Documento: O que é o AdvPL

Apresenta a linguagem AdvPL.


Uma das aplicações mais frequentes e úteis dos computadores e dos sistemas de informação é o armazenamento, o controle e o processamento de bases de dados. Uma linguagem de programação permite que esses dados sejam recuperados, processados, transformados em outras informações por meio de cálculos, gravados e mostrados aos usuários por meio de consultas ou relatórios.

Um dos sistemas de informação mais utilizados atualmente nas empresas é o ERP (Enterprise Resource Planning). Por meio de um ERP, todas as áreas de uma empresa são integradas, compartilhando as suas informações e permitindo maior agilidade e precisão na geração e na transmissão de informações entre as áreas e departamentos da empresa. Por exemplo, quando a área de Faturamento emite uma Nota Fiscal, automaticamente o sistema gera os respectivos títulos à receber na área Financeira.

O AdvPL é uma linguagem de programação completa para o desenvolvimento de aplicações no ERP Protheus, desenvolvido e comercializado pela TOTVS. A sua origem é baseada nas linguagem do padrão xBase, como o Clipper, entre outras.

O AdvPL é uma linguagem muito poderosa, flexível e completa. Por meio dela, é possível desenvolver novas aplicações para o ERP Protheus, além de adaptar alguns processos às necessidades de cada empresa.

Com o AdvPL é possível desenvolver aplicações para:




  • Criar, relacionar e organizar um conjunto de dados;
  • Manipular os dados por meio de operações de inclusão, alteração e exclusão. Além disso, é possível visualizá-los de forma seletiva e de acordo com as especificações dos usuários;
  • Realizar operações matemáticas, lógicas e de decisão com os dados, gerando novos dados ou extraindo informações;
  • Criar telas para a manutenção e a visualização dos dados pelo usuário;
  • Criar relatórios para a visualização dos dados pelo usuário;
  • Permitir a interação do usuário com as aplicações por meio de páginas Web e de e-mails.

Com a linguagem AdvPL é possível trabalhar com diversos bancos de dados, tanto pago quanto gratuito, como SQL, Oracle, DB2, Informix, Postgre, MySql, etc.

  • Sem rótulos