Projeto de Inovação

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

TOTVS Educacional

Módulo:

Pesquisa, Extensão e Inovação

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Projeto de Inovação

Projeto de Inovação

Cadastros Iniciais:

Cadastro de Pessoa

Requisito (ISSUE):PCREQ-5447

País(es):

Brasil

Tabelas utilizadas:

SINOVINVENTO, SINOVINVENTOR, SINOVINVENTOTIPOPROGRAMA,

SINOVINVENTOAPLICACAO, SINOVPARECER, SINOVPROTOCOLO, PPESSOA

Versões/Release:

12.1.8

Descrição

O projeto de inovação permite ao usuário gerenciar (solicitar, aprovar e registrar) as atividades de inovações tecnológicas, podendo ser classificados em Cultivares/Biológicos, Desenho, Engenharia,  Marcas, Obras literárias e Software.

Pré-requisitos para utilizar o projeto de inovação

Procedimento para Utilização

O usuário deverá iniciar o projeto de inovação escolhendo a opção "Educacional | Inovação, Pesquisa e Extensão | Projeto de Inovação | Projeto de Inovação". Ao selecionar essa opção será aberto um formulário com o código do usuário logado e a data corrente. Nele deverão ser informados os dados do invento e dos inventores da tecnologia. Após registrar o processo o fluxo avançará para a atividade "Avaliar Invento", onde um usuário vinculado ao papel "Inovação" terá duas opções:

  • Avançar para a atividade "Invento Aprovado".
  • Avançar para a atividade "Invento Reprovado", onde o invento será reprovado e o fluxo finalizado.

Na etapa "Invento Aprovado" será verificado o valor do campo "Inventor independente", existente no formulário de cadastro. Se ele estiver desmarcado o fluxo avançará para a atividade "Assinar Declaração de Inventores e/ou Contrato", porém, se o campo estiver marcado o fluxo será encaminhado para a atividade "Elaborar Contrato", onde um usuário vinculado ao papel "Contrato" irá elaborar o contrato para inventores independentes. Esse processo pode ocorrer quantas vezes forem necessárias, até que o contrato esteja de acordo com o solicitado.

Após a criação do contrato ele será anexado ao processo e o fluxo avançará para a atividade "Avaliar Contrato", onde um usuário vinculado ao papel "Inovação" irá verificar se o contrato está condizente para assinatura do inventor. Esse processo pode ocorrer quantas vezes forem necessárias, até que o contrato esteja de acordo com o solicitado. Passando por essa avaliação o fluxo será encaminhado para a atividade "Assinar Declaração de Inventores e/ou Contrato", que será assumida pelo inventor que iniciou o processo. Se ele for um inventor independente o contrato e a declaração de inventores deverão ser assinados, porém se o inventor não for independente será necessário assinar apenas a declaração de inventores. Assim que a declaração de inventores for assinada o fluxo avançará para a atividade "Avaliar Documentação (Inovação)", onde o usuário vinculado ao papel "Inovação" irá avaliar a documentação e definirá se ela está pertinente. Ele terá três opções:

  • Avançar para a atividade "Avaliar Documentação (Gestor)".
  • Avançar para a atividade "Solicitar Pedido de Reconsideração", caso a documentação seja reprovada.
  • Avançar para a atividade "Solicitar Documentação para Depósito".

Na etapa "Avaliar Documentação (Gestor)" um usuário vinculado ao papel "Gestor de processo" irá avaliar toda a documentação e definirá se ela está pertinente. Caso ela seja aprovada, o fluxo será encaminhado para a atividade "Solicitar Documentação Para Depósito", caso contrário o fluxo avançará para a atividade "Solicitar Pedido de Reconsideração". Na etapa "Solicitar Pedido de Reconsideração" o inventor que iniciou o processo irá avaliar as considerações pela reprovação da documentação e realizará os ajustes necessários para solicitar nova avaliação. Após avaliar a documentação na etapa "Avaliar Pedido de Reconsideração", o usuário vinculado ao papel "Gestor de processo" terá três opções:

  • Retornar para a atividade "Solicitar Pedido de Reconsideração".
  • Avançar para a atividade "Processo Arquivado", onde o processo será arquivado e o fluxo finalizado.
  • Avançar para a atividade "Solicitar Documentação para Depósito".

Na etapa "Solicitar Documentação para Depósito" o usuário, vinculado ao papel "Inovação", indicará ao solicitante a documentação necessária para realizar o depósito. Assim que documentação for indicada, o fluxo será encaminhado para a atividade "Providenciar Documentação Para Depósito". Nessa etapa o inventor que iniciou o processo deverá providenciar toda documentação para realizar o depósito do invento. Esse processo pode ocorrer quantas vezes forem necessárias, até que a documentação esteja de acordo com o solicitado. Após providenciar a documentação o fluxo avançará para a atividade "Analisar Documentação", onde u usuário vinculado ao papel "Inovação" deverá verificar a documentação entregue. Assim que a análise chegar ao fim o usuário terá duas opções:

  • Retornar para a atividade "Providenciar documentação para depósito".
  • Avançar para a atividade "Reunião Para Elaboração do Relatório".

Na etapa "Reunião Para Elaboração do Relatório" o inventor que iniciou o processo deverá convocar uma reunião com os interessados. Após a elaboração do relatório o fluxo deverá seguir para a atividade "Registrar/Manter INPI". Nessa etapa o usuário vinculado ao papel "Inovação" deverá preencher os dados referentes aos protocolos do INPI. Assim que esses protocolos forem preenchidos, o usuário terá duas opções:

  • Avançar para a atividade "Agendar Vencimentos".
  • Finalizar o fluxo.

Na etapa "Agendar Vencimentos" o usuário vinculado ao papel "Inovação” poderá finalizar o processo ou criar dados de alerta (Atividades Ad-Hoc), assim serão geradas novas tarefas para o responsável ficar ciente dos compromissos futuros para as patentes. Assim que todos os responsáveis concluírem suas tarefas o fluxo poderá ser finalizado.

Cancelamento do processo no Fluig

Caso o processo no Fluig seja cancelado, a solicitação de registro receberá o status de "Cancelada", mas não será excluída da base de dados do TOTVS Educacional.