Páginas filhas
  • DT DVAIND-14270 Tratamento da Movimentação de O.P. para validar baixa de M.P. proporcional


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Linha de Produto:

Virtual Age

Segmento:

Varejo

Módulo:

Moda - Produção

Função:

CDFFP027 - Movimentação de Ordem de Produção por Grupo

CDFFM236 - Manutenção de Informação Adicional de Local

País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAIND-14270


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Ao realizar a movimentação "Normal ou Repasse" de Ordem de Produção por qualquer componente que o faça (com item de lote, sem item de lote, por Uniface, por Webapp), quando o local de origem estiver configurado para "validação de baixa de MP proporcional", a movimentação só deverá ser possível quando existirem quantidade de matéria-prima baixada suficiente para movimentação.

03. SOLUÇÃO

Para utilização do novo processo de tratamento da Movimentação de O.P. para validar baixa de M.P. proporcional, será necessário configurar os dados abaixo:

    • Local origem deve estar configurado para validação da baixa de M.P. proporcional. CDFFM003 →  CDFFM004 →  "Info. adicional" → Flag "Validar baixa de M.P. proporcional". E caso queira configurar um percentual de range informar →  "% de variação M.P. proporcional"
    • Local deve estar configurado para identificar as M.P a serem validadas, sendo:
      • Vincular as matérias primas de grupo ou produto ao local. CDFFM003 →  CDFFM004 →  "Matéria-prima"
      • Classificação de Matéria prima relacionada ao local (CDFFM003 →  CDFFM004 →  "Classificação" →  "Matéria-prima" →  Matéria prima para validação de movimento). 
      • Deverá também estar configurado o parâmetro empresa CD_TIPOCLAS_PRD_MPLOC com a classificação e a mesma vinculada aos produtos da O.P.

Este processo não funcionará em conjunto com a baixa automática de matéria prima, sendo assim, o usuário poderá utilizar ou


Imagem 1  - Na imagem acima configuramos o local para validar a a baixa de matéria prima proporcional. Também configuramos um percentual de variação para baixo, que considerará a quantidade baixada de matéria prima.


Imagem 2  - Na imagem acima vinculamos ao local três matérias primas que farão parte da validação. Estas mesmas devem estar vinculadas a ficha de consumo do produto utilizado na O.P.


Imagem 3  - Na imagem configuramos o parâmetro CD_TIPOCLAS_PRD_MPLOC com o tipo de classificação 501 na empresa 06.


Imagem 4  - Na imagem acima vinculamos o tipo de classificação 501 ao grupo de produtos MS TST. O mesmo será utilizado em nossa ordem de produção.


Imagem 5 - Na imagem acima vinculamos a ficha de consumo do nosso grupo de produtos as mesmas matérias-primas vinculadas ao local 8443 que mencionamos anteriormente. 

    • Observe as quantidade de consumo, pois iremos utiliza-las para calcular quanto devemos baixar para movimentar peças.

Imagem 1 - Na demonstração acima efetuamos o lançamento de uma O.P. com o grupo MS TST. Veja que foi carregado e vinculado a O.P. as matérias primas corretamente juntamente com seus devidos consumos, também na programação da O.P. temos os locais de validação de baixa proporcional.

    • Iremos demonstrar abaixo a movimentação da O.P. sem a baixa de M.P. e como funcionará os cálculos do movimento.


Imagem 2 - Ao tentar movimentar a ordem de produção foi validado corretamente que não foi efetuada baixa de matéria prima suficiente para movimentação. Veja que estamos tentando movimentar 3 peças uma para cada tamanho.


Imagem 3  - Na imagem acima com base nas configurações da ficha de consumo. Informamos os valores suficientes para efetuarmos a movimentação de 3 peças da O.P. considerando suas cargas de consumo. Neste exemplo estamos trabalhando com valores exatos da baixa.


Imagem 4 - Na imagem acima foi efetuada retirada corretamente das matérias primas.


Imagem 5  - Na imagem acima demonstramos a movimentação sendo efetuada com sucesso, agora que baixamos a quantidade de matéria prima suficiente para movimentação.


Demonstraremos abaixo o processo funcionando, considerando não o valor exato de matéria prima baixada, mas aplicando o percentual configurado no local para possibilitar a baixa.


Imagem 6 - Na imagem acima ao tentar movimentar mais 3 peças, foi apresentado validação corretamente.


Imagem 7 - Como foi configurado no local um percentual de 2% para baixo, para permitir movimentar a O.P. se a quantidade baixada respeitar até este limite. Efetuaremos uma baixa de M.P. considerando estes 2% para validar funcionamento, levando em consideração que movimentaremos mais 3 peças da O.P.


Imagem 8 - Baixa de matéria prima efetuada com sucesso.


Imagem 9  - Na demonstração cima, vemos que a movimentação foi efetuada com sucesso, pois a quantidade de matéria prima baixada menos o percentual aplicado de 2%, atende a necessidade para movimentação.


Imagem 1 - Na imagem acima efetuamos a troca da M.P. 1071174 pela 38 que também esta configurada e vinculada ao local para considerar na baixa de matéria prima proporcional. Veja que a M.P. 1071174 foi fechada e a quantidade foi distribuida para a nova.


Imagem 2  - Na imagem acima ao tentarmos efetuar o movimento foi efetuada validação corretamente da baixa das matérias primas da O.P. 

Imagem 3 - Na imagem acima iremos efetuar a baixa de matéria prima sem considerar a 1071174.

Imagem 4  - Na imagem acima movimentação foi efetuada com sucesso.