Árvore de páginas

Embora o SQLITE utilize um arquivo de log transacional interno ( WAL - Write Ahead Log ) e tenha as proteções pertinentes, existem eventos que podem causar corrompimento de partes dos dados (tabelas e índices) gravados em um Database SQLITE, em especial caso ocorram em um momento onde a aplicação está escrevendo/atualizando informações no Database, como por exemplo:

  • Finalização forçada do serviço do TOTVS Application Server.
  • CRASH / Access Violation / Segment Fault no Application Server.
  • Queda de energia do equipamento.
  • Queda / CRASH do sistema operacional

Quando uma parte dos dados do Database SQLITE apresentar inconsistência de registro, a instrução executada para recuperar ou manipular os dados retorna um erro de falha na imagem de disco, vide exemplo abaixo:

SL1010: SQLite Error (11) database disk image is malformed on MSUNLOCK(APLIB060.PRW) 16/09/2019 15:15:55 line : 829

Utilitário de linha de comando SQLITE3.EXE

Existem algumas formas de recuperar os dados íntegros de um Database SQLITE. Ambas as formas descritas neste documento utilizam o utilitário de linha de comando oficial do SQLITE – chamado sqlite3.exe – que está disponível para download no site oficial do SQLITE ( https://www.sqlite.org/download.html ) , basta procurar o tópico "Precompiled Binaries for Windows", e localizar o arquivo "sqlite-tools-win%.zip"  – ele contém o utilitário de linha de comando interativo SQLITE3.EXE. Este utilitário também possui build  pré-compilada para Linux, também disponível para download nesta página. Você pode baixar o ZIP contendo as ferramentas e descompactar apenas o "sqlite3" na pasta onde está o Database SQLITE a ser manipulado. 

Verificação de integridade do Database

Abra um prompt de comando do Windows ( Iniciar + R → CMD ), entre no diretório / pasta onde está o arquivo a ser verificado e o utilitário sqlite3.exe, e use o seguinte comando:

echo PRAGMA integrity_check; | sqlite3 SYSTEM.db
OK

Caso a verificação de integridade seja executada com sucesso, será mostrada uma mensagem "ok" na tela. Esta verificação tende a demorar proporcionalmente em razão do tamanho do arquivo. 

Caso seja detectada alguma anormalidade / corrompimento, serão mostradas mensagens com detalhes técnicos dos erros encontrados, vide exemplo abaixo:

echo PRAGMA integrity_check; | sqlite3 SYSTEM_DAMAGED.db
*** in database main ***
On page 827 at right child: Bad ptr map entry key=77441 expected=(5,827) got=(5,68884)
Page 77441: btreeInitPage() returns error code 11
On page 1127 at right child: Bad ptr map entry key=77440 expected=(5,1127) got=(5,76446)
Page 77440: btreeInitPage() returns error code 11
Error: near line 1: database disk image is malformed

Recuperação do Database - Exemplo na plataforma WINDOWS 

  • Baixe o serviço e/ou feche o TOTVS | Application Server que acessa este Database SQLITE. 
  • Siga as instruções de abertura de prompt de comando do tópico "Verificação de Integridade do Database"
  • Renomeie o SYSTEM.db corrompido para, por exemplo, SYSTEM_DAMAGED.db
  • A partir deste ponto, existem duas formas de recuperação do SYSTEM.db

Alternativa 1:

Execute o comando abaixo do SQLITE. Ele vai criar um clone do Database, criando um novo SYSTEM.db, partindo dos dados que ele conseguir ler do arquivo corrompido SYSTEM_DAMAGED.db:

echo .clone SYSTEM.DB | sqlite3 SYSTEM_DAMAGED.db 

Será mostrado na tela o progresso e os objetos lidos e clonados no novo database. Ao final do processo, o novo arquivo SYSTEM.DB estará totalmente íntegro. 

Alternativa 2:

Execute o comando abaixo, ele vai criar um script SQL ( para o SQLLITE ) contendo a criação e alimentação de todos os dados e objetos do banco corrpompido SYSTEM_DAMAGED.db e criar o arquivo "SYSTEM_RECOVER.sql"

echo .recover | sqlite3 SYSTEM_DAMAGED.db > SYSTEM_RECOVER.sql

Feito isso, agora executamos o comando abaixo, que vai criar um novo database SYSTEM.db, e alimentá-lo com os dados e objetos usando o script do arquivo SYSTEM_RECOVER.sql 

echo. | sqlite3 SYSTEM.db -init SYSTEM_RECOVER.sql





  • Sem rótulos