Saídas Romaneio
Por meio da função Romaneios (GG2000) é possível realizar a geração de notas de saída, por meio do tipo de movimento Saída e as finalidades:
Remessa Terceiros;
Saída;
Transferência;
Devolução;
Devolução Armazenagem;
Pesagem Avulsa.
Segue abaixo detalhe de cada finalidade para Saída.
1. Saída
Tipos de processos possíveis, com tipo Saída, finalidade Saída:
Venda de Mercadoria, devido a Adiantamento em Produto vinculado a contratos do tipo Compra Originação de Grão;
Venda de Mercadoria, devido a contrato do tipo Venda de Grãos ou Insumos;
Remessa de Entrega Futura;
Remessa Formação de Lote;
Remessa para Armazenagem em armazém de Terceiros.
Para realizar a saída no romaneio, é necessário registrar um pedido de venda. O que irá determinar o processo que está sendo efetuado será o contrato vinculado ao pedido e a parametrização da natureza de operação, na função Natureza Operação (CD0606), como exemplo: Gerar Duplicata, Operação com Terceiros, Operação Entrega Futura.
Nota:
Pedidos com natureza parametrizada como Operação de Transferência no Natureza de Operação (CD0606), não serão considerados para Saídas, Saídas no GG2000, pois há a finalidade Transferência no romaneio, específica para este tipo de processo.
O pedido pode ser criado através dos processos:
Detalhe Contrato Compra (GG1001B), para adiantamentos em produto. Ver conceito: Forma Previsão Contrato Compra.
Contratos (GG1001), no fechamento de contrato do tipo Venda de Grãos ou Insumos. Ver conceito: Fechamento e Liberação de Contrato.
Operação Logística (LG0312), que poderá estar associado a um contrato de Compra Originação FOB, ou gerar um contrato do tipo Operação Logística, para rastreabilidade, no caso de Originação CIF.
Implantação Pedidos (PD4000), sem vinculo com contratos.
Implantação Simplificada de Pedidos (PD4050), sem vinculo com contratos.
Na finalidade Saída ao acionar o botão Contratos, no romaneio, será apresentada uma tela com a lista de pedidos para o emitente informado no romaneio, estabelecimento, item e referencia, com situação Aberto ou Atendido Parcial e que possuam saldo em aberto, considerando inclusive a quantidade alocada.
Na função Parâmetros Grãos Grupo de Estoque (GG1089), há o parâmetro Selecionar Pedidos por Grupo de Estoque, e com este parâmetro poderá ser selecionado pedidos com itens diferentes do informado no romaneio, desde que seja do mesmo grupo de estoque e tenha a mesma unidade de medida.
Importante:
Caso seja selecionado um pedido com item diferente, o item que será considerado para a geração da nota fiscal será o item do pedido selecionado.
Com relação ao estabelecimento do pedido, poderá ser selecionado pedido com estabelecimento diferente do estabelecimento do romaneio, porém se o pedido tiver origem em um contrato, ou em uma operação logística, estes deverão estar parametrizados como Permite Faturamento Outros Estabelecimentos.
Importante:
Caso seja selecionado um pedido com estabelecimento diferente, o estabelecimento que será considerado para a geração da nota fiscal será o estabelecimento do romaneio.
2. Remessa Terceiro
Remessas para depósito em terceiros podem ser realizadas por meio do romaneio, e sem a necessidade de pedido, por meio da finalidade Remessa Terceiros, específica para este tipo de processo. Um exemplo de utilização desta finalidade são as notas globais para depósito, em que não há necessidade de controle logístico, quando a mercadoria já se encontra no armazém de terceiros, e a nota está sendo emitida para fins fiscais.
3. Transferência
Esta finalidade refere-se a transferência entre estabelecimentos, e assim como a finalidade Saída, necessita de pedido previamente registrado.
Ver conceito: Transferência Entre Estabelecimento através de Romaneio.
4. Devolução
Esta finalidade refere-se a devoluções a fornecedores. Para efetuar devolução a fornecedor por meio de romaneio, será necessário informar as notas fiscais de origem.
Pelas notas fiscais de origem, caso houver contrato do tipo Compra Originação de Grãos, ao confirmar a devolução o contrato será atualizado, diminuindo a quantidade entregue no contrato e retornando a quantidade no saldo a entregar.
Referente aos contratos de compra, também será efetuada a validação quanto a alocação da nota de origem nas programações de pagamento, e não será possível a devolução se estiver alocada a um processo de programação.
Nota:
A geração de notas de devolução referentes contratos do tipo Compra Originação de Grãos, também poderá ser realizada pelos programas do módulo de faturamento.
Ver também o conceito: Aprovação para Devolução em Contratos Originação Grãos.
5. Devolução Armazenagem
Esta finalidade refere-se a retornos físicos e simbólicos referentes contrato do tipo Armazenagem. Para contratos de Armazenagem, toda a quantidade recebida deve obrigatoriamente ser devolvida ao produtor/fornecedor, via emissão de notas fiscais de retorno, que devem ser efetuada pelo Romaneios (GG2000).
A natureza de operação para o movimento no romaneio, será sugerida conforme parametrizado nos detalhes do contrato de armazenagem.
Ver conceito: Recebimentos e Retornos Armazenagem.
6. Pesagem Avulsa
Esta finalidade refere-se aos romaneios de pesagens avulsas que serão vinculadas ou não aos contratos. Quando necessário vinculo de contrato, deverá ser vinculada a um contrato do tipo Armazenagem. Para esse romaneio não existe nota fiscal, pois representa um serviço de armazenagem que pode ser prestado pela empresa.
A obrigatoriedade de vincular um contrato ao romaneio de pesagem avulsa é definida por meio do parâmetro “Exige contrato para pesagem avulsa” no Parâmetros Armazenagem (GG1018).
Caso não seja obrigatório o contrato o romaneio pode ser confirmado por meio do botão (Pesagem avulsa) detalhado no Romaneios (GG2000).