Importante
Esta funcionalidade está em Fase de Piloto.
O Portal New NFS-e do TOTVS TSS (TOTVS Service Soa), é uma plataforma disponibilizada para usuários com intuito de auxilixar na Implementação, Controle e Manutenção no Layout do Documento Fiscal de Serviço(NFS-e) do Município que deseja Transmitir via Web Service.
Com Portal New NFS-e os usuários conseguem implementar e Homologar um novo Layout para Transmissão de Notas ao Município(Prefeitura) utilizando o TSS. Sem precisar entrar em contato com o Suporte para realizar solicitação de implementação ao Desenvolvimento, processo padrão e com estimativa de tempo de 60 dias.
Após a implementação do Município pelo Portal New NFS-e, caso haja a necessidade de Alteração na URL, Assinatura ou estrutura do .XML. Será possivél realizar um auto-atendimento via Portal , adequando somente o que foi Alterado/solicitado pelo Município(Prefeitura) sem a necessidade de uma re-homologação junto ao Desenvolvimento/Suporte do TSS.
O Portal New NFS-e necessita do TSS® Release 12.1.33 ou Superior e arquivos binários com data de expedição igual ou superior a Outubro/2022.
O Portal New NFS-e necessita do último pacote da Expedição Contínua do TSS, para manter sua versão atualizada.
https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1080454
REST 2.0
O Portal New NFS-e utiliza a configuração de Appserver REST 2.0.
Para o perfeito funcionamento do Portal New NFS-e necessita que o TSS esteja adequado/implementado com a New NFS-e.
Abaixo seguem os processos que devem ser configurados:
New NFS-e
A New NFS-e apresenta uma reestruturação na forma de montagem dos .XML's pelo TSS apenas de forma interna(Back-End), com uma arquitetura simplificada, indepêndencia de plataforma, alto desempenho e escalabidade. Onde não implementamos as regras do Layout do Município(Prefeitura) nos fontes e sim na Tabela TSS0013, desta maneira tornando - se mais eficiênte e possibilitando o usuário presta seu auto-atendimento.
Portal New NFS-e.
É a interface da New NFS-e onde os usuários irão conseguir Implementação, Controlar e prestar um auto-atendimento na Manutenção no Layout do Documento Fiscal de Serviço(NFS-e) do Município que deseja Transmitir via Web Service. Caso haja a necessidade de Alteração na URL, Assinatura ou estrutura do .XML será possivél realizar via Portal.
COMO CONFIGURAR New NFS-e
Passo 1:
Realizar dowloand do Pacote de Expedição Continua, para adequação dos fontes necessário para utilização da New NFS-e e Portal New NFS-e.
Passo 2:
Realizar dowloand do arquivo tssNewNfse.json, para criação da Tabela TSS0013 e população com os devidos Municípios.
Passo 3:
Seguir documentação para Configuração e Implantação da New NFS-e:
Observações:
Porta Multiprotocolo
Desenvolvido com novas tecnologias de mercado e recursos avançados o Portal New NFS-e garante melhor desempenho, eficência e segurança. Para o correto funcionamento do portal e de todos os artefatos é necessário habilitar a Porta MultiProtocolo
Por padrão a conexão SSL está ativa na porta multiprotocolo, os detalhes das configurações estão disponíveis na documentação Application Server - Porta Multiprotocolo. Para desabilitar a conexão por SSL é necessário informar a chave “MultiProtocolPortSecure = 0”
[General] Port=7890 App_Environment=TSS_12.1.2210 [Drivers] ACTIVE=TCP MultiProtocolPortSecure=0 MultiProtocolPort=1
[Clique na imagem para ampliar]
REST 2.0
Comunicação REST
Devido a arquitetura simplificada, de plataformar independetes, escalabidade e desempenho a comunicação Portal New NFS-e com o servidor TSS é realizada através da comunicação REST. Para que essa comunicação ocorra será necessário efetuar algumas configurações no servidor APPServer do TSS. Para maiores informações sobre REST consulte o documento de referenciada da rotina:
Empresa/Filial
Deve ser informado ao menos uma empresa e filial no cadastro do Mingle
;=================================================== ;======================= REST ====================== ;=================================================== [HTTPJOB] MAIN=HTTP_START ENVIRONMENT=TSS_12.1.2210 [HTTPV11] Enable=1 Sockets=HTTPREST TimeOut=120 [HTTPREST] Port=1323 IPsBind= URIs=HTTPURI Security=0 ;Para correto funcionamento do uso de REST com TSS o conteudo da chave Security nao deve ser alterado, permanecendo como 0 ;Mais detalhes de uso consulte: https://tdn.totvs.com/x/gkkSCw [HTTPURI] URL=/tss/nfse PrepareIn=ALL Instances=1,10 CORSEnable=1 AllowOrigin=* EXPIRATIONTIME=120 EXPIRATIONDELTA=1 ;=================================================== ;=============== Chamada dos Jobs ================ ;=================================================== [ONSTART] JOBS = JOB_HTTP,JOB_WS,IPC_ONDEMAND,IPC_CONT,TSSTASKPROC,IPC_SMTP, HTTPJOB REFRESHRATE=10
[Clique na imagem para ampliar]
Demonstração pratica de utilização e das principais funcionalidades do Portal New NFS-e.
Acessando Portal New NFS-e
Para acessar o Portal New NFS-e o usuário deve acessar o TSS Interface, portal foi disponibilizado tanto para o Adminstrador quanto para os usuários cadastrados. Foi criado uma nova opção no menu com nome "Portal NEW NFS-e". Para o correto funcionamento do Portal New NFS-e habilitar Porta Multiprotocolo e configurar Comunicação REST.
Nota
Observação: O TSS Interface não está disponível para serviços Localizados (Mercado Internacional) e para a versão offline do TSS (TSS Offline). Para Mais informações, acessar documentação relacionado ao TSS Interface.
[Clique na imagem para ampliar]
Configurações de Acesso
Para realizar o acesso às interfaces do TSS é preciso configurar um usuário com acesso ao Sistema, então:
1. Execute o SmartClient do TSS acessando algum aplicativo de interface.
2. No primeiro acesso, faça o login com o usuário ADMIN e senha ADMIN; o aplicativo solicita que seja definida uma nova senha para o usuário ADMIN.
3. O aplicativo acessa o gerenciamento de usuários que permite manipular as contas que podem acessar o Sistema.
4. Crie um usuário. Informe o nome e clique no ícone de Adição.
5. Defina a senha de acesso, que deve ser redefinida no primeiro acesso (semelhante ao acesso com o usuário ADMIN) e adicione o CNPJ da empresa/filial que o usuário deve ter acesso.
6. Clique no ícone representado pelo disquete para salvar as configurações.
7. Acesse o aplicativo com o usuário recém-criado para utilizar as funcionalidades.
Page Home do Portal New NFS-e.
Após acessar o Portal New NFS-e a inicialização padrão será direcionado para a Page Home, atráves dessa pagina conseguiremos acessar a Documentação do Portal New NFS-e através da opção Documentação e a opção Configurar será direcionado para Page Configurar, onde todo o mecanismo do Portal funciona. Na parte superior direita tem um Avatar User, para sair do Portal quando desejado.
I. Avatar Use na parte superior do Portal, é o caminho para sair do Portal New NFS-e.
II. Para acessar a Page Configurar, existe 2 maneiras. Clicando na opção do Menu Configurar ou clicando no card Configurar.
III. Documentação relacionado ao PortalNew NFS-e, será disponibilizada de 2 maneiras. Cliclando na opção do Menu Documentação ou clicando no card Documentação.
[Clique na imagem para ampliar]
Page Configurar do Portal New NFS-e.
Page Configurar é onde todo o mecanismo do Portal New NFS-e, atráves dela será possivél implementar um novo Município, realizar manutenção no Layout quando necessário e controle dos municipios implementados e os que estão trabalhando pagina conseguiremos. Na parte superior direita tem um Avatar User para sair do Portal quando desejado, na parte inferior direito tem um Icon .XML para fazer Download de todas as informações carregadas do Município no Card acima.
I. Avatar Use na parte superior do Portal, é o caminho para sair do Portal New NFS-e.
II. Icone Home disponibilizado acima do Card contendo informações do Município, será direcionado para a Page Home.
III.Icone .XML disponibilizado na parte inferior direita do Card Contendo as informações do Município, destina-se a realizar o Download das informações carregadas do Município para melhor visualização e edição do mesmo. Nome do arquivo por padrão será o Código do IBGE do Município +_ + Nome de Município +_+ UF.XML possibilitando o usuário escolher o diretório e nome.
IV. Campo Procura é onde iremos digitar o Código do IBGE do Município, baseado no código digitado iremos verificar se o mesmo está implementado na New NFS-e e caso não esteja contemplado na New NFS-e iré realizar uma busca na API do Código dos Municípios do IBGE e apresentar Caso o município esteja implementado na New NFS-e irá apresentar as informações no Card ao lado.
[Clique na imagem para ampliar]
Manutenção no Layout da Prefeitura pelo Portal New NFS-e.
Processo para realizar Manutenção no Layout da Prefeitura/Município é simples e é realizado através da Page Configurar do Portal New NFS-e, no campo Procura iremos digitar o Código do IBGE do Município para carregar as informações do Layout do Município no Card ao Lado. Após carregar as informações, escolher a propriedade do Modelo que deseja prestar manutenção por exemplo: Alteração na URL, Assinatura ou estrutura do .XML e clicar em Detalhes ser encaminhado para a Page Manutenção e realizar a manutenção necessário para o funcionamento da NFS-e da Prefeitura/Município.
Importante
Vamos apresentar alguns exemplos de Manutenção no Layout da Prefeitura pelo Portal New NFS-e:
[Clique na imagem para ampliar]
I. Avatar Use na parte superior do Portal, é o caminho para sair do Portal New NFS-e.
II. Campo Procura é onde iremos digitar o Código do IBGE do Município, baseado no código digitado iremos verificar se o mesmo está implementado na New NFS-e e caso não esteja contemplado na New NFS-e iré realizar uma busca na API do Código dos Municípios do IBGE e apresentar Caso o município esteja implementado na New NFS-e irá apresentar as informações no Card ao lado.
III. Campo Detalhe é a rota para ser direcionado para a Page Manutenção, onde é carregado a Propriedade do Modelo que deseja prestar manutenção e possibilitando a Edição/Alteração e até mesmo Remoção o conteúdo caso necessário ou caia em desuso ou desativação do processo da Prefeitura/Município.
IV. Campo Voltar utilizado para voltar a Page Configurar com a inteligência de carregar Automaticamente as informações do Código do IBGE do Município da ocasião.
V. Campo Editar utilizado para Habilitar/Bloquear a opção de Edição do Layout da Prefeitura.
VI. Campo Gravação utilizado realizar a Gravação do Layout da Prefeitura que foi Editado/Alterado e até mesmo removido o conteudo caso necessário, a alteração será considerado na New NFS-e e irá realizar Notificação de Sucesso, caso a gravação for realizada com sucesso . Após a Notificação ser apresentada com sucesso, será automaticamente redirecionado para a Page Configurar e carregando as informações da Prefeitura/Município da ocasião, já apresentando no modelo da propriedade a informação que sofreu Manutenção.
VII. Icone .XML disponibilizado na parte inferior direita do Card Contendo as informações do Layout da Prefeitura selecionado para Manutenção, destina-se a realizar o Download do Layout da Prefeitura para melhor visualização e edição do mesmo. Nome do arquivo por padrão será o Nome de Município +_+ UF+_+Propriedade do Modelo.XML possibilitando o usuário escolher o diretório e nome.
De Para de NFS-e via Portal New NFS-e.
O conceito da New NFS-e utiliza as estruturas de envio (remessa, consulta lote, consulta por rps, cancelamento). Essa configuração requer um DE/PARA entre as tags do XML Único (TSS) com as tags do XML da Prefeitura (convertido).
Com a estrutura base em mãos inicia-se o DE/PARA com o XML único.
Nota
Observação: Esse DE/PARA para exemplificar a estrutura de envio do RPS, para as demais estruturas de envio (cancelamento, consulta lote e consulta por RPS ).
O identificador numérico em destaque no colchetes [1[identificacao:numerorps]1] faz parte da chave de pesquisa utilizado para identificar o DE/PARA a ser executado dentro da estrutura JSON configurada na Propriedade xml_depara.
XML_DEPARA: Campo responsável pelas configurações do seguinte cenário. 1- Estrutura com condicionais de/para possíveis de acordo com o manual da prefeitura. Exemplo:
"items": [ -> Raiz principal
{
"id_path": "[5[identificacao:tipotrib]5]", -> Chave id do path configurado na estrutura de envio
"condicionais": [ -> If/else que serão analisados
{
"1": { -> sequencial das condicionais
"formula": "alltrim(cConteudo) == '6'", -> Expressão ADVPL a ser analisada
"return": "1" -> Conteúdo a ser retornado caso a expressão seja verdade
},
"2": {
"formula": "alltrim(cConteudo) == '2'",
"return": "2"
},
"3": {
"formula": "alltrim(cConteudo) == '1'",
"return": "3"
},
"4": {
"formula": ".T.",
"return": "99"
}
}
]
[Clique na imagem para ampliar]