Árvore de páginas

Conceito da composição das datas (original, paradas e execução) em uma ordem de serviço.

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

Todas

Ocorrência:

Conceito da composição das datas (original, previsão e real de paradas, prevista e real de execução) em uma ordem de serviço (O.S).

Ambiente:

Todas

Passo a passo:

Basicamente em uma O.S. é possível controlar o tempo de parada previsto e realizado do equipamento, tempo de execução previsto e realizado da manutenção, data em que deveria ocorrer a manutenção, chamada de Data Original.

São eles:

  • Data Original (TJ_DTORIGI): Data original é a data em que deveria ocorrer a manutenção com base na data da última ocorrência (O.S. executada). São considerado dias contínuos, ou seja, desprezando qualquer feriado, exceções de calendário ou dias não uteis.

Exemplo: Considerando uma manutenção preventiva com periodicidade de 1 mês e sendo executada pela ultima vez em  .

 

Projeção da Manutenção10/0310/0410/0510/06
Dias da SemanaSexta-feiraSegunda-FeiraQuarta-FeiraSábado

Seguindo no exemplo acima, podemos afirmar que as datas apresentadas corresponde a data original da O.S., ou seja, datas em que deveria ocorrer a manutenção.

Supondo que no dia 10/06 seja um dia não útil, teremos a atuação do sistema mudando a data prevista inicio, podendo antecipar ou adiar conforme cadastro da manutenção (TF_NAOUTIL).



  • Tempo de Parada Previsto do Equipamento: Corresponde ao tempo previsto e necessário de parada do equipamento para inicio da manutenção até o retorno do mesmo em operação.


Ao gerar a O.S. o sistema verifica no cadastro na manutenção (STF) se existe a necessidade de parada do equipamento (TF_PARADA), caso sim, verifica o período de parada que antecede e/ou seja posterior ao tempo previsto de execução da manutenção.

Exemplo: Em uma caldeira, para que seja realizado a manutenção preventiva com previsão de execução de 2 (duas) horas, será necessário o seu desligamento com antecedência bem como após o termino da manutenção o equipamento necessita de um tempo para aquecimento até retornar a operação normal.
Seguindo o exemplo acima, supondo que o tempo previsto para a execução da manutenção corresponde ao período das 8h ás 10h de um determinado dia e necessita de 1h para resfriar e 2h para o seu aquecimento. O sistema automaticamente gravará como tempo de parada prevista das 7h ás 12h.

Campos relacionados:TJ_DTPPINI, TJ_HOPPINI, TJ_DTPPFIM, TJ_HOPPFIM.


 

  • Tempo de Parada Real do Equipamento: Corresponde ao tempo em que o equipamento realmente ficou parado, ou seja, desde o início da execução da manutenção ou falha até o retorno para sua atividade produtiva ou operacional. Com base nesta informação o sistema poderá apresentar o prejuízo com lucro sessante.


Dependendo da configuração é possível que impacte nos indicadores de Disponibilidade, Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) e Tempo Médio Para Reparo (MTTR).
Esta informação da parada do equipamento poderá ser informada manualmente ao realizar a finalização da O.S.

Campos relacionados:: TJ_DTPRINI, TJ_HOPRINI, TJ_DTPRFIM, TJ_HOPRFIM.


 

  • Tempo Previsto para Execução da Manutenção: Corresponde ao tempo previsto em que o equipamento ficará em manutenção, ou seja, é o tempo compreendido entre a menor data e hora até a maior data e hora dos insumos previstos na O.S. (STL).

 

Exemplo: Tempo Previsto para Execução da Manutenção
Tipo de Insumo

Quantidade


Data Previsto Inicio

TJ_DTMPINI

Hora Previsto Inicio

TJ_HOMPINI

Data Previsto Fim

TJ_DTMPFIM

Hora Previsto Fim

TJ_HOMPFIM

Mão de Obra4H 08:00 12:00
Ferramenta1H   08:00   09:00
Terceiro2H   13:00   15:00

No exemplo acima podemos concluir que o tempo previsto para execução da manutenção corresponde a 10/02/2017 as 08:00 até 10/02/2017 as 15:00.

Campos relacionados: TJ_DTMPINI, TJ_HOMPINI, TJ_DTMPFIM, TJ_HOMPFIM


  • Tempo Real para Execução da Manutenção: Corresponde ao tempo real em que o equipamento ficou em manutenção, ou seja, é o tempo compreendido entre a menor data e hora até a maior data e hora dos insumos realizados na O.S. (STL).

Com base nesta informação o sistema calculará os indicadores de Disponibilidade, Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) e Tempo Médio Para Reparo (MTTR).

Exemplo: Tempo Real para Execução da Manutenção
Tipo de Insumo

Quantidade


Data Previsto Inicio

TJ_DTMRINI

Hora Previsto Inicio

TJ_HOMRINI

Data Previsto Fim

TJ_DTMRFIM

Hora Previsto Fim

TJ_HOMRFIM

Mão de Obra4H 08:00 12:00
Ferramenta1H   08:00   09:00
Terceiro2H   13:00   15:00

No exemplo acima podemos concluir que o tempo real para execução da manutenção corresponde a 10/02/2017 as 08:00 até 10/02/2017 as 15:00.

Campos relacionados:: TJ_DTMRINI, TJ_HOMRINI, TJ_DTMRFIM, TJ_HOMRFIM.