Árvore de páginas


Atenção

Essa funcionalidade está em construção e será liberada em breve.

01. VISÃO GERAL


O Rateio por Evento (CTBA270) foi projetado para aprimorar a gestão dos rateios em seu ambiente. Agora, você pode cadastrar novas regras de rateio não apenas com base na Origem e na Partida, mas também utilizando um novo campo, chamado "Evento de Rateio". Ele oferece uma abordagem mais simplificada para definir origens e destinos de rateio.

Na rotina de cadastro de regras de rateio por evento é possível definir critérios precisos para a distribuição de valores, permitindo uma configuração personalizada com base em diferentes eventos contábeis. Além disso, ela oferece transparência e rastreabilidade aprimoradas, permitindo o registro e a consulta detalhada das regras cadastradas. 



02. PRIMEIROS PASSOS

02.1. REQUISITOS MÍNIMOS

02.1.2. DICIONÁRIOS:

No rateio utilizaremos a nova tabela QLL, confira se o dicionário de dados de seu ambiente já possuí essas tabelas antes de acessar a nova rotina de Rateio por Evento.


02.1.3. PORTA MULTI PROTOCOLO

Para a utilização do novo Rateio por Evento é necessária a ativação da porta multi protocolo no appserver.ini do seu ambiente Protheus.

        • Na seção GENERAL, deve-se incluir a chave “App_Environment”, cujo valor deve ser o nome do ambiente que os serviços rodarão. 
        • Na seção DRIVERS,  deve-se habilitar a porta multiprotocolo na chave “MultiProtocolPort” com o valor = 1.
        • Por padrão a conexão SSL está ativa na porta multiprotocolo, os detalhes das configurações estão disponíveis na documentação Application Server - Porta Multiprotocolo. Para desabilitar a conexão por SSL é necessário informar a chave “MultiProtocolPortSecure = 0”

Para mais informações sobre essa configuração acesse a página Application Server - Porta Multiprotocolo.

Exemplo:



03. POSTGRESQL

Caso esteja utilizando banco de dados Postgres confira se sua fonte de dados ODBC está configurada corretamente conforme a documentação:


É necessário habilitar a chave chave MemoInQuery no DBAccess.ini


Essas configurações são essenciais para o correto funcionamento do Rateio-por evento em ambientes que utilizam banco de dados PostgreSQL.



03. CONFIGURANDO AS REGRAS DE DE/PARA (Opcional)

No menu "Regras de De/Para", é possível cadastrar regras que serão aplicadas no processo de Rateio por Evento. Essas regras constituem um cadastro independente do rateio, proporcionando a flexibilidade de utilizar normas específicas conforme os parâmetros fornecidos.

Este cadastro permite associar ou mapear dados de uma origem para um destino específico. Esse tipo de cadastro é útil em diversos contextos para estabelecer correspondências entre diferentes entidades, exemplo: Quando o centro de custo for 123456789 altera a conta contábil para 222333444555. Essas regras podem ser aplicadas nos itens de contrapartida do Rateio, permitindo estabelecer relações entre diferentes entidades.




03.1. INCLUINDO UMA REGRA DE DE/PARA

Acesse a opção de "Regras de De/Para" no menu lateral esquerdo.

Temos três tipos de regras de De/para, simples, composta e avançada:


Simples:

A regra simples consiste em definir uma entidade de origem juntamente com seu destino correspondente, ambos possuindo valores fixos.

    1.  
  1.  
    1. Composta:
    2. A regra avançada oferece a capacidade de configurar distintos intervalos de posições, adaptando-se ao tamanho do campo de entidade escolhida.
    3. A possibilidade de informar uma condição específica pode ser exemplificada da seguinte maneira:
    1. Origem: 
    2. Posição: 1;5
    3. Conteúdo: 00000
    4. Nesse contexto, o sistema realizará uma busca na entidade "Centro de Custo" por todos os valores em que os cinco primeiros dígitos começam com "0000". Se apenas um registro atender a essa condição, o sistema indicará que os dados foram validados com sucesso. Entretanto, se houver mais de um registro, uma tela será aberta, permitindo que o cliente decida entre manter todos os registros que atendem à condição ou filtrar um registro específico. Se a opção for "Manter", a regra será aplicada a todos os centros de custo em que os cinco primeiros dígitos começam com "0000". Caso a escolha seja "Escolher Registro", outra tela será disponibilizada para a seleção da entidade desejada, com os dados já filtrados de acordo com o conteúdo informado.

Destino:

    1. Posição: 1;3-4;7
    2. Conteúdo: 000-0000
    3. No caso do "Destino", o sistema procurará na entidade "Conta Contábil" por todos os valores em que os três primeiros dígitos começam com "000" e entre o quarto e o sétimo dígito começam com "0000". Se a condição for atendida e houver apenas um registro que satisfaça essa condição, o sistema informará que os dados foram validados com sucesso. Caso mais de um registro seja encontrado, uma tela será aberta, solicitando que o cliente defina uma entidade específica. Nesse caso, é necessário escolher um registro. (Os dados já estarão filtrados de acordo com o conteúdo informado).
    4. É importante destacar que, no "Destino", a entidade deve ser definida corretamente, sendo necessário que o cliente selecione o registro desejado para que o processo de substituição de valor ocorra conforme o esperado.


    1. Avançada:
    2. A regra avançada oferece a capacidade de configurar distintos intervalos de posições na origem, adaptando-se ao tamanho do campo de entidade escolhida. Já no destino pode-se fixar os primeiros dígitos e buscar o restante da entidade através do código de evento selecionado no cadastro da regra de rateio.
    3. A possibilidade de informar uma condição específica pode ser exemplificada da seguinte maneira:
    1. Origem: 
    2. Posição: 4;4
    3. Conteúdo: 1
    4. Nesse contexto, o sistema realizará uma busca na entidade "Centro de Custo" por todos os valores em que o quarto dígito seja "1". Se apenas um registro atender a essa condição, o sistema indicará que os dados foram validados com sucesso. Entretanto, se houver mais de um registro, uma tela será aberta, permitindo que o cliente decida entre manter todos os registros que atendem à condição ou filtrar um registro específico. Se a opção for "Manter", a regra será aplicada a todos os centros de custo em que o quarto dígito seja "1". Caso a escolha seja "Escolher Registro", outra tela será disponibilizada para a seleção da entidade desejada, com os dados já filtrados de acordo com o conteúdo informado.

Destino:

    1. Posição: 1;4
    2. Conteúdo: 4102
    3. No caso do "Destino", o sistema procurará na entidade "Conta Contábil" por todos os valores em que os quatro primeiros dígitos começam com "4102". Ao aplicar o de/para o sistema irá complementar o código da conta contábil com os caracteres restantes da entidade buscando através do cadastro de evento de rateio selecionado.

03.2. ALTERANDO OU EXCLUINDO UMA REGRA DE DE/PARA

Caso seja necessário excluir ou alterar uma regra cadastrada clique nos 3 pontinhos disponível na lateral esquerda da tabela e escolha uma das opções




04. NOVO CADASTRO DE RATEIO POR EVENTO (CTBA270)

Introdução:
O Cadastro de Rateio por Evento apresenta uma nova funcionalidade que proporciona maior flexibilidade e precisão na gestão de rateios em nosso sistema. É possível criar regras personalizadas, associando uma origem e destino específicos ou configurando com base em eventos de rateio.

Para facilitar ainda mais a gestão, oferecemos a funcionalidade de importação de um arquivo .csv, contendo todo o registro de rateio previamente configurado. Essa facilidade permite uma abordagem eficiente para trabalhar com grandes conjuntos de dados de rateio.

04.1. INCLUINDO UMA NOVA REGRA DE RATEIO

Princípios da funcionalidade

Na rotina Novo Rateio por Evento (CTBA270) estão disponíveis:

      • Dados do cabeçalho: Código do rateio (Automático), Descrição, Tipo (Movimentos Mês ou Saldo Acumulado), Percentual base e Bloqueado;
      • Dados de origem: Entidades contábeis utilizadas na composição do saldo a ser rateado.
      • Dados de partida: Entidades contábeis utilizadas na partida do lançamento de rateio que será gerado.
      • Dados de destino: Entidades contábeis, percentuais e valores com os quais serão gerados os lançamentos do rateio.

No Grupo de Rateio serão utilizados os tipos de rateio para definir as informações deste cadastro, conforme:

Origem:
Definem a quantidade de cadastros de rateios que serão gerados e que irão compor as entidades que definem o saldo a ser rateado.
Como para cada origem é necessário 01 (um) cadastro de Rateio por Evento, para cada combinação do tipo origem será gerado um cadastro de rateio.

Para cadastrar o Rateio por Evento (CTBA270) acesse: Contabilidade Gerencial> Atualizações> Rateios> Rateios Off-line>Rateio por Evento

Neste exemplo estamos usando duas entidades.
Podemos combinar todas as entidades de origem ao cadastrar o rateio: Conta Contábil, Centro de Custo, Item Contábil, Classe de Valor e Entidades Adicionais.
Para incluir o Rateio Off-line (CTBA280) ou Rateio Off-line Combinações (CTBA281) a tabela CTQ (Rateio Off-Line) deverá conter a chave de combinações de entidades de origem, isto é, de onde extrairá o saldo das Tabelas CQ's.

.


Partida:

Definem as linhas de lançamentos do Rateio por Evento.
Através da combinação entre cadastro do tipo destino, para cada entidade contábil, determinará a quantidade de linhas de detalhe, as entidades contábeis utilizadas e seus respectivos percentuais de rateio.

Escolha uma ou mais entidades para continuar.


Rateios do mesmo tipo

Da combinação entre rateios do mesmo tipo será gerada uma matriz de entidades, cuja estrutura será o produto cartesiano da combinação entre as entidades individuais de cada grupo.


Itens de Contra-Partida:
Aqui, são detalhadas todas as entidades relacionadas às Contra-Partidas que serão geradas no rateio, abrangendo elementos como Conta Contábil, Centro de Custo, e outros similares. Inclua um ou mais itens para continuar.


Caso não seja informado a entidade contábil obrigatória, é exibido uma mensagem de atenção informando ao usuário que estão faltando dados.

É permitido a confirmação do cadastro de Rateio por Evento (CTBA270) mesmo com inconsistências.

Isso porque o usuário pode efetuar um Rateio Off-line por combinações (CTBA281) e informar as entidades contábeis obrigatórias nesta rotina.

Porém o recomendado é que as inconsistências sejam corrigidas já no cadastro de Rateio por Evento. 

Essas definições proporcionam uma visão abrangente e organizada das informações necessárias ao realizar a inclusão de dados no sistema. Certifique-se de preencher adequadamente cada seção de acordo com as especificações do seu processo contábil.



04.2. UTILIZANDO O NOVO CAMPO DE EVENTO DE RATEIO

Na rotina de Rateio por Evento introduzimos um novo campo de "Evento de Rateio", utilizando a rotina CTBA111 como facilitador para o Cadastro de Rateio por Evento. O funcionamento desse campo é detalhado da seguinte maneira:

                     1. Acesso à Rotina CTBA111:

Inicie a rotina CTBA111 para realizar o cadastro.

2. Inclusão de Evento de Rateio:

Ao adicionar um evento de rateio, você encontrará as seguintes opções:

Origem:

Entidades de origem referem-se a lançamentos contábeis considerados para a geração dos rateios.
Campo "Ent. Base": Representa os lançamentos que serão considerados como origem. Por exemplo, ao selecionar 1-Débito, todos os campos relacionados a Débito serão utilizados como origem, como Conta Débito, Centro de Custo Débito, entre outros.

Partida:

Entidades de partida são os lançamentos contábeis contra a origem, considerados para a geração dos rateios.
Campo "Ent. Base": As informações de partida são o oposto da origem. Utilizando o exemplo acima, todos os registros de débito representam a origem, enquanto as informações de crédito representam a partida. Exemplo: Conta Crédito, Centro de Custo Crédito, etc.
Campo "Cod. Rateio": Código do Evento de Rateio que utilizará o Evento de Rateio para Origem e Partida.

Observação:

As informações de Contra-Partida permanecerão sendo informadas no Cadastro de Rateio Off-line (CTBA280). Não houve alterações para esses itens.


Essa implementação visa simplificar e otimizar o processo, proporcionando maior controle e eficiência na gestão de eventos de rateio. Certifique-se de seguir essas orientações ao utilizar o novo campo de evento de rateio.

Exemplo de Utilização:


Explicação:

Ent. Base = Débito - Os lançamentos de origem levarão em conta os lançamentos contábeis a débito.

Conta Débito = 1101001 – Conta Contábil que será verificada para rateio.

C Custo Deb = 01001 – Centro de Custo que será verificado para rateio.

Conta Credit = 1110210 – Conta Contábil que será utilizada como Partida nos lançamentos de rateio.

C Custo Crd = CC000008 – Centro de Custo que será utilizado como Partida nos lançamentos de rateio.




04.3. IMPORTANDO UM ARQUIVO DE RATEIO

Caso necessário é possível importar um arquivo .csv com todos os dados de rateio. Para isso clique no botão 'Importar Arquivo' e escolha o arquivo a ser importado.


Em caso de divergência no arquivo, o processo de rateio é acionado, e o botão 'Log' é habilitado, fornecendo detalhes sobre os problemas encontrados.


Acesse o link abaixo para fazer o download de um arquivo .csv de exemplo, seguindo o formato correto que deve ser empregado.

[CQT_PECEN]-ctba270_OK.csv



04.4. IMPORTANDO ITEMS NA TELA DE CONTRA-PARTIDA DO RATEIO


Se necessário, o sistema também oferece a opção de importar itens de Contra-Partida do rateio. Basta clicar na opção 'Importar' e selecionar o arquivo desejado para importação. Em situações em que houver divergências no arquivo, o botão 'Log' será habilitado para fornecer detalhes sobre os problemas identificados. Essa funcionalidade facilita a entrada eficiente de dados, garantindo que eventuais incongruências sejam identificadas e comunicadas de maneira transparente por meio do registro de log.



04.5. APLICANDO UMA REGRA DE DE/PARA NO ITENS DE CONTRA-PARTIDA DO RATEIO


Na tela de Itens de Contra-Partida, você encontrará o botão 'Aplicar-De-Para'. Essa opção valida os cadastros de De/Para armazenados no sistema, na tabela QLL. Se for identificada uma regra que atenda a uma entidade de origem, uma nova tela será aberta, permitindo que o cliente selecione qual regra de De/Para deseja aplicar. Essa funcionalidade oferece um meio eficiente de gerenciar e aplicar regras personalizadas, proporcionando flexibilidade e controle ao usuário.

No exemplo fornecido, o centro de custo informado no item 004 é 000000003. Para este centro de custo, foi identificada uma regra de De/Para avançada no sistema. De acordo com essa regra, quando os 5 primeiros dígitos da entidade de origem forem "00000", a conta contábil deve ser alterada para "00000000000000000102".

Ao selecionar e aplicar essa regra, o sistema preenche automaticamente a conta contábil do item 004 com o valor correto, conforme definido na regra de De/Para.

Essa funcionalidade demonstra como o sistema utiliza as regras cadastradas para efetuar alterações dinâmicas nos dados, proporcionando uma gestão eficaz e personalizada dos registros.



05. PARAMETRIZAÇÃO DA ROTINA DE RATEIO OFF-LINE (CTBA280)

Data de Referência - Os lançamentos contábeis de rateio serão gerados com a data que se especifica neste parâmetro.

Grupo de características do lançamento contábil de rateio - Nestes parâmetros o usuário indica as características que os lançamentos de rateio gerados terão.

Número do Lote?

Número do Sub-Lote?

Número do Documento?

Cod. Hist. Padrão? O usuário deve possuir cadastro de histórico padrão como precondição para usar este parâmetro.

Cadastro de Rateios - Permite indicar quais cadastros rateio serão usados.

Do Rateio?| Até o Rateio? 

Grupo Moedas  

Moedas? (Todas|Específica)
Todas - Os lançamentos contábeis de rateio serão gerados para todas as moedas.
Específica - Os lançamentos contábeis de rateio serão para uma moeda escolhida no parâmetro 'Qual Moeda?'.

Qual Moeda? Moeda para gerar os lançamentos contábeis de rateio caso selecionado o parâmetro anterior Moedas = Específica.

Tipo de Saldo? Tipo de Saldo dos lançamentos contábeis de rateio.

Seleciona Filiais (Sim|Não)

Filial de? | Filial até?

Atualiza Saldo?(No Final | Durante)
No Final.- Realiza o reprocessamento de saldos contábeis (CTBA190) após gerar os lançamentos contábeis de rateio na filial corrente.
Durante.- Atualiza os saldos dos lançamentos contábeis durante o processamento de rateio.

Observações

    • A rotina Rateio Offline(CTBA280) não realiza controle de execuções num período dado. Se o usuário realizar n execuções num período, a rotina gerará os lançamentos de rateios para cada execução.
    • Os rateios são realizados pelos saldos da entidade nas tabelas CQ's, não pelo lançamento realizado na CT2. 
    • Se o cadastro de rateio considerar o 'Tipo = Movimento mês' o rateio será feito sobre o saldo da entidade no mês da data de referência.
    • Se a fórmula de rateio considerar o 'Tipo = Saldo acumulado' o rateio será feito sobre o saldo da entidade até o mês da data de referência.



05.1. EXECUTAR O RATEIO OFF-LINE (CTBA280) ou RATEIO OFF-LINE COMBINAÇÕES (CTBA281):


Exemplo:

A pré-condição é a conta de origem possuir saldo nas tabelas CQ's.
Após executados os processos de rateio (CTBA280 ou CTBA281) serão gerados os lançamentos.

lan_amentorateado.jpg


Importante

Em caso de utilização de entidades contábeis que estão configuradas para que seja obrigatório seu uso em conjunto com outras entidades, é importante que o usuário também informe essas entidades no cadastro de rateio para evitar inconsistências ao gerar os lançamentos de rateio na rotina CTBA280.


Exemplo:

Conta contábil configurada para ser utilizada obrigatoriamente com um centro de custo.

Cadastro de rateio off-line com a entidade obrigatória preenchida.





06. TABELAS UTILIZADAS

  • QLL - Regra de De/Para do Rateio por Evento
  • CTQ - Rateio Off-Line
  • CQ1, CQ2, CQ3, CQ4, CQ5 - Tabelas de Saldos