo que a família dos componentes não seja a mesma.


Gerar Log mensagens XML da integração TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, pressionar o botão Log XML.
  4. Na tela que abre pressionar o botão Ativa.
  5. A partir deste momento sempre que houver algum envio de XML a partir do ERP, será gerada a mensagem no diretório informado.

Nota:

Para desativar, efetuar o mesmo processo, porém o botão estará como Desativa. Somente ativar o log para validação de mensagem, depois de validada, desativar para que não fique consumindo recurso desnecessariamente.

Retorna ao início

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.


Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.


Transações/Entidades/Mensagens únicas 

1.a Fase - Integração com Controle de Produção

As seguintes transações usadas no TOTVS MES:


Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Item

Totvs

PPI-Multitask

Item_3_001.xsd

02

Depósito

Totvs

PPI-Multitask

Warehouse_1_000.xsd

03

Grupo de Máquina

Totvs

PPI-Multitask

WorkCenter_1_000.xsd

04

Ordem de Produção

Totvs

PPI-Multitask

ProductionOrder_2_005.xsd

Processos

05

Apontamento de Produção

PPI-Multitask

Totvs

ProductionAppointment_2_001.xsd

06Apontamento MOB/GGFPPI-MultitaskTotvsWorkforceAndOverheadAppointment_1_000.xsd


2.a Fase - Integração com Chão de Fábrica


Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros



03Localização/EndereçoERP DatasulPPI-MultitaskAddressStock_1_000.xsd

04

Centro de Trabalho

ERP Datasul

PPI-Multitask

Machine_1_000.xsd

05

Motivo de Parada

PPI-Multitask

ERP Datasul

StopReason_1_000.xsd

06

Motivo de Refugo

PPI-Multitask

ERP Datasul

WasteReason_1_000.xsd

14Estrutura de Produto ERP DatasulPPI-MultitaskItemStructure_1_001.xsd
15Roteiro de Operações ERP DatasulPPI-MultitaskItemScript_1_000.xsd
16FerramentaERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd
17Operador ERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd
20Referência do ItemERP DatasulPPI-MultitaskItemReference_1_000.xsd

Saldos

01

Solicitação de Saldo Item

PPI-Multitask

ERP Datasul

StockLevel_2_000.xsd

18

Envio de Lote Item

ERP DatasulPPI-MultitaskItemStockLevel_1_000.xsd
Movimentos


02

Transferência de Depósito

PPI-MultitaskERP Datasul

TransferWarehouse_1_003.xsd

08

Ordem de Produção/Alocação PCP

ERP DatasulPPI-MultitaskProductionOrder_2_005.xsd
09

Ordem de Produção/Alocação SFC

ERP DatasulPPI-MultitaskProductionOrder_2_005.xsd
11

Requisição Componente

PPI-MultitaskERP Datasul

MovementsInternal_1_001.xsd

Apontamentos

10

Reporte de Parada

PPI-MultitaskERP Datasul

StopReport_1_001.xsd

12Reporte de Produção via PCPPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_2_001.xsd

13Reporte de Produção via SFCPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_2_001.xsd

14Refugo Avulso (Recusa)PPI-MultitaskERP DatasulRefusal_1_000.xsd


Retorna ao início

Fluxo das Informações

A integração ocorrerá no momento de cadastro ou alteração de cada transação, onde será criado um arquivo XML no diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” com as informações que foram enviadas. O nome do arquivo XML iniciará com OK, ERROR ou PEND, seguido pela transação, hora/minuto/segundo e um código identificador.

Exemplos de arquivos XML gerados:
Sucesso: OK_Item_14_55_38_<código do item>.xml
Erro: ERROR_Item_14_46_38_<código do item>.xml
Pendente: PEND_ProductionOrder_15_07_38_<número da ordem>.xml

Fluxo das informações das transações:

  • Item, depósito e grupo de máquina: no momento da criação ou alteração de um item no programa CD0204, de um depósito no programa CD0601 ou de um grupo de máquina no programa CD0111, o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida questionando se deseja criar uma pendência de envio no programa CD2900. Em ambas as situações, um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho. 
  • Ordem de produção: no momento da criação ou alteração de uma ordem de produção, ou durante a alteração da situação de uma ordem (eliminação, alocação, requisição), o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask, com exceção para as ordens criadas pelo MRP e/ou APS. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida e uma pendência de envio será criada no programa CD2900. Em ambas as situações um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho.

Ordens criadas pelo MRP e/ou APS não são integradas automaticamente, estas geram pendências para execução posterior pelo programa CD2900.

Os programas afetados pela integração são apresentados na tabela abaixo:

Transação

Programa

Item

CD0204

Depósito

CD0601

Grupo de máquina

CD0111

Ordem de Produção

CP0301 / CPAPI001

Localização de EstoqueCE0105
Estrutura ItemEN0105
Onde se Usa ItemEN0109
Centro de TrabalhoSF0104
FerramentasCD0124
OperadorSF0108
Processo de Fabricação (Operações)EN0507
Motivo de ParadaBOMF510 (SF0106)
Motivo de RefugoSF0107


Programa de gerenciamento de pendências CD2900 - este programa tem por função administrar as pendências/exceções referentes à integração que são criadas quando ocorre um erro no envio. Permite o reprocessamento de uma mensagem, exclusão de uma pendência e a visualização do XML, além de possuir filtro por data de envio, transação, usuário e tipo de pendência.


Programa de Carga inicial CD7002 - permite o envio das informações do item, depósito, grupo de máquina e ordem de produção e tem o objetivo de efetuar uma carga inicial no momento da implantação do PC Factory, ou então para sincronizar os dois produtos. Cada transação disponibiliza filtros para que o usuário decida o que quer enviar para a PPI-Multitask, esses filtros são apresentados conforme a transação escolhida. 

Nota:

Para ordem de produção, é possível a seleção também do estado das ordens. (O estado "Não Iniciada" somente será habilitada quando o módulo de SFC não esteja implantado no Datasul).


Programa de cadastro de-para CD7003 - permite o cadastro da relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PPI-Multitask. Possuem os campos tipo de conteúdo, conteúdo ERP e conteúdo MES. 


Cadastros

Transação Item: Item_3_001.xsd

Identificador da Mensagem: Item

Versão: 3_001

Módulo Datasul: Engenharia

Tipo de Envio: Síncrona

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
ActiveTipo Obsolescênciaitem.cod-obsoletoTBLInProduct.FlgEnable
BranchIDCódigo Estabelecimentoitem.cod-estabelTBLInProduct.PlantCode
CodeCódigo Itemitem.it-codigo TBLInProduct.Code
ComercialFamilyCode
item.fm-cod-com
ComercialFamilyDescription
fam-comerc.descricao
CompanyId
estabelec.ep-codigo
CompanyInternalId
item.cod-estabel
ControlType
item.tipo-contr
DeployDate
item.data-implant
Detail
item.narrativa
EconomicLot
item.lote-economi
FamilyClassificationCode
familia.idi-classif-item
FamilyCodeCódigo Família Materialitem.fm-codigoTBLInProduct.FamilyProductCode
FamilyDescriptionDescrição Família Materialfamilia.descricaoTBLInProduct.FamilyProductName
FormulaType
item.tipo-formula
FractionalQuantity
item.fraciona
GrossWeight
item.peso-bruto
InternalId
item.it-codigo
IsScrapFiscalPrice
item.log-refugo-preco-fisc
IsScrapStockControl
item.log-control-estoq-refugo
MinimumLot
item.lote-minimo
MultipleLot
item.lote-multipl
MultiplicationFactorValueFator de Conversãoitem.fator-converTBLInProduct.Unit2Factor
NAMEDescrição Itemitem.desc-itemTBLInProduct.Name
NetWeight
item.peso-liquido
ObtainingType
item.compr-fabric
PerMillion
item.per-ppm
QualityControl
item.contr-qualid
ReleaseDate
item.data-liberac
ScrapItemCode
item.cod-item-refugo
ScrapItemQuantity
item.val-relac-refugo-item
StandardWarehouseCode
deposito-pad
StandardWarehouseDescription
deposito.nome
StockControlType
item.tipo-con-est
StockGroupCode
item.ge-codigo
StockGroupDescription
grup-estoque.descricao
UnitOfMeasureCodeUnidade de Medidaitem.unTBLInProduct.Unit1code


Retorna Lista Mensagens


Transação Depósito:
Warehouse_1_000.xsd 

Identificador da Mensagem: Warehouse

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CodeCódigo Depósitodeposito.cod-deposTBLInWarehouse.Code
DescriptionDescrição Depósitodeposito.nomeTBLInWarehouse.Name
TypeTipodeposito.ind-tipo-dep
IsFinalItemAcabadodeposito.ind-acabado
IsQualityControlQualidadedeposito.ind-dep-cq
IsProcessProcessodeposito.ind-processo
IsWasteRejeitodeposito.ind-dep-rej
IsRecycledRecicláveldeposito.log-reciclagem
IsBalanceAvailableSaldodeposito.cons-saldo
WarehouseClassificationClassificaçãodeposito.char-1


Retorna Lista Mensagens


Transação Grupo de máquina:
WorkCenter_1_000.xsd 

Identificador da Mensagem: WorkCenter

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

Code

grup-maquina

gm-codigo

CalendarCode

grup-maquina

cd-calen

CalendarDescription

calen-gener

descricao

CapacityUnit

grup-maquina

cod-unid-capac

CostCenterCode

grup-maquina

cc-codigo

Description

grup-maquina

descricao

HasAlternative

grup-maquina

log-controle-alt

IsSetup

grup-maquina

log-possui-prepar

IsReported

grup-maquina

log-pto-control

LoadQuantity

grup-maquina

qtd-carga-batch

MODReportType

grup-maquina

ind-reporte-mod

OperationOverlap

grup-maquina

log-overlap

ProcessorType

grup-maquina

ind-tip-ctrab

ProductionAreaCode

grup-maquina

cod-area-produc

ProductionAreaDescription

area-produc

des-area-produc

QualityControlReport

grup-maquina

ind-reporte-cq

ReportOperationTime

grup-maquina

log-reporte-tempo-operac

TimeTreatmentType

grup-maquina

ind-tempo-operac

Type

grup-maquina

tipo

UnitsPerHour

grup-maquina

nr-up-hora

UsesExtraHour

grup-maquina

log-utiliza-hext


Retorna Lista Mensagens

Transação Ordem de Produção: ProductionOrder_2_005.xsd

Identificador da Mensagem: ProductionOrder

Versão: 2_005

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona


ListaCampo XSDDescriçãoApenas SFCCampo ERPCampo PC-Factory
BusinessContentTypeAbbreviationProviderNameNome Cliente
ord-prod.nome-abrev
BusinessContentTypeAllocationTypeTipo Alocação
ord-prod.sit-aloc
BusinessContentTypeApprovedQuantityQuantidade Aprovadaxop-sfc.qtd-aprov-sfc
BusinessContentTypeAuxiliarItemCodeCódigo Item auxiliarxop-sfc.cod-item-aux-sfc
BusinessContentTypeBusinessUnitCodeUnidade de Negócio
ord-prod.cod-unid-negoc
BusinessContentTypeCustomerGroupCodeGrupo de Cliente
ord-prod.cod-gr-cli
BusinessContentTypeCustomerRequestCodeNr. do Pedido
ord-prod.nr-pedido
BusinessContentTypeDeliveryNumberNr. Entrega pedido
ord-prod.nr-entrega
BusinessContentTypeEndLaterDateTimeData/Hora Fim Atividadexop-sfc.dat-fmt
BusinessContentTypeEndOrderCPDateData/Hora Fim Atividadexop-sfc.dat-fim-op-cp
BusinessContentTypeEndOrderDateTimeData Fim Ordem Produção CPxop-sfc.dat-fim-opTBLInWOHD.DtPlanEnd
BusinessContentTypeEndOrderQuantitySegs Fim Ordem Produçãoxop-sfc.qtd-segs-fim-op
BusinessContentTypeFamilyCodeCódigo da Família
item.fm-codigo
BusinessContentTypeFamilyDescriptionDescrição da Família
familia.descricao
BusinessContentTypeGrossWeightPeso Bruto do item
item.peso-bruto
BusinessContentTypeIsItemCoproductCoprodutoxop-sfc.log-possui-coprodut
BusinessContentTypeIsStatusOrderReporte Fecha Ordem Produçãoxop-sfc.log-reporte-fecha-op
BusinessContentTypeItemCodeCódigo Item
ord-prod.it-codigoTBLInWOHD.ProductCode
BusinessContentTypeItemDescriptionDescrição do item
item.desc-item
BusinessContentTypeLaborCalculationTypeCálculo Custo Mão de Obra
ord-prod.calc-cs-mob
BusinessContentTypeLaborCostTypeCusteio Proporcional Mão de Obra
ord-prod.custeio-prop-mob
BusinessContentTypeLaborTypeReporta Mão de Obra
ord-prod.reporte-mob
BusinessContentTypeLastPertNumberÚltima sequência
ord-prod.nr-ult-seq
BusinessContentTypeLotCodeCódigo Lote
ord-prod.lote-serie
BusinessContentTypeMaterialCalculationTypeCálculo Custo Material
ord-prod.calc-cs-mat
BusinessContentTypeMaterialCostTypeCusteio Proporcional Material
ord-prod.custeio-prop-mat
BusinessContentTypeMaterialListCodeLista Componente
ord-prod.cod-lista-compon
BusinessContentTypeMaximumQuantityQuantidade Máximaxop-sfc.qtd-op-max
BusinessContentTypeMinimumLotQuantityLote Mínimo
oper-ord.lote-min
BusinessContentTypeMinimumQuantityQuantidade Mínimaxop-sfc.qtd-op-min
BusinessContentTypeNetWeightPeso Líquido
item.peso-liquido
BusinessContentTypeNumberNúmero Ordem Produção
ord-prod.nr-ord-produTBLInWOHD.Code
BusinessContentTypeOverheadCalculationTypeCálculo Custo Gastos Gerais de Fabricação: 1-proporcional, 2-total
ord-prod.calc-cs-ggf
BusinessContentTypeOverheadCostTypeCusteio Proporcional GGF: 1-proporcional quant da ordem, 2-proporcional quant inicial, 3-proporcional quant operação
ord-prod.custeio-prop-ggf
BusinessContentTypeOverheadTypeTipo GGF
ord-prod.reporte-ggf
BusinessContentTypePertRequestNumberSequência pedido
ord-prod.nr-sequencia
BusinessContentTypePlannerUserPlanejador
ord-prod.cd-planejad
BusinessContentTypePriorityPrioridade
ord-prod.prioridade
BusinessContentTypeProductionLineCodeLinha de Produção
ord-prod.nr-linha
BusinessContentTypeProductionLineDescriptionDescrição Linha de Produção
lin-prod.descricao
BusinessContentTypeQuantityQuantidadexop-sfc.qtd-opTBLInWOHD.TotalQty
BusinessContentTypeReferenceCodeReferência
ord-prod.cod-refer
BusinessContentTypeReleaseOrderDateData Liberação Ordem Produçãoxop-sfc.dat-liber-op
BusinessContentTypeReportOrderTypeTipo de Reporte
ord-prod.rep-prod
BusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportadaxop-sfc.qtd-reptda-sfc
BusinessContentTypeRequestOrderCodeCódigo Pedido Ordem Produçãoxop-sfc.cod-ped-op
BusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhadaxop-sfc.qtd-retrab-sfc
BusinessContentTypeScrapItemCodeQuantidade Retrabalhada
ord-prod.cod-item-refugo
BusinessContentTypeScrapItemValueRelação Refugo/Item
ord-prod.val-relac-refugo-item
BusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugada
op-sfc.qtd-refgda-sfc
BusinessContentTypeScriptCodeCódigo Roteiro
ord-prod.cod-roteiro
BusinessContentTypeSiteCodeFilial
ord-prod.cod-estabel
BusinessContentTypeStartEarlierDateTimeData/Hora Início Mais Cedoxop-sfc.dat-imc
BusinessContentTypeStartOrderCPDateData/Hora Início Atividadexop-sfc.dat-inic-op-cp
BusinessContentTypeStartOrderDateTimeData Início Ordem Produção CPxop-sfc.dat-inic-opTBLInWOHD.DtPlanStart
BusinessContentTypeStartOrderQuantitySegs Início Ordem Produçãoxop-sfc.qtd-segs-inic-op
BusinessContentTypeStartRealDateTimeData/Hora Início Programação
oper-ord.dt-inireal
BusinessContentTypeStatusOrderTypeEstado da ordem
ord-prod.estadoTBLInWOHD.Status
BusinessContentTypeStatusTypeEstado: 1-não iniciada, 2-liberada pcp, 3-iniciada, 4-suspensa, 5-finalizada
ord-prod.estado
BusinessContentTypeStockGroupCodeCódigo grupo estoque
item.ge-codigo
BusinessContentTypeStockGroupDescriptionDescrição grupo estoque
grup-estoque.descricao
BusinessContentTypeTimeReleaseQuantityTempo Pós Processoxop-sfc.qtd-segs-liber-op
BusinessContentTypeTypeTipo da Ordem
ord-prod.tipoTBLInWOHD.WoTypeCode
BusinessContentTypeUnitOfMeasureCodeUnidade Medida
ord-prod.unTBLInWoDet.Unit1Code
BusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo Depósito
ord-prod.cod-deposTBLInWOHD.AuxCode1
ListOfActivityOrdersActivityCodeCódigo Operação
quando na fase 1, usar o campo oper-ord.op-codigo; quando na fase 2 usar split-operac.num-operac-sfc;TBLInWoDet.WODetCode(ActivityCode + "." + Split)
ListOfActivityOrdersActivityControlCodeCódigo ponto controle
oper-ord.pto-controle
ListOfActivityOrdersActivityDescriptionDescrição Operação
oper-ord.descricaoTBLInWoDet.WODetName
ListOfActivityOrdersActivityIDID Operação
quando na fase 1 ou fase 2 com PCP, usar o campo oper-ord.num-id-operacao; quando na fase 2 com SFC usar split-operac.num-operac-sfc;
ListOfActivityOrdersSplitID Operação
quando na fase 1 ou fase 2 com PCP, usar o campo oper-ord.num-id-operacao. Obs.: apenas na integração com Protheus é que esta informação é diferente, pois indica desdobramento da operação.TBLInWoDet.WODetCode(ActivityCode + "." + Split)
ListOfActivityOrdersActivityItemValueRelação Operação/Item
oper-ord.val-operac-item
ListOfActivityOrdersActivityQuantityQuantidade Prevista
oper-ord.qtd-previs-operac
ListOfActivityOrdersActivityTypeTipo Operação(1-Reporta; 2-Não Reporta)
Quando o Tipo Reporte da Ordem for por Ponto de Controle, e <ActivityControlCode> não estiver marcado será carregado como 2. Para as outras situações, será sempre 1.
ListOfActivityOrdersAlternativeActivityCodeCódigo Operação Alternativa
oper-ord.op-altern
ListOfActivityOrdersApprovedQuantityQuantidade Aprovada
oper-ord.qtd-aprov-sfc
ListOfActivityOrdersEndLaterDateTimeData/Hora Fim Mais Tarde
oper-ord.dat-fmt-operac
ListOfActivityOrdersEndPlanDateTimeData/Hora Fim Programaçãoxsplit-operac.dat-progda-fim-operacTLBInWODet.EndPlanDateTime
ListOfActivityOrdersEndRealDateTimeData/Hora Fim Real
oper-ord.dt-fimreal
ListOfActivityOrdersIsActivityEndÚltima Operação
oper-ord.log-operac-finalTLBInWODet.ReportTrigger
ListOfActivityOrdersIsActivityStartPrimeira Operação
oper-ord.log-operac-inic
ListOfActivityOrdersIsLastReportReporte Fecha Operação
oper-ord.log-fecha-operac
ListOfActivityOrdersItemCodeCódigo Item
oper-ord.it-codigo
ListOfActivityOrdersItemDescriptionDescrição Item
item.desc-item
ListOfActivityOrdersLaborCodeCódigo Mão de Obra Direta
oper-ord.cd-mob-dir
ListOfActivityOrdersLoadQuantityCarga Batelada
oper-ord.qtd-carga-batch
ListOfActivityOrdersMachineCodeCódigo Máquina
oper-ord.gm-codigo
ListOfActivityOrdersMaterialItemValueRelação Item Operac/Item
oper-ord.val-compon-item
ListOfActivityOrdersMultipleLotQuantityLote Múltiplo
oper-ord.lote-multiplo
ListOfActivityOrdersOrderReferenceNumberNúmero Ordem Referência
oper-ord.nr-ord-refer
ListOfActivityOrdersPercentageOverlapValue% Overlap
oper-ord.fator-sobrep
ListOfActivityOrdersPercentageScrapValue% Refugo
oper-ord.refugo-op
ListOfActivityOrdersPercentageValueProporção
oper-ord.proporcao
ListOfActivityOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produção
oper-ord.nr-ord-produ
ListOfActivityOrdersProductionQuantityQuantidade a produzir na operação
oper-ord.qt-produzidaTLBInWODet.Qty
ListOfActivityOrdersReportQuantityQuantidade Reportada
oper-ord.qtd-reptda-sfc
ListOfActivityOrdersResourceQuantityQuantidade Recurso
oper-ord.numero-homem
ListOfActivityOrdersReworkQuantityQuantidade Retrabalhada
oper-ord.qtd-retrab-sfc
ListOfActivityOrdersScrapItemCodeCódigo Item Refugo
oper-ord.cod-item-refugo
ListOfActivityOrdersScrapItemValueRelação Refugo/Item
oper-ord.val-relac-refugo-item
ListOfActivityOrdersScrapQuantityQuantidade Refugada
oper-ord.qtd-refgda-sfc
ListOfActivityOrdersScriptCodeCódigo Roteiro
oper-ord.cod-roteiro
ListOfActivityOrdersStandardLotQuantityLote Padrão
oper-ord.lote-padrao
ListOfActivityOrdersStartEarlierDateTimeData/Hora Início Atividade
oper-ord.dat-imc-operac
ListOfActivityOrdersStartPlanDateTimeData/Hora Início Programaçãoxsplit-operac.dat-progda-inic-operac caso tenha informação, senão será usado o campo split-operac.dat-progda-inic-setupTLBInWODet.StartPlanDateTime
ListOfActivityOrdersStartPlanSetupDateTimeData/Hora Início Setup programadoxsplit-operac.dat-progda-inic-setup
ListOfActivityOrdersStatusTypeEstado da Operação
oper-ord.estado
ListOfActivityOrdersTimeMachineTempo Máquina
oper-ord.tempo-maquinTLBInWODet.StdSpeed
ListOfActivityOrdersTimePostprocessingTempo Pós Processo
oper-ord.qtd-tempo-pos-proces
ListOfActivityOrdersTimeResourceTempo Recurso (Tempo padrão para um lote)
oper-ord.tempo-homemTLBInWODet.StdSpeed
ListOfActivityOrdersTimeSetupTempo Preparação
oper-ord.tempo-preparTLBInWODet.SetUpTime
ListOfActivityOrdersTreatmentTimeTypeTipo Tratamento Tempo: 1-proporcional, 2-fixo, 3-por lote, 4-dep ferramenta
oper-ord.ind-tempo-operac
ListOfActivityOrdersUnitActivityCodeUnidade de medida
oper-ord.cod-un-operacTLBInWODet.Unit1Code
ListOfActivityOrdersUnitItemNumberUnidades
oper-ord.nr-unidadesTLBInWODet.StdSpeed
ListOfActivityOrdersUnitTimeTypeTipo Unidade Tempo
oper-ord.un-med-tempoTLBInWODet.StdSpeedFormat
ListOfActivityOrdersUsedCapacityCapacidade Utilizada
oper-ord.qtd-capac-operac
ListOfActivityOrdersWorkCenterCodeCentro de Trabalho
oper-ord.gm-codigoTLBInWODet.ManagerGrpCode
ListOfActivityOrdersWorkCenterDescriptionDescrição Centro de Trabalho
grup-maquina.descricao
ListOfActivityOrdersTimeMODMesma informação de TimeResource


ListOfActivityOrdersTimeIndMES1 = Tempo Máquina; 2 = Tempo mão de obra; 3 = Escolha pelo MES. No Datasul, quando trabalha apenas com PCP o campo deve ser gerado como '3'.


ListOfActivityOrderToolsToolCodeCódigo Ferramenta
oper-ord.cod-ferram
ListOfAllocatedMaterialActivityCodeCódigo Operação
aloca-reserva.op-codigoTBLInMovMat.WoDetCode
ListOfAllocatedMaterialAllocationTypeComo esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto
Ex.: Caso já tenha sido alocado 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas. 
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.

3TBLInMovMat.AllocationType
ListOfAllocatedMaterialAllocationQuantityQuantidade Alocada (Quantidade no ERP, deverá verificar se o tipo é AllocationType 1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto).
aloca-reserva.quant-aloc quando não usa controle de potência, senão usa aloca-reserva.qt-aloc-loteTBLInMovMat.Qty
ListOfAllocatedMaterialLocationCodeLocalização/Endereço
aloca-reserva.cod-localizTBLInMovMat.AddressCode
ListOfAllocatedMaterialLotCodeCódigo Lote
aloca-reserva.lote-serieTBLInMovMat.LotCode
ListOfAllocatedMaterialLotDueDateValidade Lote
lote.dt-validadeTBLInMovMat.LotDtValidity
ListOfAllocatedMaterialScriptCodeCódigo Roteiro
aloca-reserva.cod-roteiro
ListOfAllocatedMaterialWarehouseCodeCódigo armazém
aloca-reserva.cod-deposTBLInMovMat.WarehouseCode
ListOfMaterialOrdersActivityCodeCódigo Atividade
reservas.op-codigoTBLInBillMat.WODetCode
ListOfMaterialOrdersFatherItemCodeCódigo Item Pai
reservas.item-pai
ListOfMaterialOrdersFatherItemDescriptionDescrição Item Pai
item.desc-item
ListOfMaterialOrdersLocationCodeLocalização/Endereço
reservas.cod-localiz
ListOfMaterialOrdersLotCodeCódigo Lote
reservas.lote-serie
ListOfMaterialOrdersMaterialCodeCódigo item reserva
reservas.it-codigoTBLInBillMat.ProductCode
ListOfMaterialOrdersMaterialDateData Reserva
reservas.dt-reserva
ListOfMaterialOrdersMaterialDescriptionDescrição item reserva
item.desc-item
ListOfMaterialOrdersMaterialIDID Reserva
iMaterialCount
ListOfMaterialOrdersMaterialListCodeCódigo Lista Componente
reservas.cod-lista-compon
ListOfMaterialOrdersMaterialQuantityQuantidade Reserva
reservas.quant-origTBLInBillMat.TotalQty
ListOfMaterialOrdersOrderReferenceNumberNúmero Ordem Referência
reservas.nr-ord-refer
ListOfMaterialOrdersProductionOrderNumberNúmero ordem produção
reservas.nr-ord-produTBLInBillMat.Wocode
ListOfMaterialOrdersReferenceCodeCódigo referência
reservas.cod-refer
ListOfMaterialOrdersReportQuantityQuantidade Atendida
reservas.quant-atend
ListOfMaterialOrdersRequestTypeIdentifica se a requisição pode ser feita separadamente do reporte da produção, quando enviado: 
Datasul - identifica o tipo de linha de produção utilizado (1- Processo, 2 - Serviço)
Protheus - identifica o tipo de apropriação do componente (1-Direta, 2-Indireta).

lin-prod.sum-requisTBLInBillMat.Comments
ListOfMaterialOrdersScriptCodeCódigo Roteiro
reservas.cod-roteiro
ListOfMaterialOrdersStatusTypeEstado
reservas.estado
ListOfMaterialOrdersUnitOfMeasureCodeUnidade Medida
reservas.un
ListOfMaterialOrdersWarehouseCodeCódigo armazém
reservas.cod-deposTBLInBillMat.ExtCode
ListOfPertOrdersActivityCodeCódigo operação
pert-ordem.op-codigo
ListOfPertOrdersItemCodeCódigo Item
pert-ordem.it-codigo
ListOfPertOrdersNextActivityIDID Operação Sucessora
pert-ordem.num-operac-suces
ListOfPertOrdersPercentageOverlapValue% Overlap
pert-ordem.overlap
ListOfPertOrdersPreviousActivityCodeCódigo Operação Predecessora
pert-ordem.op-predec
ListOfPertOrdersPreviousActivityIDID Operação Predecessora
pert-ordem.num-operac-predec
ListOfPertOrdersPreviousItemCodeCódigo Item predecessor
pert-ordem.it-predec
ListOfPertOrdersPreviousScriptCodeRoteiro predecessor
pert-ordem.rot-predec
ListOfPertOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produção
pert-ordem.nr-ord-produ
ListOfPertOrdersScriptCodeCódigo Roteiro
pert-ordem.cod-roteiro
ListOfPertOrdersTimeTransportTempo Transporte
pert-ordem.transporte
ListOfQuotaActivityActivityIDCódigo Operação SFCxsplit-operac.num-operac-sfc
ListOfQuotaActivityQuotaActivityIDNr. do splitxsplit-operac.num-split-operacActivityCode+TBLInWODet.WODetCode


Retorna Lista Mensagens


Transação 03 – Localização/Endereço

Cada criação de localização no ERP, gerará mensagem para integração. Alterações e eliminação não serão tratadas.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
AddressInternalIdInternalId da chave completa de empresa do produtocod-estabel, cod-depos, cod-localiz
AddressStorckDescriptionDescrição do Endereçolocalizacao.descricaoTBLInAddress.ExtCode
BranchIdCódigo da Filiallocalizacao.cod-estabel
CompanyIdCódigo da EmpresaNA
LocationCodeCódigo do Endereço (Localização de Estoque)localizacao.cod-localizTBLInAddress.Code
WarehouseCodeCódigo Armazém(Depósito)localizacao.cod-deposTBLInAddress.WarehouseCode


Retorna Lista Mensagens

Transação 04 – Centro de Trabalho – Machine

Importante observar os campos IsSetup (Possui Preparação) e LaborType (Reporta MOD), pois no apontamento da produção o primeiro exigirá informar o tempo da preparação e Ferramenta (caso parametrizado) e no segundo exigirá Operador ou Equipe, caso assim parametrizado (1=Não Reporta;2=Operador;3=Equipe).
Soluções:
Preparação - No ERP não exigir preparação, ou a mensagem recebida deve enviar os tempos de preparação junto com o apontamento(ProductionAppointment)
Reporta MOD (Datasul) – No ERP não existir lista de especialidade ligada a máquina (SF0104), assim, qualquer operador ligado a mesma área de produção pode ser informado na mensagem de apontamento.
Reporta MOD (Protheus) – No ERP não existir lista de recurso ligada a máquina, somente os recursos da lista poderão ser informados. Assim a mensagem de apontamento terá que informá-lo.


Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CodeCódigo Máquinactrab.cod-ctrabTBLInResource.code
DescriptionDescrição Máquinactrab.des-ctrabTBLInResource.Name + TBLInResource.Nickname
WorkCenterCodeCódigo Centro Trabalhoctrab.gm-codigoTBLInResource.ManagerGrpCode
WorkCenterDescriptionDescrição Centro Trabalhogrup-maquina.descriçãoTBLInResource.WorkCenterDescription
ProcessorTypeTipo Processamentoctrab.ind-tip-ctrab
LaborTypeTipo MODctrab.ind-reporte-mod
OperatorMachineQuantityQuantidade Operador Máquinactrab.num-operador-ctrab
SimultaneousActivityQuantityQuantidade Operações Simultâneasctrab.num-operac-simult
IsSetupPossui Preparaçãoctrab.log-possui-prepar
IsControlPertConsidera Evento Anteriorctrab.log-consid-event-ant
IsReportEventReporta Contadorctrab.log-reporte-contador


Retorna Lista Mensagens

Transação 05 – Motivo de Parada

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CodeCódigo Motivo Paradamotiv-parada.cod-paradaTBLOutResourceStatus.Code
DescriptionDescrição Paradamotiv-parada.des-paradaTBLOutResourceStatus.Name
IsEfficiencyAltera Eficiênciamotiv-parada.log-alter-eficien
IsEmailEquipmentE-mail Planejadormotiv-parada.log-mail-plandor
IsServiceRequestEmite Solicitação Serviçomotiv-parada.log-emite-ss
IsSetupParada Setupmotiv-parada.parada-setupTBLOutResourceStatus.FlgSetup


Retorna Lista Mensagens

Transação 06 – Motivo de Refugo


Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CodeCódigo Refugomotiv-refugo.cod-motiv-refugoTBLOutScrap.Code
DescriptionDescrição Refugomotiv-refugo.des-motiv-refugoTBLOutScrap.Name
IsReworkRetrabalhomotiv-refugo.log-retrabalho
IsScrapMaterialRefugo Materialmotiv-refugo.log-material


Retorna Lista Mensagens


Transação 08 e 09 – Ordem de Produção

Mensagem será disparada para criação:
Sem SFC implantado na criação da OP. (Transação 08)
Com SFC implantado somente na liberação da OP (Transação 09)

Mensagem será disparada na alteração:
Do split (alocação de split, divisão, etc) (Transação 09)
Da OP (cabeçalho, reservas, operações, etc) (Transação 08 e 09)
Alocação de reserva da ordem (tanto manual, quanto automática) – OBS: somente previsto na etapa 3

Nota:

Ordens com tipo de Reporte por Item não serão integradas, logo não terão mensagens para reporte.
Informar o tipo da linha de produção na ordem (Processo ou Serviço), para que o TOTVS-MES saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

Transação 14 – Estrutura de Produto
Quando o item estiver relacionado a uma ou mais listas de componentes, não será integrada a estrutura.
Logo apenas os componentes ligados aos itens serão integrados.

Nota:

O PC-Factory não trata referência, no entanto as referências serão levadas na lista da estrutura, e o PC-Factory irá usá-las juntamente ao código do item (ItemCode+ListOfReferenceCombination.ItemReference e ItemComponentCode+ListOfReferenceCombination.ComponentReference).
Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
ItemCode

Código do Item Pai

estrutura.it-codigoTBLInWOHD.ProductCode
TBLInWOHD.WOCode
ItemAmountQuantidade do Item Paiestrutura.qtd-itemTBLInWOHD.TotalQTY
ItemSequenceSequência de montagem do componenteestrutura.sequenciaTBLInBillMat.BillMatExtCode
ItemComponentCodeCódigo do Item Componenteestrutura.es-codigoTBLInBillMat.ProductCode
InitialDateData em que o componente passa a ser válido na estruturaestrutura.data-inicioTBLInWOHD.DtPlanStart
FinalDateData em que o componente deixa de ser válido na estruturaestrutura.data-terminoTBLInWOHD.DtPlanEnd
IsGhostMaterialIndica se a relação item x componente é fantasma ou nãoestrutura.fantasma
ItemComponentAmountQuantidade do Item Componenteestrutura.qtd-compon
ItemComponentProportionIndica a proporção de uso de um componenteestrutura.proporcao
LossFactorFator de perda do componente em relação a quantidade usadaestrutura.fator-perda
ScriptCodeCódigo Roteiro - Este campo não precisa ser enviado nunca, pois não será integrado roteiro de operação. Deve apenas validar que o campo estrutura.cod-roteiro não tenha informação, pois caso tenha informação, não será enviado também o campo abaixo "ActivityCode".estrutura.cod-roteiroTBLInWOHD.ExtCode
ActivityCodeCódigo Operaçãoestrutura.op-codigoTBLInWodet.Code
ListOfReferenceCombination.ItemReferenceReferência do Item Pai (não obrigatório)ref-estrut.cod-ref-it
ListOfReferenceCombination.ComponentReferenceReferência do Componente (não obrigatório)ref-estrut.cod-ref-es


Retorna Lista Mensagens

Transação 15 – Roteiro Operações
Quando o item estiver relacionado a um ou mais roteiros de fabricação, não será integrada a operação.
Logo apenas as operações ligadas aos itens serão integradas.
Será integrado também a Rede-Pert das Operações.

Nota:

Lembrando que a responsabilidade do uso destas informações é do TOTVS MES, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alterados alguma informação destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.
Campo XSDDescriçãoCampo ERP Campo PC-Factory
ItemCodeCódigo Itemoperacao.it-codigoTBLInWOHD.ProductCode
TBLInWOHD.WOCode
ItemDescriptionDescrição Itemitem.desc-item
ScriptCodeCódigo Roteiro - Este campo não precisa ser enviado nunca, pois não será integrado roteiro de operação.operacao.cod-roteiro
ScriptDescriptionDescrição Roteirorot-fabric.descricao
ListOfActivity


ActivityCodeCódigo Operaçãooperacao.op-codigoTBLInWodet.Code
ActivityDescriptionDescrição Operaçãooperacao.descricaoTBLInWodet.Name
MachineCodeCódigo Máquina
TBLInWodet.Resource
WorkCenterCodeCódigo Centro de Trabalhooperacao.gm-codigoTBLInWodet.ManagerGrpCode
ActivityTypeTipo Operaçãooperacao.tipo-oper
InitialDateData Iníciooperacao.data-inicioTBLInWodet.DtPlanStart
FinalDateData Fimoperacao.data-terminoTBLInWodet.DtPlanEnd
PercentageScrapValue% Refugooperacao.refugo-op
PercentageValueProporçãooperacao.proporcao
UnitItemNumberUnidadesoperacao.nr-unidades
TimeResourceTempo Recursooperacao.tempo-homemTBLInWodet. StdSpeed
TimeMachineTempo Máquinaoperacao.tempo-maquinTBLInWodet. StdSpeed
TimeSetupTempo Preparaçãooperacao.tempo-preparTBLInWodet. SetUpTime
UnitTimeTypeTipo Unidade Tempooperacao.un-med-tempoTBLInWodet. StdSpeedFormat
ResourceQuantityQuantidade Recursooperacao.numero-homem
UnitActivityCodeCódigo Unidade Operaçãooperacao.cod-un-operac
ActivityItemValueRelação Operação/Itemoperacao.val-operac-item
 ListOfPertOrders


NextActivityIDID Operação Sucessorarede-pert.num-id-operacao-sucess
ActivityCodeCódigo Operaçãorede-pert.op-codigo
PreviousActivityIDID Operação Predecessorarede-pert.num-id-operacao-predec
PreviousActivityCodeCódigo Operação Predecessorarede-pert.op-predeces
TimeTransportTempo Transporterede-pert.transporte
PercentageOverlapValue% Overlaprede-pert.overlap
OverlapQuantityQuantidade Overlaprede-pert.qtd-overlap


Retorna Lista Mensagens

Transação 16 – Ferramenta
As ferramentas que podem ser utilizadas durante a produção.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CodeCódigo Recursoferr-prod.cod-ferr-prodTBLTooling.Code
TypeTipo Recurso2
NameNome Recursoferr-prod.des-ferr-prodTBLTooling.Name
UnitCycleQuantityUnidades Cicloferr-prod.un-ciclo
ToolCodeCódigo Item Ferramentaferr-prod.it-codigo
ToolDescriptionDescrição Item Ferramentaitem.desc-item
StartExpirationDateNão usado no Datasul, mas PPI precisaData AtualTBLTooling.Period
EndExpirationDateNão usado no Datasul, mas PPI precisaData AtualTBLTooling.Period


Retorna Lista Mensagens


Transação 17 – Operador

Operadores que possam fazer parte de uma produção.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CodeCódigo Recursooperador.cod-operador
TypeTipo Recurso1
NameNome Recursooperador.nom-operador
ProductionAreaCodeCódigo Área Produçãooperador.cod-area-produc
ProductionAreaDescriptionDescrição Área Produçãoarea-produc.des-area-produc
ProductionShiftNumberNúmero Turnooperador.num-turno
LaborCodeCódigo Mão de Obra Diretaoperador.cd-mob-dir
StartExpirationDateData Início Validadeoperador.dat-inic-valid
EndExpirationDateData Fim Validadeoperador.dat-fim-valid


Retorna Lista Mensagens


Processos

  1. Saldos

  2. Movimentos

  3. Apontamento

1.Saldos

Transação 01 – Solicitação de Saldo Item

Solicitação de Saldo Item, poderá ser realizada informando apenas o Item, o Item e Depósito, ou completo por Item Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização, porém o retorno será sempre no nível mais baixo de estoque(completo Item / Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização), ou seja, não apresentará quantidades sumarizadas, por item ou por item/depósito e sim uma lista de saldos.

Nota:

O PC-Factory não trata referência, logo quando recebe a lista de saldos deverá somar as quantidades do item que tiver mais de uma referência.

Retorna Lista Mensagens

Transação 18 – Envio de Lote Item

Somente na criação de um novo lote é que poderá ser gerada a mensagem para integração. As regras para seleção de quais saldos serão integrados estão parametrizadas no CP0106B (Parâmetros de Integração).
Neste caso, somente itens controlados por lote é que poderão ser integradas.
No Datasul, não será possível enviar quantidades, pois o XML é gerado antes do término de transações que efetivam na base de dados.

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
CompanyId
NA
BranchIdCódigo Filialsaldo-estoq.cod-estabel
ItemCodeCódigo Itemsaldo-estoq.it-codigoTBLInMovMat.ProductCode
ItemDescriptionDescrição Itemitem.descricao
ReferenceCodeCódigo Referênciasaldo-estoq.cod-refer
WarehouseCodeCódigo Depósitosaldo-estoq.cod-deposTBLInMovMat.WarehouseCode
LotCodeCódigo Lotesaldo-estoq.loteTBLInMovMat.LotCode
SubLotCodeSub-loteNA
NumberSeriesNúmero de SérieNA
AddressCodeLocalização/Endereçosaldo-estoq.cod-localizTBLInMovMat.AddressCode
LotDueDateValidade do Lotesaldo-estoq.dt-vali-loteTBLInMovMat.LotDtValidity
CurrentStockAmountSaldo AtualNA
QuantityUpdatedQuantidade AtualizadaNATBLInMovMat.Qty
InputOutputEntrada(Verdadeiro) ou Saída(Falso)NATBLInMovMat.Classification
BookedStockAmountQuantidade Reservada(Alocada ProduçãoNA
AvailableStockAmountQuantidade DisponívelNA


Retorna Lista Mensagens

2. Movimentos

Transação 02 – Transferência de Depósito

O ERP recebe uma solicitação de transferência, e de uma única mensagem serão gerados dois movimentos (saída e entrada).

Nota:

O PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração.
ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
BusinessContentTypeBranchIdCódigo da Filialtt-movto.cod-estabel
BusinessContentTypeCompanyIdCódigo da empresaNA
BusinessContentTypeCompanyInternalIdInternalId da chave completa da empresaNA
BusinessContentTypeInternalIdInternalId da transferênciaNA
BusinessContentTypeNumberNúmero da Movimentaçãott-movto.nro-docto
BusinessContentTypeRegisterDateTimeData de Emissão da solicitaçãott-movto.dt-trans
ListOfTransferWarehouseItemAddressFromEndereço Origemtt-movto.cod-localiz quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.Address1Code
ListOfTransferWarehouseItemAddressToEndereço Destinott-movto.cod-localiz quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLOutInteg.Address2Code
ListOfTransferWarehouseItemEmissionDateData de Emissãott-movto.dt-transTBLOutInteg.DtTimeStamp
ListOfTransferWarehouseItemInternalIdInternalId da transferênciaNA
ListOfTransferWarehouseItemItemCodeFromItem/Produto Origemtt-movto.it-codigo quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.ProductCode
ListOfTransferWarehouseItemItemCodeToItem/Produto Destinott-movto.it-codigo quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.ProductCode
ListOfTransferWarehouseItemLotExpirationDateFromData de validade do Lotett-movto.dt-vali-lote quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLLot.DtDue
ListOfTransferWarehouseItemLotExpirationDateToData de validade do Lotett-movto.dt-vali-lote quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLLot.DtDue
ListOfTransferWarehouseItemLotNumberFromNúmero do Lote de Origemtt-movto.lote quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.LotCode
ListOfTransferWarehouseItemLotNumberToNúmero do Lote de Destinott-movto.lote quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.LotCode
ListOfTransferWarehouseItemNumberSeriesNúmero de sériett-movto.serie-docto
ListOfTransferWarehouseItemQuantityQuantidadett-movto.quantidadeTBLOutInteg.Qty
ListOfTransferWarehouseItemReferenceCodeFromReferência Origemtt-movto.cod-refer quando tt-movto.tipo-trans = 2
ListOfTransferWarehouseItemReferenceCodeToReferência Destinott-movto.cod-refer quando tt-movto.tipo-trans = 1
ListOfTransferWarehouseItemSubLotNumberNúmero do SubLoteNA
ListOfTransferWarehouseItemUnitOfMeasureFromUnidade de Medida Origemtt-movto.un quando tt-movto.tipo-trans = 2
ListOfTransferWarehouseItemUnitOfMeasureToUnidade de Medida Destinott-movto.un quando tt-movto.tipo-trans = 1
ListOfTransferWarehouseItemWarehouseCodeFromCódigo do Armazém de Origemtt-movto.cod-depos quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.WarehouseCode
ListOfTransferWarehouseItemWarehouseCodeToCódigo do Armazém Destinott-movto.cod-depos quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.WarehouseCode


Retorna Lista Mensagens

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção

Mensagem será disparada na alteração:
Alocação de reserva da ordem (tanto manual, quanto automática).
Como esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto (por padrão o Datasul sempre enviará 3-Absoluto).

Exemplo: Caso já tenham sido alocadas 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas.
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.


Transação 11 – Requisição Componente (MovementsInternal_1_001.xsd)

Identificador da Mensagem: MovementsInternal
Versão: 1_001
Módulo Datasul: Produção
Tipo de Envio: Síncrona


Observar o tipo da linha de produção na ordem (Processo ou Serviço).

Esta mensagem somente será aceita para OPs com linha de Serviço.

Lembrando que este movimento somente é feito para a Ordem de Produção informada, podendo ocorrer a produção antes ou após as requisições.

Nota:

O PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.
Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
ActivityCodeCódigo OperaçãottReqOrd.op-codigoTBLOutInteg.WODetCode
AddressEndereçottReqOrd.cod-localizTBLOutInteg.Address1Code
EmissionDateData de EmissãottReqOrd.dt-saidaTBLOutInteg.DtTimeStamp
FamilyCodeFamíliaNA
FatherItemCodeCódigo Item PaittReqOrd.item-pai
InputOrOutputMovimento de Entrada ou SaídattReqOrd.tipo-trans = S Requisita, E DevolveTBLOutInteg.MovTypeCode
ItemCodeItem/ProdutottReqOrd.it-codigoTBLOutInteg.ProductCode
LotExpirationDateData Validade do LotettReqOrd.dt-vali-loteTBLLot.DTDUE
LotNumberLotettReqOrd.lote-serieTBLOutInteg.LotCode
NumberSeriesNúmero de sérieNATBLOutInteg.LotCode
ProductionOrderNumberNr. Ordem ProduçãottReqOrd.nr-ord-produTBLOutInteg.WOCode
QuantityQuantidadeCaso utilize Controle de Potência e o Item for de Controle de Potência 
Então atualiza campo ttReqOrd.qtd-requisitd-lote
Senão atualiza campo ttReqOrd.qt-requis
TBLOutInteg.Qty
ReferenceCodeCódigo ReferênciattReqOrd.cod-refer
ScriptCodeCódigo RoteirottReqOrd.cod-roteiro
SubLotNumberSub-loteNA
TypeMovementCodeCódigo do Tipo de Movimento internoNA
UnitOfMeasureCodeUnidade de MedidaNA
WarehouseCodeCódigo do ArmazémttReqOrd.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCode

 

Retorna Lista Mensagens

3. Apontamento

Transação 10 – Reporte de Parada (StopReport_1_001.xsd)


Identificador da Mensagem: StopReport
Versão: 1_001
Módulo Datasul: Chão de Fábrica
Tipo de Envio: Síncrona

O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup
Quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Para eliminar um reporte de parada utilizar o campo <ReversedReport> como true.

 

ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
BusinessContentTypeEndDateTimeData/Hora Fimtt-import-rep-parada.dat-fim-parada E tt-import-rep-parada.hr-fim-paradaTBLOutRSEv.ShiftDtEnd
BusinessContentTypeGeneralStopCodeCódigo Parada GeralNA 
BusinessContentTypeIntegrationReportReporte IntegraçãoNA
BusinessContentTypeMachineCodeCódigo Máquinatt-import-rep-parada.cod-ctrabTBLOutRSEv.ResourceCode
BusinessContentTypeMachineDescriptionDescrição MáquinaNA 
BusinessContentTypeOperatorCodeCódigo Operadortt-import-rep-parada.cod-operadorTBLOutRSEv.UserCodeStart
BusinessContentTypeOperatorNameNome OperadorNA 
BusinessContentTypeProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA 
BusinessContentTypeProductionShiftDescriptionDescrição TurnoNA
BusinessContentTypeProductionShiftNumberNúmero TurnoNA 
BusinessContentTypeProductionTeamCodeCódigo Equipett-import-rep-parada.cod-equipe
BusinessContentTypeProductionTeamNameNome EquipeNA 
BusinessContentTypeReportDateTimeData/Hora ReporteNA TBLOutRSEv.DtTimeStamp
BusinessContentTypeReportSequenceSequência ReporteNA TBLOutRSEv.IDOutRSEv
BusinessContentTypeReversedReportReporte Estornado (True ou False)Indica que deve ser estornado um reporte já realizado
BusinessContentTypeStartDateTimeData/Hora Iníciott-import-rep-parada.dat-inic-parada E tt-import-rep-parada.hr-inic-paradaTBLOutRSEv.ShiftDtStart
BusinessContentTypeStopReasonCodeCódigo Motivo Paradatt-import-rep-parada.cod-paradaTBLOutRSEv.ResourceStatusCode
BusinessContentTypeStopReasonDescriptionDescrição Motivo ParadaNA 
BusinessContentTypeStopTypeTipo Parada(1=Programada;2=Não Programada)2
BusinessContentTypeToolCodeCódigo FerramentaNA 
BusinessContentTypeToolDescriptionDescrição FerramentaNA 
ListOfDirectLaborsEndDateTimeData/Hora FimNA 
ListOfDirectLaborsOperatorCodeCódigo OperadorNA
ListOfDirectLaborsProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA 
ListOfDirectLaborsProductionShiftNumberNúmero TurnoNA 
ListOfDirectLaborsStartDateTimeData/Hora InícioNA 
ListOfDirectLaborsStopReasonCodeCódigo Motivo ParadaNA 

 

Retorna Lista Mensagens


Transação 12 – Reporte de Produção PCP (ProductionAppointment_2_001.xsd)

Identificador da Mensagem: ProductionAppointment

Versão: 2_001

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona 


O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação, também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação (conforme a FASE 1 da integração).
Agora poderá também ser informado o consumo real (requisição componentes) juntamente a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição (quando a linha for de processo).
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.


Nota:

O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.

O PC-Factory envia a hora de início e término com segundos, o Datasul deverá ignorar os segundos.

O PC-Factory não trata referência, logo, é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.



Transação 13 – Reporte de Produção SFC (ProductionAppointment_2_001.xsd)
O ERP com o SFC pode reportar por Ordem, por Operação e por Ponto de Controle.
Quando apontado por Ordem, pode enviar apenas a última operação (desde que parametrizado no SFC), é similar ao apontamento do PCP.
Já nos outros tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão.
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.

Nota:

O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.
Os apontamentos de MOB e GGF, devem ser indicados na mensagem, do contrário, não serão feitos pelo padrão.

O PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.



ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-Factory
BusinessContentTypeActivityCodeOperaçãosplit-operac.num-operac-sfcTBLOutInteg.WODetCode
BusinessContentTypeActivityIDID Operaçãosplit-operac.num-operac-sfc
BusinessContentTypeApprovedQuantityQuantidade Aprovadarep-prod.qt-apr-cond ou rep-oper-ctrab.qtd-operac-aprovTBLOutInteg.Qty
BusinessContentTypeCloseOperationEncerra Operaçãott-param-reporte.l-msg-finaliza-split-operac
BusinessContentTypeDocumentCodeDocumentorep-prod.nro-doctoTBLOutInteg.DocNumber
BusinessContentTypeDocumentSeriesSérie Documentorep-prod.serie-docto
BusinessContentTypeEndReportDateTimeData/Hora Fim Reporterep-oper-ctrab.dat-fim-reporte + rep-oper-ctrab.qtd-segs-fim-reporteTBLMSGERP.End
BusinessContentTypeEndSetupDateTimeData/Hora Fim Preparação

BusinessContentTypeIntegrationReportRegistro a ser estornadoCaso informado este campo ele será utilizado para posicionar rep-oper-ctrab.num-seq-rep = ReversedReport e rep-oper-ctrab.nr-ord-produ = ProductionOrderNumberTBLOutInteg.TransacType
BusinessContentTypeItemCodeProdutosplit-operac.it-codigoTBLOutInteg.ProductCode
BusinessContentTypeLocationCodeLocalizaçãorep-prod.cod-localizTBLOutInteg.Address1Code
BusinessContentTypeLotCodeLote/Sérierep-prod.lote-serieTBLOutInteg.LotCode
BusinessContentTypeLotDueDateData Validade Loterep-prod.dt-vali-loteTBLLot.DtValidity
BusinessContentTypeMachineCodeMáquinarep-oper-ctrab.cod-ctrabTBLOutInteg.ResourceCode
BusinessContentTypeOpTimeIntTempo Operação

BusinessContentTypeOutflowLocationCodeLocalização Saídarep-prod.cod-local-sai
BusinessContentTypeOutflowWarehouseCodeDepósito Saídarep-prod.cod-depos-sai
BusinessContentTypeProductionOrderNumberOrdem de Produçãorep-prod.nr-ord-prodTBLOutInteg.WOCode
BusinessContentTypeProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA
BusinessContentTypeProductionShiftNumberNúmero TurnoNATBLOutInteg.Shift
BusinessContentTypeReportDateTimeData/Hora Reporterep-prod.dataTBLOutInteg.DtEv
BusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportadarep-prod.qt-reporte
BusinessContentTypeReversalDateData do estorno
TBLOutInteg.DTEv
BusinessContentTypeReversedReportEstorno do ApontamentoSe for "true", então tem que observar campo IntegrationReport
BusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhadarep-oper-ctrab.qtd-operac-retrab
BusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugadarep-prod.qt-refugo ou rep-oper-ctrab.qtd-operac-refgdaTBLOutInteg.Qty
BusinessContentTypeSetupCodeCódigo Preparação

BusinessContentTypeSplitSplitsplit-operac.num-split-operacTBLOutInteg.WODetCode
BusinessContentTypeStartReportDateTimeData/Hora Início Reporterep-oper-ctrab.dat-inic-reporte + rep-oper-ctrab.qtd-segs-inic-reporteTBLMSGERP.Start
BusinessContentTypeStartSetupDateTimeData/Hora Início Preparação

BusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo Depósitorep-prod.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCode
ListOfReportToolActivitiesGGFTimeDecTempo Gastos Gerais de Fabricaçãott-apont-mob.tempo
ListOfReportToolActivitiesGGFTimeIntTempo Gastos Gerais de Fabricaçãott-apont-mob.minutos-report
ListOfReportToolActivitiesToolCodeCódigo Ferramentacod-ferr-prod
ListOfReportToolActivitiesWorkCenterCodeCentro Trabalhott-apont-mob.gm-codigo
ListOfReportToolActivitiesWorkCenterDescriptionDescrição CTNA
ListOfReportToolActivities

tt-apont-mob.tipo-movto = 2 (GGF)
ListOfResourceAppointmentsEndDateTimeData/Hora FimSe informado EndDateTime então tt-apont-mob.hora-fim = HH; tt-apont-mob.min-fim = MM; tt-apont-mob.minutos-report =  EndDateTime - StartDateTimeTBLMSGERP.End
ListOfResourceAppointmentsExtraTimeTempo ExtraNA
ListOfResourceAppointmentsMOBTimeTempo Mão de Obra DiretaNA
ListOfResourceAppointmentsOperatorCodeCódigo Operador

tt-apont-mob.cd-mob-dir = π operador.cd-mob-dir  (? operador.cod-operador = OperatorCode (operador)).

Caso não informado o código do Operador, será usado o mesmo código de mão de obra da operação da ordem (LaborCode)

TBLOutInteg.UserCode
ListOfResourceAppointmentsProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA
ListOfResourceAppointmentsProductionShiftNumberNúmero TurnoNATBLOutInteg.Shift
ListOfResourceAppointmentsStartDateTimeData/Hora InícioSe informado StartDateTime então tt-apont-mob.tipo-relogio =  1; tt-apont-mob.hora-ini = HH; tt-apont-mob.min-ini = MM; tt-apont-mob.minutos-report =  EndDateTime - StartDateTimeTBLMSGERP.Start
ListOfResourceAppointmentsUtilTimeTempo ÚtilNA
ListOfResourceAppointments

tt-apont-mob.tipo-movto = 1 (MOB)
ListOfSupplyOrdersActivityCodeCódigo Operaçãott-reservas.op-codigo (no campo da msg vem o ActivityID e precisa buscar no oper-ord.op-codigo)TBLOutInteg.WODetCode
ListOfSupplyOrdersLocationCodeLocalizaçãott-res-neg.cod-localizTBLOutInteg.Address1Code
ListOfSupplyOrdersLotCodeLote/Sériett-res-neg.lote-serieTBLOutInteg.LotCode
ListOfSupplyOrdersMaterialCodeCódigo Item Reservatt-res-neg.it-codigoTBLOutInteg.ProductCode
ListOfSupplyOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produçãott-res-neg.nr-ord-produTBLOutInteg.WOCode
ListOfSupplyOrdersScriptCodeRoteiroNA
ListOfSupplyOrdersUsedQuantityQuantidade Utilizadatt-res-neg.quantidadeTBLOutInteg.Qty
ListOfSupplyOrdersWarehouseCodeCódigo Depósitott-res-neg.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCode
ListOfWasteAppointmentsReworkQuantityQuantidade Retrabalhadatt-ret.qtd-operac-retrab
ListOfWasteAppointmentsScrapQuantityQuantidade Refugadatt-ref.qtd-operac-refgdaTBLOutInteg.Qty
ListOfWasteAppointmentsWasteCodeCódigo Refugott-ref.cod-motiv-refugoTBLOutInteg.ScrapCode
ListOfWasteAppointmentsWasteDescriptionDescrição Refugo

ListOfWasteAppointmentsScrapProductCódigo Produto RefugadoCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsWarehouseCodeDepósito ProdutoCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsAddressCodeEndereço OrigemCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsNumberSeriesNúmero de série origemCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointments
ScrapProductTo
Código produto refugado destino

Este campo indica que deve ser criada uma OP de reaproveitamento e que a quantidade refugada (ScrapQuantity) não gerará movimento de refugo(REF) no Datasul.

DMCP0076 - Reaproveitamento Interna Troca Código - Integração TOTVS MES


ListOfWasteAppointmentsWarehouseCodeToDepósito DestinoCaso preenchido, senão é utilizado o depósito do acabado no apontamento
ListOfWasteAppointmentsAddressCodeToEndereço DestinoCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsNumberSeriesToNúmero de série destinoCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsReportSequenceSequência ReporteCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsLoteCodeNúmero LoteCaso seja preenchido, e o item informado em ScrapProductTo use o conceito de lote, será usado para o apontamento da produção.
ListOfWasteAppointmentsSubLotCodeSubloteCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfWasteAppointmentsLotDueDateDatas validade loteCaso o lote seja novo, então, o campo LotDueDate será também aproveitado
ListOfWasteAppointmentsCostCenterCodeCentro de custoCampo é ignorado na integração com Datasul
ListOfReversalAppointmentsIntegrationReportReporte IntegraçãoQuando o apontamento for de quantidade zero(0), este valor será buscado no Datasul usando o nr. da ordem + sequência.
ListOfReversalAppointmentsReversalTypeTipo de reversão1 - Produção / 2 - Recusa
ListOfReversalAppointmentsReversalQuantityQuantidade revertida(estorno)


Retorna Lista Mensagens


Transação 06 - Apontamento MOB/GGF: WorkforceAndOverheadAppointment_1_000.xsd

Identificador da Mensagem: WorkforceAndOverheadAppointment

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

ListOfProductionOrders/ProductionOrderNumber

ord-prod

nr-ord-prod

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/InternalId


sequencia

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentType


ggf/mob

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentCode

movto-dir

nro-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentSerie

movto-dir

serie-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ItemCode

movto-dir

it-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityID

movto-dir


ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityCode

movto-dir

op-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/RoutingCode

movto-dir

cod-roteiro

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/WorkCenterCode

movto-dir

gm-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentDate

movto-dir

dt-trans

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AmountAppointed

movto-dir

tempo-homem

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/OperatorID

movto-dir

matr-func

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/LaborCode

movto-dir

cd-mob-dir

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ReversedReport

movto-dir


ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/IntegrationReport

movto-dir


IntegrationReport



InternalIdType/NAME



InternalIdType/Origin



InternalIdType/Destination




Retorna Lista Mensagens

Transação 14 - Apontamento Refugo Avulso (Recusa): REFUSAL_1_000

BlocoTagDescriçãoTipoTamanhoObservação/Origem
BusinessContentTypeProductionOrderNumberOrdem de Produçãoxs:string20Obrigatório, ord-rep.nr-ord-produ (inteiro >>>,>>>,>>9)
BusinessContentTypeItemCodeProduto Recusadoxs:string20NA
BusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo do depósitoxs:string02NA
BusinessContentTypeAdressCodeEndereçoxs:string15NA
BusinessContentTypeNumberSeriesNúmero de Sériexs:string20NA
BusinessContentTypeTypeTipo Perdaxs:string01NA
BusinessContentType
WasteCode
Motivo de Perdaxs:string02

Obrigatório (PCP como código rejeição - ref-ordem.codigo-rejei inteiro >>9, SFC como motivo de Perda - rep-refugo-oper.cod-motiv-refugo caracter 8x )


BusinessContentTypeWasteDescriptionDescrição da Perdaxs:string40NA
BusinessContentTypeLossQuantityQuantidade de Perdaxs::decimal11,2

obrigatório

rep-prod.qt-refugo (decimal >>>,>>>,>>9.9999)

BusinessContentTypeCostCenterCodeCentro de Custoxs:string09NA
BusinessContentTypeItemCodeToProduto Geradoxs:string20NA
BusinessContentTypeWarehouseCodeToDepósito destinoxs:string02NA
BusinessContentTypeAdressCodeToEndereço Destinoxs:string15NA
BusinessContentTypeNumberSeriesToNr. de Série Destinoxs:string20NA
BusinessContentTypeQuantityToQuantidade destinoxs::decimal11,2NA
BusinessContentTypeActivityCodeOperaçãoxs:string10Não usa PCP, obrigatório SFC rep-oper-ctrab.num-operac-sfc (inteiro >,>>9)
BusinessContentTypeResourceCodeMáquina/Recursoxs:string20Não usa PCP, obrigatório SFC rep-oper-ctrab.cod-ctrab (caracter 16x)
BusinessContentTypeLossDateData da Perdaxs::date
NA
BusinessContentTypeLotCodeLotexs:string10NA
BusinessContentTypeSubLotCodeSubLotexs:string06NA
BusinessContentTypeLotDueDateData de Validadexs::date
NA
BusinessContentTypeIdReportNr. Reporte

opc, ord-rep.nr-reporte (inteiro >>>>>>>>9)


Retorna Lista Mensagens

Transação 20 - Referência do Item: ItemReference_1_000

Envio de mensagem ao relacionar uma referência ao item (CD1506). O PC-Factory recebendo esta informação irá criar um novo item, em que o código do item será o ItemCode+ReferenceCode.

A mensagem também é disparada quando for realizada a eliminação de uma relação itemXreferência.

Durante a carga de dados (CD7002), a mensagem somente será disparada caso esteja selecionado para envio de item.

BlocoTagDescriçãoTipoTamanhoObservação/Origem
BusinessContentTypeReferenceCodeCódigo da Referênciaxs:string8Obrigatório, ref-item.cod-refer
BusinessContentTypeItemCodeCódigo do Itemxs:string16Obrigatório, ref-item.it-codigo


Retorna ao início

Checklist de suporte da aplicação 

Checklist de Verificações:

  • No programa CP0106, página 5:
       - Verificar se o checkbox Ativo da Integração PPI-Multitask está seleiconado.
       - Testar conexão com o WebService informado por meio do botão Testar WS.
       - Verificar se os parâmetros da integração foram preenchidos, acessando o botão de Parâmetros.
  • Acessar o diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” para verificar se o envio de uma transação foi executado sucesso ou se ocorreu um erro. (Válido por meio da rotina de carga inicial CD7002).
  • Verificar se o cadastro De-para Totvs - MES foi preenchido corretamente no programa CD7003.
  • Caso ocorra algum erro no envio de uma transação será gerada uma pendência no programa CD2900. Neste programa é possível ver o arquivo com as informações da mensagem XML enviada e também fazer o reprocessamento do envio.

Verificação do LOG de Integração 

      A função CD7004 gera um arquivo *.CSV do log gerado durante a integração, por isto o relatório apresentado em tela é apenas um demonstrativo da seleção realizada para a execução.

      A localização e nome do arquivo *.CSV estão logo no começo do demonstrativo: "Log gerado em:"

      Para facilitar a performance aconselha-se utilizar um intervalo de datas reduzido, e informar também o ID específico ou a transação desejada. 

Nota:

Um IDPCFactory pode ser apenas reprocessado em caso de erro em processamento anterior.