Árvore de páginas

CONTEÚDO


01. VISÃO GERAL

Nesta página será apresentado em detalhes demonstrando sempre que possível exemplos (fictícios) de como realizar a configuração deste erp para pleno funcionamento da plataforma TOTVS Consignado.


02. PARAMETRIOS PARA INTEGRAÇÃO

Para que seja realizada a integração dos dados obtidos pela integração com a instituição de crédito, realizando a carga para descontos em folha de pagamento é necessário a configuração prévia de alguns cadastros no erp e parametrização prévia que permitirão a comunicação dos dados.

Para isto siga os passo abaixo:

TABELA S137 - VERBAS - EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

A tabela é acessada pelo menu de Manutenção de Tabelas (SIGAGPE > Atualizações > Definições Cálculos > Manutenção tabelas) e é para uso dos clientes do TOTVS Consignado.

Nesta tabela, devem conter qual a instituição financeira de crédito que está relacionada com cada filial (via consulta específica), verba para desconto na folha e verba para desconto no rescisão (via consulta padrão da tabela SRV). Sobre o cadastro das verbas utilizadas, é importante considerar:

    • Que a verba cadastrada na S137 esteja cadastrada na filial onde se realizará a importação das parcelas;
    • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) com o preenchimento respeitando a quantidade de lançamentos que serão feitos por funcionário. Recomenda-se que o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) esteja com o preenchimento igual à nove (RV_QTDLANC=9);
    • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Lcto Diario (RV_LCTODIA) esteja com o preenchimento igual à "N - Nao".

Figura 01 - Tabela S137 - Retorno da consulta às instituições de crédito


Figura 02 - Tabela S137 - Localização da Verba que irá compor o campo


Figura 03 - Tabela S137 - Com filial não especificada


Os registros podem ser criados sem especificar ou especificando a filial relacionada. Para a seleção da filial a ser especificada, é importante levar em consideração o compartilhamento das tabelas RCB e RCC, sendo que as duas devem ter o mesmo tipo de compartilhamento configurado.

Figura 04 - Tabela S137 - Com filial específica



TABELA S137 - VERBAS - FÉRIAS

Para que seja possível efetuar o desconto do empréstimo consignado proporcional nas férias, caso o empréstimo tenha sido gerado pelo TOTVS Consignado será necessário preencher os campos específicos para esta finalidade na tabela S137:

    • No campo "Verba Férias Mês" deve ser preenchido a verba correspondente ao desconto do empréstimo consignado nas férias para os dias que caem no mês.
    • No campo "Verba Férias Mês Seg" deve ser preenchido a verba correspondente ao desconto do empréstimo consignado nas férias para os dias que caem no mês seguinte.
    • No campo "Verba Corr Fol Mês" deve ser preenchido a verba correspondente ao provento do empréstimo consignado para os dias que caem no mês.
    • No campo "Verba Corr Fol Mês Seg" deve ser preenchido a verba correspondente ao provento do empréstimo consignado para os dias que caem no mês seguinte.

 DICA: Para conhecer em detalhes esta funcionalidade clique aqui!



TABELA S137 - VERBAS - RESCISÃO

Para que seja possível efetuar o desconto do saldo devedor do empréstimo consignado na rescisão gerados pelo TOTVS Consignado será necessário preencher os campos específicos para esta finalidade na tabela S137:

    • No campo "Cod.da Verba na Rescisão" deve ser preenchido a verba correspondente ao desconto do empréstimo consignado na rescisão. 

DICA: Para conhecer em detalhes esta funcionalidade clique aqui!



CADASTRO DE VERBAS PARA IMPORTAÇÃO DE PARCELAS CONSIGNADO - RESCISÃO

Para que seja garantida a legalidade do débito limitado a 30% do líquido para desconto do  saldo devedor para quitação do empréstimo, o cadastro da verba de desconto de empréstimo consignado rescisão na rotina de Verbas pelo caminho  >Atualizações >Definições de cálculos >Verbas, ela deve estar com o campo Emp. Cons. com SIM:

Figura 05 - Cadastro de Verbas


O mnemônico P_PERCONS deve estar preenchido com o percentual a ser descontado na rescisão, para isso, valide na rotina Mnemônicos pelo caminho >Atualização >Definição de cálculos >Mnemônicos:

mceclip2.pngFigura 06 - Cadastro de Mnemônicos

DICA: Para conhecer em detalhes esta funcionalidade clique aqui!


HABILITAÇÃO DE MULTIPLAS FILIAIS PARA IMPORTAÇÃO DE PARCELAS CONSIGNADO

Importante habilitar o parâmetro (MV_IMPMFIL) que deverá possuir valor igual a .T., possibilitando assim a ativação da rotina de Importação para Múltiplas filiais no processo de integração de parcelas com a folha mensal. Uma vez que o parâmetro é ativado, será possível escolher as Filiais que se deseja buscar as parcelas e realizar a importação para várias ao mesmo tempo. Para este caso, irá aparecer a tela de seleção de Filial antes da tela de seleção de parcelas e logo após selecionar será possível selecionar o período do movimento da folha a ser importado.

Importante ressaltar que por padrão este parâmetro estará desabilitado (setado como .F.) sendo que assim a importação atual seguirá apenas para os funcionários da filial logada.


Figura 07 - Acesso ao programa

Figura 08 - Seleção da localização do parâmetro 


Figura 09 - Busca do parâmetro

Figura 10 - Seleção do parâmetro

Figura 11 - Edição do parâmetro

Figura 12 - Exemplo do impacto do parâmetro na Rotina de Import. Parcelas com as Filiais.

É possível selecionar todas as parcelas/filiais ou apenas uma ou mais, conforme necessidade do analista. Existem diferentes tratamentos para diferentes situações que podem ocorrer durante a utilização dessa rotina:


03. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do Protheus são utilizadas nesse projeto:

    • S137 - Manutenção de Tabelas
    • SRV - Verbas


04. LINKS ÚTEIS