Passo a Passo - Aumento Progressivo
1. HABILITANDO AUMENTO PROGRESSIVO.
Por padrão o sistema não habilita a visão dos menus para cadastrar uma parametrização e uma progressão, para que seja habilitado o usuário deverá seguir os passos a seguir:
- Acessar o menu: Serviços Globais > Segurança > Perfis.
- Selecionar o sistema "Gestão de pessoas" e editar o perfil de acesso.
Na aba "Acesso a Menus" permita acesso ao item "[06.01.02.08] Permitir parametrização".(Fica no grupo: "[06]Configurações"). Esse item habilitará o anexo "Parametrização" no menu "RH - Configurações - Tipos de requisição" para que o usuário possa cadastrar uma parametrização.
2. CADASTRANDO UMA PARAMETRIZAÇÃO.
Parametrização são algumas regras que o usuário pode definir e que serão aplicadas no cadastro de uma requisição ou progressão.
- Acessar o menu: RH - Gestão de pessoas - Configurações - Tipos de requisição - Anexo: Parametrização.
- Clicar em "Incluir". (Obs.: A opção incluir somente será habilitada nas requisições de Alteração de dados funcionais e Transferência com alteração de dados funcionais)
- Configurar conforme desejado e salvar.
3. INCLUINDO REQUISIÇÃO.
Como informado anteriormente, o aumento progressivo é um complemento de duas requisições.
Para cadastrar uma requisição de Alteração de dados funcionais:
- Acessar o menu: RH - Gestão de pessoas - Valorização - Requisições - Alteração de dados funcionais.
- Informar os dados da requisição. Se o valor for superior ao parametrizado o sistema tentará gerar progressões que atendam a(s) regra(s) preestabelecida(s).
Para cadastrar uma requisição de Transferência com alteração de dados funcionais:
- Acessar o menu: RH - Gestão de pessoas - Valorização - Requisições - Transferência com alteração de dados funcionais.
- Informar os dados da requisição. A transferência entre filiais não permite a inclusão de progressões, ou seja, o sistema não sugere progressão e não permite que insira a mesma manualmente. Na transferência para a mesma filial se for sugerido algum valor acima do limite parametrizado o sistema tentará gerar progressões que atendam a(s) regra(s) preestabelecida(s).
Importante ! Ao manipular as requisições e incluir progressões pelo portal, essa progressão cadastrada será salva SOMENTE quando ocorrer manipulação da requisição (avanço de etapas).
4. EDITANDO PROGRESSÕES.
Ao cadastrar uma requisição que contenha progressões o usuário poderá acessar as progressões clicando no menu em anexo. A edição ou inclusão poderá ocorrer, mas as regras da parametrização continuam valendo e o sistema poderá impedir a inclusão ou edição se não estiverem de acordo com a regra.
- Para incluir uma progressão o usuário clica no botão incluir, e insira uma com data diferente da ultima progressão.
- Para editar o usuário seleciona a progressão e clica em editar.
- Para excluir o usuário deverá selecionar uma ou mais progressões e executar o progresso de remoção.
Possíveis dúvidas que podem ocorrer:
a) Editei ou inclui uma progressão e o sistema não realizou a validação, o que fazer? Verifique se a filial e o motivo são os mesmos que foram parametrizados.
b) Não foi exibido ou não consigo incluir progressões. Verificar se na parametrização foi marcado o campo "Permitir progressão?" ele define se a filial e motivo selecionados poderão incluir progressões.
Obs.: Na ausência de parametrização o sistema libera o cadastro de progressões sem validações, se existir alguma progressão registrada no sistema, se não tiver progressões e nem parametrização o sistema oculta o menu de progressões.
5. EFETIVAÇÃO DE REQUISIÇÕES COM PROGRESSÃO.
Ao inserir um parecer "Aprovado" na requisição a mesma ficará disponível para conclusão no menu "Efetivações". Neste menu existe um processo "Concluir Requisição", que se executado em uma ou mais requisições que contenham progressões terá o seguinte comportamento:
- Possuindo apenas uma progressão, o processo irá efetivar a progressão e também irá concluir a requisição.
- Possuindo mais de uma progressão, o processo irá efetivar apenas a próxima progressão e não irá concluir a requisição, pois a requisição só pode ser concluída depois de todas as progressões efetivadas. No caso de ser a última progressão, o processo irá efetivar a progressão e também irá concluir requisição.
Observação:
Também é possível concluir a progressão através dos processos "Efetivar alteração de dados funcionais progressivo" e "Efetivar transferência com alteração de dados funcionais progressivo".
Para concluir uma requisição com progressões:
- Acesse o menu: "RH - Valorização - Efetivações - Efetivar alteração de dados funcionais" ou "Efetivar transferência com alteração de dados funcionais".
- Acesse o anexo: "Alteração de dados funcionais progressivo" ou "Transferência com alteração de dados funcionais progressivo".
- Selecione a primeira progressão que deve ser efetivada e execute o processo de efetivação. Obs.: Este processo só efetiva uma requisição por vez e de acordo com as datas de efetivação.
- Quando o usuário efetivar todas as progressões o sistema conclui a requisição e retira da visão, ao ser atualizada.
Para alterar uma progressão:
- Selecione a progressão e edite.
Importante: Nenhuma validação baseada na parametrização será realizada neste menu. Entendemos que o usuário aprovador final tem conhecimento e liberdade para fazer a alteração que quiser na requisição e aprova-la ou não.
Para excluir uma progressão:
- Selecione as progressões e execute o processo de remoção. Poderão ser excluídas várias progressões ao mesmo tempo.
Dúvida que pode ocorrer:
Efetivei algumas progressões e removi as outras e a requisição continua na tela, o que fazer?
-Neste caso atualize a visão para o sistema identificar que não existe progressões pendentes para essa requisição e execute o processo "Concluir requisição".
Informações Complementares |
Para entender melhor sobre Aumento progressivo Clique aqui.