Índice
01. VISÃO GERAL
Este documento visa demonstrar como o sistema define a alíquota de ICMS para operações de entrada e saída, sejam elas operações interestaduais ou dentro do estado.
02. PARÂMETROS
Caso haja a necessidade de definições distintas de acordo com a filial do sistema, os parâmetros abaixo podem ser informados exclusivos por filial:
MV_SM0CONT = Indica se a empresa usuária do sistema é contribuinte do ICMS. Esse parâmetro será considerado somente para as operações de entrada, produzindo efeito similar ao campo Contribuinte (A1_CONTRIB) do cadastro de clientes nas operações de saída.
MV_ESTADO = Define a UF da empresa usuária do sistema, para determinar a alíquota de ICMS a ser utilizada, tanto nas operações de entrada quanto nas operações de saída.
MV_ICMPAD = Define a alíquota de ICMS aplicada em operações dentro do estado onde a empresa está localizada.
MV_ESTICM = Determina a alíquota de ICMS de cada estado, devendo ser informado a UF seguida da alíquota, para cálculo de ICMS complementar.
MV_NORTE = Determina os estados pertencentes às regiões Norte e Nordeste que trabalham com operações interestaduais aplicando a alíquota do ICMS em 7%.
03. Exemplos de utilização
Operações internas:
1. A primeira etapa que o sistema realiza é a verificação referente à Exceção Fiscal. Caso haja uma Exceção Fiscal com o campo Aliq.Interna (F7_ALIQINT) amarrada à operação, o sistema irá considerar esta alíquota.
2. Caso não possua Exceção Fiscal amarrada à operação, o sistema passa a considerar a alíquota informada no cadastro de produtos Aliq. ICMS (B1_PICM).
3. Caso o campo Aliq. ICMS (B1_PICM) não esteja preenchido, é considerada a alíquota informada no parâmetro MV_ICMPAD.
Operações interestaduais:
Por padrão, o sistema aplica automaticamente as alíquotas interestaduais de ICMS. Caso o padrão não atenda a sua necessidade, o sistema realiza a seguinte verificação:
1. A primeira verificação é referente à Exceção Fiscal. Caso haja uma Exceção Fiscal amarrada a operação, o Sistema considera o campo Aliq.externa (F7_ALIQEXT) para contribuintes e não contribuintes de ICMS.
2. Após a primeira verificação, caso seja um não contribuinte, o Sistema aplica a alíquota Aliq. ICMS (B1_PICM).
3. Caso seja contribuinte, o sistema verifica o parâmetro MV_NORTE, e caso o estado de origem esteja preenchido no parâmetro, será considerada a alíquota de 12%. Se o estado de origem não estiver preenchido no parâmetro MV_NORTE, o sistema verificará se o estado de destino está preenchido no parâmetro MV_NORTE, será considerada a alíquota de 7%. Caso nenhuma das condições do item 3 seja atendida será considerada a alíquota de 12%.
Observações:
O sistema considera não contribuinte na saída, quando o cliente possui ou não Inscrição Estadual, porém o campo Contribuinte (A1_CONTRIB) esteja informado como = NÃO.
Para entrada é considerado o parâmetro MV_SM0CONT = 2;
Para verificar uma operação interestadual ou não, o conteúdo do parâmetro MV_ESTADO é comparado com o campo Estado (A1_EST) para as operações de saída ou o campo Estado (A2_EST) para as operações entrada.
Para todo tipo de operação de ICMS o sistema considera o campo Cliente de Entrega (C5_CLIENT) e não o campo Cliente (C5_CLIENTE), caso estes sejam diferentes.
04. Demais Documentações
- Não há.