Índice:


       

Objetivo:


          O objetivo desse documento é esclarecer o funcionamento do recurso Regras de Exclusão, disponível para Conexões de Destino dos tipos Banco de Dados ou DataServer.

Introdução:


         Para habilitar a aba "Regras de Exclusão", deve ser marcada a opção "Permitir a exclusão dos registros" na configuração da Conexão de Destino.

         A Regra de Exclusão serve para definir quais campos preenchidos com determinado valor não serão executados pelo Conceito.

         Por exemplo, para uma conexão de Destino DataServer, posso usar a Regra de Exclusão para não inserir os registros da origem com descrição igual a "1234", ou até mesmo deletar da conexão de destino os registros com esse mesmo valor.

Exemplo:


         Ao marcar a propriedade "Excluir os dados de acordo com a seguinte regra", serão habilitados os recursos "Valor do Campo" e "Campos de Controle" para edição.

Valor do Campo: Onde será digitado o texto a ser aplicado pela regra de exclusão.

Campos de Controle: Campos que irão validar o texto digitado em Valor do Campo.


         No exemplo, foram utilizados campos da tabela TUND, informados na Conexão de Origem de um Arquivo TXT.

LJOST;desc;0
BRUMA;1234;0
NISTA;1234desc;0

         Dessa forma, de acordo com a regra imposta, somente os registros de código NISTA e LJOST serão importados, uma vez que a regra será aplicada apenas quando a descrição informada for "1234".

         Serão excluídos os registros já existentes na Conexão de Destino que respeitem a condição definida na Regra de Exclusão.



         Os id’s considerados para exclusão serão buscados no destino e caso existam serão deletados. (No exemplo, acima:  Registros de id 1 e 2, deveriam ser excluídos conforme a regra. Entretanto, como no destino só existe o registro de id 1, somente este será excluído)

         Mesmo que no destino a regra de exclusão seja verdadeira (id’s 3, 4 e 5), eles não serão excluídos! Já que na origem eles possuem valor que não atende a regra de exclusão.