Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao selecionar a pasta Otimiz Setup, localizada na tela Manutenção Grupo de Máquinas.

Nessa tela é possível definir os parâmetros a serem utilizados na otimização do setup, visando o cálculo do planejamento da demanda.

Nota
titleNota:
Os campos parametrizados neste folder somente serão considerados pelo APS se na se na Função Manutenção de Cenários (DB0101)) o parâmetro "Considera Parâmetros" estiver selecionado como "Grupo de Máquina". 

...

Campo:

Descrição

Apenas Redução de Setup

Quando assinalado, não será efetuado agrupamento de operações, mas apenas a redução de setup respeitando o atual sequenciamento, o critério de agrupamento/redução de setup escolhido (item/operação, ferramental e matriz de setup) e o % de redução quando o critério for diferente de matriz de setup (para Matriz de Setup respeitará as reduções parametrizadas na respectiva matriz de setup). Nesta situação, apenas os parâmetros referentes ao critério de agrupamento/redução de setup estarão habilitados, pois os demais tratam especificamente de agrupamento. Quando não assinalado, todos os parâmetros serão habilitados e será realizado o agrupamento e a redução de setup.

Horizonte de Busca

Determina, em horas, a partir da data de referência até quando devem ser pesquisadas operações para agrupamento. Antes do primeiro agrupamento, será considerada a data de referência do cenário. A data de término do horizonte de busca será calculada pela somatória da data de início do horizonte de busca (considerando as operações já seqüenciadas) mais o Horizonte de Busca, considerando apenas as horas úteis de cada centro de trabalho (tempo de preparação + tempo máquina).

Máximo de Agrupamentos

Será responsável por definir o número Máximo de repetições permitidas do mesmo critério de agrupamento na sequência.

Informações
titleImportante:

Quando existir apenas um critério a ser processado este valor não será respeitado.

Nota
titleNota:
Ao criar um novo agrupamento se não existirem operações disponíveis, ou seja, a data de liberação de todas as operações a serem sequenciadas for maior que o instante de início do agrupamento será realizada busca procurando a operação com a próxima data de liberação disponível independente do critério. Nessa situação poderá encontrar uma operação com mesmo critério anterior e não irá respeitar o parâmetro do Máximo de Agrupamento. Este procedimento visa minimizar a indisponibilidade dos centros de trabalho. 

Tamanho do Agrupamento

Define, dentro de um horizonte de busca, qual o tamanho máximo em horas que o agrupamento de operações deve ter. Desta maneira, dentro de um determinado horizonte de busca pode-se ter vários agrupamentos de operações.

Conforme Cadastro Código Redutor: Tempo total máximo da duração será definido de acordo com o cadastro do código redutor do programa Cadastro Código Redutor Setup (DB0114), somente estará habilitado para o Critério de agrupamento ‘Matriz de Setup’. O valor do cadastro deverá ser em horas.
Três parâmetros diferentes poderão ser utilizados para definir o tamanho do agrupamento, no entanto, apenas um pode ser escolhido para cada simulação, podendo ser:

  • Tempo Total: Tempo total máximo da duração do bloco de operações agrupadas, em horas, desconsiderando o tempo de preparação da operação base e considerando os tempos de preparação e de máquina das demais operações agrupadas.

Nota
titleNota:

Entende-se por Operação base a primeira operação do agrupamento, responsável por definir os parâmetros deste.

 
  • Peso Preparação: Este fator será multiplicado pelo tempo de preparação da operação base para o agrupamento. O valor desta multiplicação será utilizado para determinar o tempo total máximo do bloco de operações agrupadas, desconsiderando o tempo de preparação da operação base e considerando os tempos de preparação e de máquina das demais operações agrupadas.
    Exemplo:
    Preparação da Operação Base = 2 h
    Peso preparação = 5
    O tempo máximo do bloco de operações agrupadas será de 10 h.

  • % Preparação: Determina quanto que o tempo de preparação deve representar do tempo máximo do bloco de operações agrupadas, que desconsidera o tempo de preparação da operação base e considera os tempos de preparação e de máquina das demais operações agrupadas.
    Exemplo:
    % Preparação = 25%
    Preparação da Operação Base = 1

    O tempo de execução máximo do bloco de operações agrupadas será de 3 h.

Critérios de Agrupamento/Redução de Setup

Define o que será considerado para determinar as operações passíveis de agrupamento. Três critérios estarão disponíveis, no entanto, um único critério, entre estes três, poderá ser definido a cada simulação, sendo que para os critérios item/operação e ferramental será necessário indicar o percentual de redução de setup, que servirá para determinar a redução do tempo de preparação a cada agrupamento efetuado, segundo o critério parametrizado. Para o critério matriz de setup, não é necessário definir o percentual de redução de setup, pois ele já está definido na matriz de setup.

  • Item/Operação: Agrupa/reduz operações que possuírem o mesmo código de item e mesmo código de operação, respeitando o % de redução de setup.
  • Ferramenta: Agrupa/reduz operações que possuírem a mesma ferramenta. Será utilizada a ferramenta cadastrada no programa Manutenção Ferramentas Operação (DB0129) como principal no processo de fabricação do item, respeitando o % de redução de setup. Para o agrupamento tipo ‘Ferramental’ se não possuir ferramenta cadastrada será executada a operação do código seguinte conforme sequência de execução determinada anteriormente. Se a operação não possuir ferramental cadastrado não será sequenciada e o sistema emitirá mensagem de alerta através da Consulta de Mensagens (DB0666).
  • Matriz de Setup: Agrupa/reduz operações que possuírem o mesmo código redutor de setup, respeitando o % de redução cadastrada na matriz do respectivo grupo de máquina. A busca da próxima operação base para agrupamento será realizada em ordem descendente de % de redução.

Redução de Setup

Indica qual o percentual que será utilizado para reduzir o tempo de preparação das operações. Estará relacionado ao critério escolhido. Quando o critério for Matriz de Setup, este campo será desabilitado e o percentual considerado será o da própria matriz de setup.

Agrupa Ordens Firmes com Planejadas

Define se um mesmo agrupamento poderá ser formado por ordens firmes e ordens planejadas. Quando selecionado, a busca realizada para agrupamento não fará restrição quanto ao tipo (planejada/firme) da ordem de produção das operações, permitindo que um agrupamento seja formado por operações dos dois tipos de ordem de produção. Quando desmarcado, a busca só considerará operações de ordens que tenham o mesmo tipo da ordem da operação base, formando primeiramente agrupamentos de operações de ordens firmes.

Manter Critério Igual em Único Centro de Trabalho

Irá manter no mesmo centro de trabalho todas as operações que possuem o mesmo critério de agrupamento. Deve-se avaliar o uso desde parâmetro, pois poderá gerar inconsistências que impedirão o planejamento se utilizado com centro de trabalho válido. Por exemplo, se analisada para alocação uma operação com código redutor “branco” que possui o centro de trabalho válido somente o CT1 e verifica-se que o código redutor “branco” está alocado no CT2, ou seja, em um centro de trabalho não válido para a operação, a operação não será alocada e será apresentando uma mensagem avisando da inconsistência entre o cadastro de centro de trabalho válido e o parâmetro “Manter Critério Igual em Único Centro de Trabalho”.

Informações
titleImportante:
O uso deste parâmetro irá alterar automaticamente o parâmetro “Altera CT OP Firme” para “Alterar” com a finalidade de evitar inconsistência para o cálculo do sequenciamento. 

...

Campo:

Descrição

Considera Parâmetros

Identifica se os parâmetros considerados para o planejamento da Batelada serão os cadastrados no Grupo de Máquina ou no Centro de Trabalho.

Quando selecionado Grupo de Máquina, todos os centros de trabalho do grupo de máquina selecionado serão planejados conforme os parâmetros do Grupo.

Quando selecionado Centro de Trabalho, o planejamento das bateladas quanto aos campos Tempo Preparação Batelada, Tempo Execução Batelada e Informações Bateladas será realizado conforme os parâmetros de cada máquina cadastrados na programa Manutenção Centro de Trabalho (DB0124).

Os demais campos são cadastros do Grupo de Máquina e por isso não são habilitados para serem cadastrados por centro de trabalho.

Tempo Preparação Batelada

Define o tempo de preparação da batelada, podendo variar de acordo com os parâmetros:

  • Fixo: Valor fixo informado. Todas as bateladas geradas terão o tempo preparação conforme valor parametrizado.

  • Dependente da Operação: Tempo de preparação da batelada será determinado pelo maior valor de preparação das operações que formarão a batelada.

  • Cadastrado: O tempo de preparação da batelada será determinando conforme cadastro Manutenção Faixa de Cargas da Batelada (DB0132).

Tempo Execução Batelada

Define o tempo de execução da batelada, podendo variar de acordo com os parâmetros:

  • Fixo: Valor fixo informado. Todas as bateladas geradas terão o tempo de execução conforme valor parametrizado.

    Informações
    titleImportante:

    O tempo fixo de execução não pode ser nulo. 

  • Dependente da Operação: Tempo de execução da batelada será determinado pelo maior valor de execução das operações que formarão a batelada. 

    Informações
    titleImportante:

    No processo Explosão de Demanda, caso existam operações com tempo de execução zero, um alerta será exibido informando o problema.

  • Cadastrado: O tempo de execução da batelada será determinando conforme cadastro Manutenção Faixa de Cargas da Batelada (DB0132).

Informações Batelada

Define as características de uma batelada, necessitando informar os seguintes valores:

  • Carga Mínima: Informar a carga mínima que uma batelada pode ser preenchida. Este valor pode ser representado por tempo ou quantidade conforme parametrização.

  • Carga Máxima: Informar a carga máxima que uma batelada pode ser preenchida. Este valor pode ser representado por tempo ou quantidade conforme parametrização.
Informações
titleImportante:

A carga máxima não pode ser zero, nem menor que a carga mínima.

  • Tempo Espera: Informar o tempo necessário de espera após a execução de uma batelada e o início da próxima, por exemplo, aguardar o resfriamento de um forno. Diferentemente do tempo de pós-processo, o tempo de espera indisponibiliza a máquina para o processamento de outra operação.

Considerar Carga em

Informar se o valor considerado para compor a carga das bateladas será formado pela quantidade programada ou tempo de execução das operações.

Programa Abaixo Carga Mínima?

  • Não Programar: Não permite programar bateladas abaixo da carga mínima. Neste caso, o sequenciamento posterga no tempo a data de início da batelada com objetivo de encontrar operações liberadas que possam preencher uma batelada acima da carga mínima. Caso não seja possível em nenhum momento encontrar operações para alocar em uma batelada atendendo a carga mínima, as operações do agrupamento em questão (seja ele item/operação, ferramenta ou agrupamento de redutor) não serão sequenciadas e serão apresentadas na Consulta de Mensagens (DB0666).
Informações
titleImportante:

Este parâmetro deve ser utilizado quando a carga mínima da máquina for um fator determinante para sua execução, pois, preenchê-la abaixo deste valor
pode gerar impactos a empresa, por exemplo, alto consumo de energia elétrica.

  •  Programar: Permite programar bateladas abaixo da carga mínima. Neste caso, o sequenciamento programa as bateladas com qualquer quantidade disponível, respeitando apenas a carga máxima parametrizada. 
Informações
titleImportante:

Este parâmetro deve ser utilizado quando não há restrição de carga mínima para formar as bateladas. Desta maneira, as operações disponíveis para
programação serão programadas, dando fluxo a fábrica.

  • Somente Último Lote: Define que somente o último lote poderá ser programado abaixo da carga mínima. Este parametrização indica que há restrição quanto à carga mínima, porém, se não há mais operações suficientes que possam preencher uma batelada para atender a carga mínima de um agrupamento, diferentemente do primeiro parâmetro apresentado (não programar), estas operações são programadas, entretanto, um alerta é exibido informando o usuário do fato.
Informações
titleImportante:
Para mais detalhes, consulte o conceito Sequenciamento Automático (Batelada)

Tipo Agrup. Batelada

Define como o sequenciamento agrupará as operações das bateladas. O TOTVS APS disponibiliza 3 maneiras:

  • Item/Operação: Agrupa operações cujo item/operação são iguais, e, bateladas consecutivas atendendo o mesmo critério sofrem redução de setup no percentual informado no campo “% Redução”.

  • Ferramenta: Agrupa operações cujas ferramentas utilizadas são iguais, e, bateladas consecutivas atendendo o mesmo critério sofrem redução de setup no percentual informado no campo “% Redução”.

  • Agrupamento de Redutor: Agrupa operações por um conjunto de redutores, definidos pelo aplicativo Manutenção Agrupamento Redutor (DB0133).

% Redução Setup

Informar um percentual de redução de setup entre bateladas consecutivas de um mesmo agrupamento.

Nota
titleNota:

Este campo somente é utilizado quando o critério de agrupamento das bateladas é Item/Operação ou Ferramenta.

Nrº Máx. Agrupamento

Informar o número máximo de bateladas consecutivas de um mesmo agrupamento. Quando o critério de agrupamento é item/operação ou ferramenta, o valor utilizado será o informado neste cadastro. Quando o agrupamento for Agrupamento de Redutor, o valor utilizado será o informado no próprio Manutenção Agrupamento Redutor (DB0133)

Nota
titleNota:

Número máximo de agrupamento não pode ser zero.

...