01. VISÃO GERAL

Este documento apresenta a funcionalidade Geofence (Cerca Virtual) e demonstra como efetuar a configuração. 

Geofence consiste em indicar uma restrição nas marcações se o funcionário estiver fora do perímetro permitido do endereço. As marcações não serão rejeitadas caso ele esteja fora do perímetro informado. As ações deverão ser tomadas no sistema de RH utilizado pelo cliente.

Compatibilidade com dispositivos

Geofence é suportado pelos aplicativos Clock-In Mobile e Clock-In Kiosk. Clock-In Web não possui suporte ao Geofence.


O Geofence pode ser configurado de três formas:

  • Endereço da empresa:
    • Baseado na empresa ligado ao dispositivo, TOTVS RH Clock-In vai fazer a notação se a marcação ocorrer fora do perímetro configurado.
  • Endereço do funcionário:
    • Baseado no endereço do funcionário do usuário logado no dispositivo, TOTVS RH Clock-In vai indicar se a marcação ocorrer fora do perímetro configurado.
  • Locais de acesso:
    • Os locais de acesso permitem definir endereços e geolocalizações habilitados para a localização em questão, e o dispositivo possui um local que ele pertence. Baseado nesses dados, TOTVS RH Clock-In vai fazer a notação se a marcação ocorrer fora dos perímetros configurado.

A seguir será apresentado os detalhes da configuração.

02. CONFIGURAÇÃO DA CERCA VIRTUAL

A configuração do Geofence pode ocorrer de três formas, definindo a localização baseado na localização da empresa, na localização residencial e outras localizações do funcionário ou através de locais específicos. Abaixo segue o detalhe dessas configurações:

Settings do Backoffice:

As configurações da Geofence se iniciam no Settings do Backoffice onde deverá ser definido quais as regras que serão seguidas para o uso da Cerca Virtual. Para acessar as      configurações da Geofence basta acessar a Plataforma Carol > Carol Apps > Backoffice. Na tela principal do Backoffice na Plataforma Carol deverá se selecionada a pasta Settings que contém todas as configurações do Clockin. Abaixo os campos e qual o objetivo de cada campo de configuração:

  • Geofence Nível Empresa:  este campo quando habilitado indica que o ambiente irá utilizar Cerca Virtual por Empresa ou seja baseado no endereço da empresa ligado ao dispositivo onde está sendo efetuada a marcação
  • Geofence Nível Empregado: este campo quando habilitado indica que o ambiente irá utilizar Cerca Virtual por Funcionário ou seja os endereços para considerar o perímetro da cerca serão considerados os cadastrados no cadastro de funcionário que está efetuando a marcação
  • Geofence Nível Localização: este campo quando habilitado indica que o ambiente irá utilizar Cerca Virtual por Localização ou seja baseado no endereço da localização associada ao dispositivo onde está sendo feita a marcação.
  • Geofence Raio Empresa: informar o raio que deve ser considerado para que o funcionário seja indicado como dentro da cerca. O valor desse campo é considerado em metros. Por exemplo se for informado 800 o Clockin irá considerar a marcação como feita dentro de cerca caso o funcionário tenha a efetuado no limite do raio de 800 metros considerando os endereços válidos para a empresa do dispositivo.
  • Geofence Raio Empregado: informar o raio que deve ser considerado para que o funcionário seja indicado como dentro da cerca. O valor desse campo é considerado em metros. Por exemplo se for informado 800 o Clockin irá considerar a marcação como feita dentro de cerca caso o funcionário tenha a efetuado no limite do raio de 800 metros considerando os endereços válidos para o funcionário que está efetuando a marcação.
  • Geofence: Mensagem Comprovante: informar aqui a mensagem que irá ser demonstrada tanto no aplicativo mobile e no comprovante de marcação quando o dispositivo estiver fora do perímetro considerado para a cerca
  • Geofence Validação:
    • Desabilitado: quando informado não efetua a validação de cerca nas marcações.
    • Rótulo: quando informado cria um rótulo na marcação indicando se ela está dentro ou fora de cerca conforme configuração.
    • Bloqueio: utilizado para bloquear a marcação do ponto quando o funcionário estiver fora de cerca. Esse recurso é indicado somente para o Mercado Internacional. 
  • Geofence: Validar coordenadas: quando este parâmetro estiver habilitado, o app irá validar se há coordenadas para Geofence e caso não haja, a marcação será considerada fora da cerca virtual. Quando este parâmetro não estiver habilitado, o app irá considerar a marcação dentro da cerca virtual quando não há coordenadas.

A partir desse momento usuários ou funcionários poderão ser habilitados para utilizar as regras de Cerca Virtual da seguinte forma:

Cadastro de Funcionário:

  • No cadastro de funcionário existe o campo "Geofence" onde para habilitar esse campo é necessário que o ambiente tenha o campo "Geofence Nível Empregado" no Settings habilitado. Quando esse funcionário efetuar a marcação de ponto o aplicativo mobile irá verificar qual a geolocalização atual do funcionário e comparar com os endereços cadastrados no registro desse funcionário considerando o valor do raio informado no campo "Geofence Raio Empregado" informado no Settings.

Cadastro de Usuário:

No cadastro de usuários existem 2 campos:

  • Habilitar o nível de empresa da cerca geográfica: para habilitar esse campo é necessário que o campo Geofence Nível Empresa do Settings esteja marcado. Quando o funcionário efetuar a marcação no dispositivo relacionado a empresa, o aplicativo mobile irá verificar qual a geolocalização atual do funcionário e compara com o endereço da empresa + cei informado relacionados ao dispositivo, considerando o valor do raio informado no campo "Geofence Raio Empresa" informado no Settings.   
  • Habilitar o nível de localização da cerca geográfica: para habilitar esse campo é necessário que o campo Geofence Nível Localização do Settings esteja marcado. Quando o funcionário efetuar a marcação no dispositivo, o aplicativo mobile irá verificar qual a geolocalização atual do funcionário e compara com os endereços da localização. relacionada ao dispositivo, considerando para cada endereço o raio informado para calcular se está dentro ou fora de cerca.  

03. CADASTROS DE ENDEREÇOS PARA A CERCA VIRTUAL

Após as configurações efetuadas no item 2 desta documentação o próximo passo e a realização dos cadastros das cercas conforme o passo a passo abaixo:

     Cadastro de Empresa:

  • Ao efetuar o cadastro de endereço é necessário da empresa informar o endereço completo, ou seja nome da rua, número, bairro , cidade, estado, CEP e país das empresas. O endereço é complementado a medida que é informado.
  • É possível informar um endereço para cada empresa
  • A geolocalização (latitude e longitude) também poderá ser informada no formato conforme o exemplo: -23.60583026146627, -47.2106922265625.
  • O dispositivo considera a empresa ligada ao dispositivo (valores de CNPJ e CEI).

     Cadastro do funcionário:

  • Ao efetuar o cadastro de endereço do funcionário é necessário informar o endereço completo, ou seja nome da rua, número, bairro, cidade, estado, CEP e país. O endereço é complementado a medida que é informado.
  • Se ambiente possui integração com ERP RM e possui o campo "Habilitar endereço(s) dos empregados" habilitado no Settings, o endereço do funcionário é integrado no cadastro do funcionário com o tipo como "Default". Caso o ambiente não deva integrar o endereço do funcionário no ambiente então este campo deverá ser desabilitado. 
  • A geolocalização (latitude e longitude) também poderá ser informada no formato conforme o exemplo: -23.60583026146627, -47.2106922265625.

     Localizações:

  • Ao efetuar o cadastro de endereços da localização é necessário informar o endereço completo, ou seja nome da rua, número, bairro, cidade, estado, CEP e país. O endereço é complementado a medida que é informado.
  • Possível informar vários endereços (completos).
  • Possível informar várias localizações por latitude x longitude.
  • Cada endereço ou  geolocalização recebe um valor de raio.
  • Ao efetuar o de reconhecimento do Dispositivos é necessário informar a localização que será considerada para o dispositivo para o controle de cerca virtual


Quando o ambiente possui configuração para que a cerca seja indicada por Localização as marcações somente serão consideradas dentro ou fora de cerca quando for informado a localização no cadastro de dispositivo. 

04. UTILIZANDO REGRAS AGRUPADAS



05. GEOFENCE NO APLICATIVO MOBILE

Uma vez feito as configurações anteriores, é possível verificar marcações dentro e fora da cerca virtual. Para isso, você deve se deslocar dentro e fora da área anteriormente especificada.

Imagem demonstrando a mensagem que o aplicativo demonstra quando o dispositivo está num local fora da cerca virtual, assim como também demonstra um ícone no botão de confirmação que a marcação está fora de cerca. A marcação é permitida mas será sinalizada como fora da área de Geofence (Cerca virtual).


06. CONSULTANDO DADOS NO BACKOFFICE

As marcações realizadas dentro ou fora do Geofence podem ser consultadas e filtradas no mapa de marcações do Backoffice. Para demonstrar o campo na consulta de marcações na "Engrenagem" para a inclusão de campos na consulta é possível selecionar o campo "Geofence" para que seja demonstrada uma coluna contendo a informação se a marcação está "Dentro" ou "Fora" do perímetro informado. 

Também é possível realizar um filtro pelo campo "Geofence" através da opção de filtro "Consulta Avançada". Basta selecionar o campo "0: geocerca desativada, 1: dentro da geocerca, 2: fora da geocerca" e informar no campo o tipo de informação que deseja informar conforme o descritivo do campo. 


07. PONTOS DE ATENÇÃO NA CONFIGURAÇÃO DO GEOFENCE

Abaixo é listado alguns pontos de atenção na configuração do Geofence nos ambientes:

  • É necessário que o ambiente tenha integração para limpeza de endereços. Este é um serviço padrão na plataforma Carol, para validar que esta tudo configurado corretamente, você deve abrir a lista de Data Model e verificar o ícone de "Globo" nos data models Company, Employee, e Location:
  • Os endereços dos funcionários e empresas devem possuir a geolocalização (latitude e longitude). Esses valores são atribuídos automaticamente pela plataforma durante o processamento dos dados, caso o parâmetro especificado no item anterior esteja ativado.
  • Verifique se o usuário não possui uma configuração especial quanto aos modos do Geofence. Caso ele tenha algo informado, este sobrescreverá as configurações do ambiente.
  • Verifique a conexão entre os dados para obtenção dos endereços e locais (geolocalizações):



  • Dispositivo: O dispositivo permite o acesso à empresa (taxID + CEI) e aos locais de acesso (locationCode).
  • Usuário Logado: O usuário logado permite o acesso ao funcionário (através do atributo personID que simboliza o CPF). Desta forma obtém-se o registro de funcionário relacionado ao usuário logado. Contratos desligados são ignorados. Mais detalhes na conexão entre usuário e funcionário está descrito nesta página: 4. Dicas utilização Clock-In


08. APLICATIVO PARA CONFERÊNCIA DAS GEOLOCALIZAÇÕES

Para efetuar a conferência para saber se o aplicativo efetuou o cálculo de forma correta normalmente é utilizado o Google Maps para realizar essa conferência. Porém o Google Maps não tem a mesma fórmula para o cálculo entre duas coordenadas utilizado pelos aplicativo Mobile Android. Então indicamos que seja usado aplicativo Walter Bislin's Blog-En para realizar a conferência (http://walter.bislins.ch/bloge/index.asp?page=WGS84+Distance%2C+Azimuth+and+Radius+Calculator).

Segue exemplos de Coordenadas:

  • -18.6217959, -46.5004788
  • -18.622464, -46.501165

A distância entre as duas coordenadas é exibida no campo DIST.


  • Sem rótulos