Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto

:

Totvs Gestão Contábil - Versão 11.82 e posteriores

Processo

:

Perguntas e Respostas do Workshop realizado dia

Data da publicação

:

05/06/2015

...



Assunto: Diversos

  • Como entidade imune/isenta, este ano será o nosso primeiro da obrigatoriedade do SPED ECD. Gostaria de um auxilio perante a nossa ferramenta quanto ao passo-a-passo básico de configurações e informações que devemos rever ou atualizar no sistema.

Todos os documentos do SPED Contábil se encontram no TDN: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=61931762

  • ESTOU TENDO ESSE ERRO NO SPED CONTÁBIL " O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro da DRE não corresponde à soma dos valores informados nos registros de Saldos das Contas de Resultado antes da Apuração na mesma data." COMO POSSO IDENTIFICAR?

Verifique se todas as classificações da conta contábil foram informadas corretamente e analise a associação do plano referencial X ContabilContábil.

  • Tem como imprimir o balanço em um nível mais sintético ou o relatório só é emitido analiticamente?

No momento de gerar o arquivo, na tela das demonstrações informe qual o grau deverá ser enviado para o balanço Patrimonial.

  • Como ajustar esta advertência?

Um lançamento pode ter vários registros a débito e vários a crédito somente quando relativos ao mesmo fato contábil (Resolução CFC 1299/2010). Verifique se a situação está correta.
Acesse o link: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=187534249 
 

  • O processo de atualização dos participantes, faz o cadastro do participante automaticamente?

O usuário deverá cadastrar no Saldus quais os Participantes e seus relacionamentos. Dependendo de onde vem a informação o campo Participante no lançamento poderá vim preenchido. Leia: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/CTB/CTB.participantes.aspx

  • Qual SPED cujo prazo foi prorrogado para Setembro/2015??

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

  • COMO GERAR FCONT?

Todos os documentos referentes ao FCONT acessem: http://tdn.totvs.com/display/public/rm/SPED+FCONT

  • Pode usar o mesmo Plano Referencial tanto para SPED quanto para FCONT?

Não. O plano referencial para o FCONT não teve mudanças e assim deverá usar o mesmo do ano base de 2013.

  • Esse processo todo demonstrado, só é possível fazê-lo pela interface nova MDI?

Não. Pode ser feito também pelo executável.

  • Pode-se desprezar as demonstrações BP, DRE e DMPL do Saldus e incluí-las no J800?

Não. Estas demonstrações de acordo com o layout da RFB possuem registros próprios e deverão ser gerados por eles.

  • Como enviar as notas explicativas no SPED?

Neste caso, como não há registro especifico poderá inclui-la no J800, lembrando que o arquivo deverá ter o formato em rtf. 
 
  
Assunto: SCP

  • Preciso ter CNPJ para a SCP ou posso usar um outro código?

De acordo com a informação do link
http://www.contabeis.com.br/noticias/21054/a-scp-e-a-exigencia-de-sua-inscricao-no-cnpj/
As SCP's são obrigadas a terem inscrição no CNJP, mas sugerimos que esta obrigatoriedade seja verificada pelo departamento fiscal da empresa junto à RECEITA FEDERAL.

  • E quando existe um histórico de fechamento para cada SCP, basta informar o histórico para geração de cada filial?

Pode ser utilizar um histórico de fechamento para cada SPC, o que deve ser reforçado é que a apuração de resultados no TOTVS Gestão Contábil quando se trabalha com SCP deve ser feito por filial, assim será possível obter os valores de Lucro/Prejuízo de cada filial SCP. Portanto, oriento que seja criada uma estrutura e para cada filial seja criada um molde de transferência de grupos contábeis. Assim será possível obter os resultados de Lucro/Prejuízo por filial.

  • Para cada SCP precisa criar DRE e DLPA?

Se os fatos contábeis das demonstrações estiverem configurados com filtros genéricos específicos será necessário criar uma demonstração para cada SCP's e uma para o sócio ostensivo. Se as demonstrações estiverem configuradas buscando somente saldos ou movimentações de contas contábeis não haverá necessidade.

  • O sócio ostensivo também deve ter o parâmetro 'Filial é SCP' marcado?

Não, somente a filial que for SCP.

  • Como fazer a separação das demonstrações por SCP?

No TOTVS Gestão Contábil a apuração de resultados é feita por filial, portanto como cada SCP é uma filial dentro do sistema, a apuração de resultados deverá ser feita por filial. Desta forma será possível obter os resultados separados. 
 
  
Assunto: DMPL

  • Como elaborar a DMPL?

A DMPL - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, deve demonstrar todas as movimentações das contas do patrimônio Líquido, portanto o responsável pela montagem desta demonstração deverá emitir um relatório que demonstre toda a movimentação das contas deste grupo. O elatório mais utilizado para obter estes valores é o razão analítico. Com estas informações a demonstração será montada de acordo com a movimentação do patrimônio líquido de cada empresa. Existem vários padrões de DMPL que podem ser obtidos na internet, se desejado a TOTVS também já disponibiliza templates padrões que podem auxiliar na montagem.

  • A DMPL é obrigatória?

As empresas de sociedade anônimas S.A's e as empresas de grande porte são obrigadas a publicar suas demonstrações contábeis, dentre estas demonstrações obrigatórias está a DMPL. Com relação ao SPED Contábil se as demonstrações DMPL ou DLPA não forem geradas para o arquivo o validador do SPED Contábil irá verificar se a data de encerramento do exercício social está dentro do período da escrituração. Caso esteja, será gerada uma advertência informando que a DLPA ou DMPL deve ser inserida no final do exercício. Portanto, o SPED Contábil considera a falta das demonstrações neste caso como advertência, nossa orientação é que as demonstrações que são exigidas no arquivo sejam enviadas.

  • Nossa instituição publicou a DMPL e a DLPA devemos também informar estas duas demonstrações?

O layout do SPED Contábil exige uma das duas demonstrações, não é possível enviar as duas. A DMPL é uma já contempla a DLPA pois nela consta a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados.

  • Existe algum modelo para criação dessas Demonstrações Contábeis?

A TOTVS disponibiliza templates padrões que podem ser baixados acessando o sistema pela tela MDI. Para obtê-los: Acesse o sistema e em seguida clique na aba lateral superior direita denominada "TOTVS By You. Informe o nome para a pesquisa, exemplo DMPL. Clique no ícone By You (rodapé direito) para pesquisar. Paginar para localizar e fazer o download. Feito isso, promova as alterações conforme necessidade.

  • Que tipo de empresa se encaixa no DMPL e DLPA?

As empresas de sociedade anônimas S.A's e as empresas de grande porte são obrigadas a publicar suas demonstrações contábeis, dentre estas demonstrações obrigatórias está a DMPL. Estas empresas não publicam DLPA, pois a DMPL já contempla a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados. As demais empresas não estão obrigadas, mas podem montar as duas demonstrações, ficará a cargo do departamento contábil da empresa definir qual será a demonstração a ser enviada para o SPED Contábil verificando as exigências legais.

  • Percebi que foram feitos dois processos, 1 para gerar DLPA para o SPED, e depois para a DMPL, não pode fazer um processo só para as duas demonstrações?

O layout do SPED Contábil exige 1 demonstração ou outra, as 2 não são permitidas conforme layout, pois DMPL já contempla DLPA, neste caso não faria sentido as duas.

  • Qual a diferença de Fato Contábil e Fato contábil de saldo inicial DLPA/DMPL?

Atualmente no validador do SPED Contábil no caso da DLPA, o saldo inicial e final não são calculados, então é preciso configurar o fato que será considerado como saldo inicial e final para que internamente o sistema consiga gerar os valores corretamente na demonstração contábil. Mais detalhes acesse o link: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=187534251

  • Se eu configurar a DMPL para uma coligada posso copiar para as outras coligadas da base? Lembrando que o plano de contas contábil é global?

Sim. Se o plano de contas for global, a estrutura da demonstração poderá ser exportada da coligada X e importada na coligada Y. Como as contas são globais a configuração dos fatos permanecerá.

  • Somente poderá vincular as demonstrações contábeis geradas na nova ferramenta de demonstrações contábeis?

O balanço e DRE podem ser geradas da ferramenta, automaticamente pela classificação das contas ou pelo relatório interno do sistema (DRE). Já a DMPL ou DLPA só podem ser geradas a partir de estruturas criadas na ferramenta de demonstrações contábeis.

  • A utilização da demonstração de resultado é correlacionada com a geração da DMPL ou não necessariamente?

Não, a DRE não está relacionada com a DMPL. A DRE também pode ser montada na ferramenta de demonstrações contábeis, mas são demonstrações que são configuradas independentes. 
 

  • Caso o cliente não tenha a estrutura montada da DMPL ou DLPA no sistema, é obrigatório a entrega do SPED com a estrutura? Existe outra forma de anexar a DMPL ou DLPA direto no validador?

Para que o sistema consiga gerar o registro referente a DMPL/DLPA é necessário que exista uma estrutura criada na ferramenta de demonstração contábil, sem a estrutura criada não será possível gerar o registro no arquivo. O validador do SPED Contábil permite que o registro de DMPL/DLPA seja incluído direto no validador.
Assunto: Plano Referencial

  • Gostaria de saber se existe um plano de contas referencial novo ou posso utilizar do ano anterior?

Para a ECD a RFB publicou novos planos referenciais. Para download leia o boletim de Como importar o plano referencial para o Layout 3.0. Link: http://tdn.totvs.com/display/public/rm/Plano+de+Contas+Referencial+-+Layout+3.0

  • Esse plano que você mostrou no By You é da versão 11.80, serve também para a 11.82.38?

O plano referencial pode ser importado a partir da versão 11.82.38 e posteriores.

  • Não estamos encontrando essa opção de importação de arquivos.

Favor verificar se já está na versão 11.82.38 ou posteriores e verifique também permissão do perfil do usuário.

  • Teremos que vincular as contas paralelas novamente, pois ele só deixa copiar plano de contas com a mesma máscara?

Sim. A RFB mudou o plano referencial e o mesmo não contempla a mesma máscara do plano anterior.

  • Em caso de configurar o plano de contas referencial errado, é preciso desfazer os links de contas contábeis e referenciais uma a uma ou basta selecionar outro plano de contas referencial e fazer novos links?

Deverá ser feita uma por uma, uma dica é importar o plano referencial novamente e usar este para geração da rotina.

  • Sendo as máscaras de contas diferentes, é possível efetuar a cópia das associações?

Não, a cópia só é realizada quando tanto o plano de Origem quanto o plano de Destino possuírem a mesma mascara, conta e descrição da conta.

 

  • Durante a apresentação, na criação do plano de contas, não foi preenchido a máscara. Esse campo não precisa ser preenchido?

N Âncora_GoBack_GoBackãoNão. Basta no processo marcar a flag para Não validar a máscara.

  • Trabalhamos com várias empresas que utilizam o mesmo plano de contas societário. Após o vínculo das contas em uma das empresas, vamos conseguir copiar o plano contendo as associações para as demais empresas?

Sim. Deverá ser rodado o script que habilita a ECF (gerada no Liber), assim no cadastro do plano paralelo no Saldus em Processos será habilitado a opção de Cópia entre Coligadas.

  • Se já tiver um plano de contas paralelo referencial precisa fazer algum ajuste para esse ano? Ou teremos que importar novamente?

Para o ano base de 2014 o plano referencial é diferente do ano base de 2013. Para download leia o boletim de Como importar o plano referencial para o Layout 3.0. Link: http://tdn.totvs.com/display/public/rm/Plano+de+Contas+Referencial+-+Layout+3.0

  • É obrigatório informar uma conta de centro de custo vinculada à conta referencial (plano paralelo)?

Esta associação tem caráter facultativo, assim a empresa deverá avaliar se será enviado as informações gerenciais ou não. Verifique com o contador da empresa.

  • Qual o plano referencial é utilizado no Fcont?

Para o FCONT não houve alteração no plano referencial, neste caso poderá usar o mesmo do ano passado.

  • Empresas que já enviavam no ano anterior, terá que cadastrar novo plano de contas referencial?

Para a ECD sim, pois para o ano base de 2014 o plano referencial teve alterações.

  • As contas de compensação não tem conta correspondente no plano referencial, estas contas são transitórias e não afetam o resultado. Existe a opção nos parâmetros para não enviá-las ao Sped?

Em relação a não enviar as contas, basta marcar a opção de "Não Informada" no cadastro da conta contabil na opção de Classificação da Conta.

  • Caso a empresa já tenha entregue o SPED Contábil sem a associação do plano referencial e tenha a obrigatoriedade para entregar o ECF. O que deve ser feito?

Para a ECF é obrigatório, assim deverá associar no RM Saldus o plano referencial.

  • O plano de contas é o mesmo para o SPED, FCONT e ECF?

Para as rotinas ECF e ECD os planos referenciais é o mesmo, já o FCONT não sofreu alteração e deverá ser usado o mesmo plano do ano passado.