CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
Para que ocorra a integração com o WMS Protheus a partir dos diversos processos existentes no sistema, sejam entradas, saídas ou movimentos internos, são avaliados três elementos principais:
- Se o parâmetro que indica a integração dos módulos da Logística com os demais (MV_INTDL) está ativo (mudança a partir de Agosto/2016 - Novo Parâmetro de Integração).
- Se o produto utilizado na movimentação possui controle de endereçamento (B1_LOCALIZ).
- Se foi informado um serviço WMS para os itens do documento.
Sempre que um processo atender a essas três condições haverá integração com o WMS Protheus por meio da geração de uma Ordem de Serviço, que poderá ser executada de forma manual ou automática, de acordo com a configuração do serviço a ser executado.
Assim como condição para integração, os três elementos são avaliados na realização de todas as validações e consistências necessárias para o correto funcionamento do módulo WMS Protheus.
Por muito tempo o parâmetro MV_INTDL foi utilizado como condição nas validações e integrações do WMS Protheus com os demais módulos do sistema.
No entanto, existem casos em que há necessidade de integração apenas com o módulo OMS Protheus (Gestão de Distribuição), por exemplo, e todas as movimentações de estoque são executadas via módulo de Gestão de Estoque.
Nessa situação, não se faz necessário realizar as validações e consistências que dizem respeito somente às regras de negócio WMS.
Exemplo - Rotina Endereçar Produtos (MATA265)
- Quando um documento de entrada era digitado de forma que não atendia aos requisitos de integração com o WMS Protheus, os itens permaneciam disponíveis para serem armazenados manualmente via módulo de Estoque.
- Se o usuário tentasse armazenar o produto em um endereço para o qual não havia sido informada uma estrutura física, o sistema apresentava uma mensagem impeditiva indicando que o endereço não possuía estrutura física cadastrada.
- Com isso, era necessário regularizar o cadastro para continuar. Todavia, a estrutura física somente é utilizada para controle dos processos WMS.
- Quando um documento de entrada era digitado de forma que não atendia aos requisitos de integração com o WMS Protheus, os itens permaneciam disponíveis para serem armazenados manualmente via módulo de Estoque.
Diante deste contexto foi identificada a necessidade de criar um parâmetro exclusivo para indicar a integração com o módulo WMS Protheus (MV_INTWMS).
Sendo assim, de agora em diante, para manter a integração com os módulos da Logística e desativar a integração com o WMS Protheus será necessário apenas alterar o conteúdo do parâmetro MV_INTDL para "S" e do parâmetro MV_INTWMS para ".F.".
As alterações no sistema serão realizadas gradativamente, normalmente sob demanda, e sempre respeitando as regras e parametrizações já existentes. Desta forma, sempre que for identificado um processo que necessita da diferenciação que o parâmetro proporciona poderá ser aberto um chamado para avaliação por parte das equipes de Atendimento e Desenvolvimento.
02. OBSERVAÇÕES
- Desenvolvedores nunca devem avaliar diretamente o valor do parâmetro MV_INTWMS.
- Para definir se um processo deve ou não ser integrado ao WMS Protheus, o correto é sempre utilizar a função específica para essa finalidade: IntWMS(cProduto).
- Quando a chamada for efetuada sem passagem de parâmetros, o sistema avaliará a integração de forma global. Caso seja passado o código de um produto, será avaliado também se o produto em questão deve ser controlado pelo WMS Protheus.
03. ASSUNTOS RELACIONADOS
Documento de Referência