Páginas filhas
  • Recebimento de Fretes - RPA

Objetivo

Registrar as informações necessárias para contabilização, apropriação fiscal e pagamento ao transportador autônomo, referente às despesas com fretes das compras efetuadas pela empresa. Este processo tem suporte a impostos exclusivos de transportadores autônomos, como o INSS e o SEST-SENAT.

Registro

O registro das informações referentes aos fretes deverá ser efetuado através do SUP9220 (Recebimento - Dados do Recibo de Pagamento a Autônomo), que possui todas as funções necessárias para controle destes documentos.

Impressão

A impressão do recibo de pagamento de autônomo poderá ser realizada pelo SUP34200.

Contabilização

A contabilização dos fretes pode ser efetuada de forma manual, através do SUP1440 (Recebimento de Materiais – Contabilização – Movimentação – Consulta/Manutenção) ou de forma automática, através do SUP1430 (Recebimento de Materiais – Movimentação – Contabilização Automática).

Um conhecimento de frete somente será contabilizado se o mesmo não possuir pendências fiscais (erros), salvo se os mesmos forem assumidos.

Pagamento

O pagamento dos valores referentes ao frete será efetuado após a integração com o sistema de Contas a Pagar. Esta integração é realizada através do CAP0020 (Recebimento de Materiais - Atividades Diárias - Movimentação - Gera Contas a Pagar).