Páginas filhas
  • Débito a Fornecedores - SUP5960

Débito a Fornecedores - SUP5960

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Esta função origina-se através de valores divergentes entre o acordo com o fornecedor (pedido de compra) e a nota fiscal emitida contra o pedido de compra. Por exemplo, valores cobrados a maior, prazo de pagamento a menor, entregas antecipadas e falta de mercadorias em relação ao declarado na nota fiscal, entre outros.

Uma vez identificadas as divergências, devem ser geradas as notas de débito através da opção "geRa_nota_débito" no SUP6210 (Tomada Providências On-Line) ou SUP0890 (Liberação Aviso Recebimento para Pagamento). Quando a empresa utilizar o SUP0890 será gerado um registro pendente de emissão da nota de débito.

O registro destas informações executará o estorno do valor dos lançamentos efetuados por ocasião da entrada da nota fiscal nas seguintes áreas:

Será creditada a conta contábil (estoques, centro de custo e ordem de serviço) já creditada na contabilização da entrada da mercadoria;

Se na entrada da mercadoria houve a movimentação de estoques será gerada uma saída de valor do estoque, conforme código de operação parametrizado no sistema (SUP5110 – Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Operações - Movimentação Automática Estoque). Com isto será recalculado o custo do item, levando-se em consideração o tratamento aplicado aos impostos por ocasião da entrada da nota fiscal;

Será gerado registro no Contas a Pagar conforme o tipo de valor parametrizado no SUP1180 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Recebimento - Padrões Recebimento/Compras). Este tipo de valor deverá estar cadastrado no CAP0090 (Contas a Pagar - Tabelas Auxiliares - Tipo Valor) com a indicação de “contabilização automática” e na conta crédito deverá ser informado o número da conta contábil, onde será efetuado o lançamento a débito contra-partida do estorno da contabilização da entrada da mercadoria. Este valor será utilizado para encerrar a conta "fornecedores" quando for utilizada no Contas a Pagar. Poderá ocorrer abatimento do título no Contas a Pagar conforme parametrizado no SUP3660 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Gerais - Interfaces Outros Módulos);

Esta contabilização aparecerá no "razão" contábil do Recebimento de Materiais (SUP1650 - Lançamentos Contábeis - 2) ao final deste relatório sob a indicação "débito a fornecedores". Após a emissão deste relatório, efetuará o estorno dos Livros Fiscais (registro de apuração) utilizando o SUP7400 (Manutenção Débitos/Créditos Compl.).

Débito a Fornecedores - SUP5960

Objetivo da tela:

Registrar notas de débito a fornecedores referentes as divergências detectadas na nota fiscal em relação ao pedido de compra, como quantidade entregue a menor que a quantidade declarada na nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

W-lançamentos

Permite consultar/manutenir lançamentos contábeis.

iMpr_carta

Permite gerar e imprimir carta de débito ao fornecedor.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Número Aviso Recebimento

Número do aviso de recebimento.

Fornecedor

Número do CNPJ, CPF ou código identificador do fornecedor cadastrado no SUP0110 (Patrimônio - Patrimônio - Rotinas Complementares - De/Para Centro de Custo por Inventário).

Item

Número da sequência do aviso de recebimento.

Item

Código do item referente a seqüência do aviso de recebimento informada.

Número Nota Débito

Número da nota de débito ao fornecedor.

Número Nota Débito (Complemento)

Número da sequência da nota fiscal de débito.

Data Emissão

Data de emissão da nota fiscal de débito.

Valor PIS

Valor do PIS proporcional ao valor do débito informado.

Valor IPI

Valor do IPI proporcional ao valor do débito informado.

Valor ICMS

Valor do ICMS proporcional ao valor do débito informado.

Valor Débito

Valor do débito a efetuar do fornecedor.

Situação

Indica a situação do débito.

Valores aceitos:

1 - Pendente;

2 - Concluído.

Valor ICMS Substituto

Valor referente ao ICMS substituto proporcional ao valor do débito efetuado.

Observação

Texto de observação referente ao débito efetuado.

Valor COFINS

Valor referente ao COFINS proporcional ao valor do débito efetuado.

Somente apresentará este valor se na entrada da nota fiscal o item tiver direito a crédito do COFINS.