Árvore de páginas

Emissor do Danfe em PDF - FT0527

Visão Geral do Programa

Esta função visa imprimir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), permitindo acobertar os itens transportados. Mais detalhes estão disponíveis no conceito DANFE.

Diferentemente dos outros programas de impressão de notas fiscais, o Danfe poderá ser emitido em quantas folhas forem necessárias para a descriminação de mercadorias, desde que apresente todas as informações obrigatórias pré-definidas pelo Sefaz.

Depois da impressão do Danfe, a nota fiscal eletrônica passa a apresentar a situação como "Impressa'.

O Danfe possui um leiaute padrão para emissão, definido no Anexo II do Ato COTEPE/ICMS N 72/05, mas mediante autorização da unidade de federação poderão ser solicitadas alterações de leiaute para adequação as operações da empresa. A única condição é que devem ser mantidos os campos obrigatórios definidos pela legislação. Fica sob-responsabilidade da empresa solicitar a autorização de alteração nos leiautes de impressão do DANFE, bem como a implementação das alterações solicitadas.

Os clientes que possuem o Dataviewer na versão 3.0 ou superior podem efetuar alterações no layout do DANFE, desde que as alterações sejam previamente autorizadas pela SEFAZ de sua unidade de federação.

Importante:

Quando a situação da nota estiver com o tipo de emissão de contingência, e ainda não tiver sido impressa, sua impressão será permitida e no espaço reservado para as Informações Adicionais será impressa a mensagem: "DANFE emitido em contingência". Esta situação se dá quando a Sefaz não está com o serviço disponível para a aplicação de transmissão da NF-e enviar o XML da nota fiscal eletrônica.

Quando terminada a contingência, é obrigatória a transmissão das NF-es correspondentes aos DANFEs emitidos na situação de contingência para a Sefaz-Origem.

Tela Emissor do Danfe em PDF – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permitir realizar a emissão do Danfe no formato .PDF.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Código do estabelecimento responsável pelo Danfe a ser emitido.

Nota:

Selecionando o número da nota fiscal eletrônica, o sistema fornecerá essa informação automaticamente. 

Série

Série da nota fiscal eletrônica a ser considerada para emissão do Danfe.

Nota:

Selecionando o número da nota fiscal eletrônica, o sistema fornecerá essa informação automaticamente.  

Nr Nota Fiscal

Faixa de números das notas fiscais eletrônicas a serem consideradas para emissão do Danfe. 

Embarque

Faixa de embarques que deverão ser considerados na seleção das notas fiscais a serem consideradas para emissão do Danfe. 

Nr Cópias

Número de cópias para impressão de cada Danfe.

Nota:

Este permite a impressão de notas em Contingência FS e FS-DA em duas vias (ou mais).

Usuário

De qual usuário se deseja imprimir os DANFEs.

Nota:

O usuário A gerou as notas 1,3,5 e 8 enquanto o usuário B gerou as notas 2, 4, 6 e 7. Imprimindo a faixa de notas de 1 a 8 e informando o usuário A, o programa imprime os DANFEs apenas das notas 2, 4, 6 e 7.

Impressão

Quando assinalado, indica que o processamento será de impressão do Danfe. 

Reimpressão

Quando assinalado, indica que o processamento será de reimpressão do Danfe.


Tela Emissor do Danfe em PDF – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar as informações da Danfe.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Gera DANFE a partir do XML

Quando assinalado, determina que o Danfe deve ser reimpresso a partir do arquivo XML enviado a Sefaz, que tenha sido retornado assinado (autorizado). Caso não assinalado, o Danfe é reimpresso a partir das informações disponíveis no sistema.

Nota:

Caso não assinalado, pode haver divergências nas informações do XML enviado a Sefaz e do Danfe reimpresso. Isso pode ocorrer quando efetuado manutenção em alguma informação que é utilizada pelo Danfe entre o momento da emissão da NF-e e o momento da reimpressão do Danfe.

Esse campo somente é habilitado quando selecionada a opção Reimpressão na pasta Seleção.

Repositório Arquivos XML

Inserir o caminho do repositório no qual estão disponíveis os arquivos XML a serem considerados para reimpressão do Danfe.

Nota:

Inicialmente esse campo sugere o diretório de histórico onde os XML do estabelecimento estão armazenados, podendo ser alterado caso necessário.

Os XMLs salvos nos diretório informado, devem ser os que foram retornados e assinados pela Sefaz, ou seja, somente XMLs autorizados pela Sefaz serão utilizados como base para a reimpressão do Danfe.

Para que o sistema possa efetuar essa sugestão do diretório de histórico, é necessário que o estabelecimento seja informado na pasta Seleção.

Esse campo somente é habilitado quando assinalado a opção Gera Danfe a partir do XML estiver assinalada.

Existem algumas regras que precisam ser atendidas para que o DANFE seja impresso. Quando essas não são atendidas, mesmo que o XML seja encontrado no diretório informado, o DANFE não será impresso. São as seguintes:

  • Se o tipo de emissão for “Normal” e a situação da nota não for “Uso Autorizado “;

  • Se o tipo de emissão for igual a “Contingência EPEC” e a situação da nota é diferente de “EPEC recebido pelo SCE” e diferente de “Uso Autorizado”

  • Se o tipo de emissão for diferente de “Normal” e diferente de “Contingência EPEC” e a situação da nota é igual a “Documento Rejeitado”.

Nas situações citadas acima, o DANFE NÃO será impresso, mesmo que o XML esteja no diretório informado.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Série x Estabelecimento (FT0114)