Árvore de páginas

O Beneficiamento de algodão permite duas formas de trabalhar:

  1. Apenas Desmontagem (gera pluma e sub-produtos).
  2. Desmontagem (gera produto intermediário) + Ordem Produção (que permite agregar custos e rastro de movimentações para Bloco K).


Processo utilizando a opção 1 (Apenas Desmontagem):

  • Na Desmontagem é requisitado o algodão em caroço e feita a separação dos produtos indicados no conjunto.
  • Esse processo gera uma movimentação de entrada desses produtos no estoque (pluma, caroço, fibrilha, resíduos, briquete, etc), porém não agrega custos de produção (produtos adicionais, mão de obra, gastos gerais de fabricação).


Para permitir agregar esses custos, há opção de utilizar Ordem de Produção no processo. Para isso no cadastro de conjunto deve ser marcada a coluna G.Prod = Sim.

  


Se é preciso agregar custos e também gerar um produto acabado, a desmontagem da pluma, em especial (pode ser feita para os outros itens também) será feita para um produto intermediário e esse será requisitado, junto aos itens adicionais num segundo processo utilizando ordem de produção.


Processo utilizando a opção 2 (Desmontagem + Ordem de Produção):

  • Requisita o algodão em caroço (fardão).
  • Faz a separação, a pluma entra no estoque via movimentação interna no produto intermediário, como uma "pluma em beneficiamento". Este produto intermediário é indicado no Conjunto AGRA611, pasta % de Separação, coluna Produto.
  • Gera Ordem de Produção que requisita o produto intermediário + itens adicionais (arame, fita, saco, etiqueta) e então gera o produto acabado algodão em pluma. Este produto acabado é indicado no Conjunto AGRA611, pasta % de Separação, coluna Produc.
  • O produto intermediário, ao final, deve estar com saldo em estoque zerado, pois é requisitado pela ordem de produção. Esse processo é sequencial no encerramento do fardão.


Saiba mais

Para complementar, sugerimos visualizar também o documento técnico:

https://tdn.totvs.com/x/wgMwDg

  • Sem rótulos