Demissão de Funcionários
A Pré-Baixa também faz parte da solução de Integração TOTVS Folha de Pagamento x Gestor AVB (TOOLS) para Averbação (Empréstimo consignado em folha).
O processo de cálculo da demissão de um funcionário no TOTVS Folha será feito em duas etapas.
Cálculo da Recisão do Contrato: Esta etapa irá verificar através do CNPJ (coligada) e chapa (matrícula) se existe um contrato de averbação ativo (empréstimo do tipo AVBTOTVS). Caso afirmativo chamará um serviço "Calcular Saldo Devedor" (em modo síncrono) que irá determinar o saldo devedor do funcionário. Caso o RH escolha lançar o saldo devedor do empréstimo do tipo averbação TOOLS ao cálculo de recisão de contrato e salvar essa configuração, o TOTVS Folha deverá executar um serviço do Business Conector passando o código da coligada e a chapa (matrícula) do funcionário.
Nota: As informações sobre o saldo devedor ficarão armazenadas no tabela PFEMPRT, onde o campo SALDOATUALIZADO será o saldo devedor do empréstimo de averbação TOOLS.
Efetiva Recisão de Contrato: Na segunda etapa o TOTVS Folha buscará através do código da coligada a lista de funcionários demitidos no período (conforme parametrização). Para cada um desses registros, serão retornadas as seguintes informações:
Campos de retorno:
- Código da Coligada
- CGC/CNPJ da coligada
- CPF do funcionário
- Saldo devedor do empréstimo
O Business Conector será ativado toda vez que a liberação de competência for executada. Irá chamar o TOTVS Folha e enviará cada registro encontrado no retorno da consulta anteriormente feita para o Web Service da TOOLS. O saldo calculado será debitado do valor total da rescisão do contrato efetivando a demissão do funcionário. É importante salientar que esse valor é apenas para orientar o RH, pois ele pode ser alterado caso o RH não concorde em debitar a parcela ou não seja possível debitar o valor completo no momento da demissão.
Nota: Todas as mensagens dos processos de envio e recebimento de informações ficarão gravadas no Monitor da Fila de Integração.