01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Manufatura |
---|---|
Linha de Produto: | TOTVS Protheus |
Segmento: | Manufatura |
Módulo: | SIGAQDO - Controle de Documentos |
Função: | QAXA010 - Usuários QDOA050 - Documentos QDOWizPDF - Implantador Leitura Interna ERP |
País: | Todos |
Ticket: | Interno. |
Issue: | DMANQUALI-3101 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Aumentar a segurança no processo de leitura de documentos com extensão .DOC e DOCX e eliminar necessidade de usar MS Word Viewer.
03. SOLUÇÃO
As rotinas do módulo Controle de Documentos (SIGAQDO) foram alteradas para permitir a visualização "Interna no ERP" de Documentos Internos do MS Office integrados.
Todo acesso "somente leitura" irá converter os arquivos MS Word para PDF e apresentá-lo sem opção para download ou edição. As pessoas com acesso para elaboração poderão acessar o arquivo MS Word com todas as permissões liberadas.
Não houve mudanças no processo de Elaboração de documentos internos, portanto o MS Word continua sendo necessário.
Permite também a visualização de Documentos Externos com extensões compatíveis com a conversão ".doc, .docx, .dot, .dotx" ou até mesmo arquivos originalmente".pdf".
Configurando o Usuário para Leitura Interna no ERP
Na rotina QAXA010 - Cadastro de Usuários: ajustar o campo "QAA_TPWORD" acrescentando a opção de seleção "4=Interna no ERP" e descrição de "Tipo Word" para "Tipo Exib.".
Abaixo detalhamos os procedimentos para implantação e uso deste recurso:
- Não é mais necessária instalação do MS Office nas estações de trabalho que usarão o ERP Protheus apenas para leitura de documentos;
- Permite a visualização de documentos internos ou externos via WebApp (homologado a partir do release 12.1.22.10);
- Proteção quanto a impressão ou modificação de documentos não autorizada que fugia ao controle ao abrir documentos do Word em etapa de leitura.
- Esta solução pode ser implementada com instalação de LibreOffice ou MS Office em outro servidor que não o de aplicação do ERP, com acesso via rede para conversão (requer devido compartilhamento e direitos de acesso Windows);
- Não requer arquivos duplicados no servidor, como era o caso da solução de leitura em HTML.
- Nota: atualmente a solução HTML não funciona mais adequadamente, desformatando o documento ao visualizar.
- A leitura de documentos pode ser realizada em estações de trabalho Linux;
- Possibilidade de evolução futura para disponibilização de um WebService para tratamento de Back-End e conversão dos arquivos .CEL em .PDF visando não comprometer o servidor onde o AppServer é executado.
Objetivos:
- Validar a existência do MS Office ou Libre Office no Servidor, o qual deverá estar disponível a todos os usuários do SIGAQDO, pois será utilizado diariamente para converter os arquivos MS Word para PDF.
- Validar a instalação e remover as senhas dos arquivos MS Word criados com base em modelos do SIGAQDO, pré-requisito para converter para PDF os arquivos MS Word via servidor de aplicação do ERP.
A rotina de implantação "QDOWizPDF" deve ser executada diretamente no programa inicial do SmartClient Protheus ou WebAgent. Não é possível executar via WebAPP.
Pré-requisitos para execução do implantador QDOWizPDF:
- Executar o UPDDISTR para o release mais recente ou:
- Alterar o título do campo QAA_TPWORD para "Tipo Exib.";
- Alterar X3_CBOX do campo QAA_TPWORD para: 1=Html;2=WordView;3=Ms Word;4=Interna no ERP
- Idem para X3_CBOXSPA e X3_CBOXXENG;
- Alterar X3_VALID do campo QAA_TPWORD para: Pertence("1234");
- Incluir cada um dos "Novos Parâmetros" manualmente no Configurador (SIGACFG);
- Ser usuário Administrador.
- Ter o MS Office instalado no computador local onde será realizada a execução.
- Revisar se o Word está abrindo corretamente no computador e sem notificações "deseja tornar padrão" para documentos do tipo .doc ou .docx.
- Saber qual caminho no servidor onde está instalado o Libreoffice ou MS Office, que será utilizado para converter os arquivos MS Word para PDF sob-demanda.
- Ter os parâmetros abaixo cadastrados (serão expedidos oficialmente à partir da 12.1.2210. Caso não exista na base, é necessário a criação manualmente via SIGACFG):
-
Parâmetro Tipo Descrição Exemplo de Conteúdo Observação MV_QDOCPDF L Status da remoção de senha dos arquivos .CEL do servidor do ERP para conversão e leitura em PDF (Atualizado pelo Processo 'QDOPdfVWiz') .F. Inserir obrigatoriamente como Falso (.F.) para que a implantação funcione corretamente MV_QDOLOD C Caminho Instalação do LibreOffice Writer no Servidor de Aplicação do Protheus C:\Program Files\LibreOffice\program\swriter.exe É possível deixá-lo em branco, pois na implantação será preenchido pelo usuário MV_QDOMSOD C Caminho da Instalação do MS Office Word no Servidor de Aplicação do Protheus C:\Program Files\Microsoft Office\Office15\WINWORD.EXE É possível deixá-lo em branco, pois na implantação será preenchido pelo usuário
-
- Todas as etapas e informações são obrigatórias.
Processo de Conversão Via MS Office no Servidor
Ao contrário do LibreOffice, o MS Office não libera comandos para conversão de .DOC em .PDF nativos para prompt de comando CMD, sendo necessário o uso de comandos PowerShell para conversão. O Protheus cria sob demanda scripts PowerShell no servidor e executa para conversão do arquivo .DOC em .PDF. Em alguns servidores, há necessidade de execução manual do comando no PowerShell para liberação da execução de scripts:
Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser
MS Office Local durante Implantação
A execução do procedimento de implantação deve ocorrer em sistema Windows com MS Office instalado, visto que o Protheus utilizará a integração nativa da TOTVS com MS Office via SmartClient. Revisem se o Word está abrindo corretamente no computador e sem notificações "deseja tornar padrão" para documentos do tipo .doc ou .docx.
Incompatibilidade com Tipo de Exibição (QAA_TPWORD) = 2 - Word Viewer
Ao executar o compatibilizador QDOWizPDF, os documentos .cel serão convertidos para o modelo de documento padrão da versão office instalada no computador, podendo ser convertido para documentos .CEL equivalentes a .DOCX que são incompatíveis com leitura via software Microsoft Word Viewer, descontinuado pela Microsoft. Saiba mais: DT DMANQUALI-4895 QDOA050 Inconsistência uso Word Viewer com Leitura Interna Implantada
Abaixo as etapas do procedimento:
Falhas na Remoção de Senhas
Os arquivos não processados devido a falhas no processo de remoção de senha serão apresentados em uma lista de falhas no final da grid de processamento.
Nota: inclua a linha "QDODocumentControlLog=1" (sem aspas) logo após a tag da enviroment de uso do sistema no arquivo appserver.ini para que o sistema logue os erros no console do appserver;
- MV_QDOLOD: Caminho Instalação do LibreOffice Writer no Servidor de Aplicação do Protheus:
- Default: C:\Program Files\LibreOffice\program\swriter.exe
- MV_QDOMSOD: Caminho da Instalação do MS Office Word no Servidor de Aplicação do Protheus;
- Default: C:\Program Files\Microsoft Office\Office15\WINWORD.EXE
- MV_QDOCPDF: Status da remoção de senha dos arquivos .CEL do servidor do ERP para conversão e leitura em PDF;
- Default: .F.
- O sistema valida se há inconsistências na implantação no cadastro de usuário ( QAXA010 ) caso o campo "Tipo Exib." (QAA_TPWORD) seja igual a "4 = Interna no ERP", havendo, impedindo de prosseguir com a efetivação do cadastro.
- Sempre no primeiro acesso de qualquer rotina do módulo de Controle de Documentos, o sistema irá validar se há inconsistências na implantação. Caso haja, é possível que as seguintes mensagens de "Help" serão apresentadas:
Variáveis Integração Desatualizadas
Em alguns casos o sistema não conseguirá atualizar as variáveis de integração do Protheus com os modelos, similar a imagem abaixo, exibindo os códigos das variáveis ao invés dos conteúdos:
Causas conhecidas:
1) Execução parcial do procedimento de implantação QDOWizPDF ou habilitação da integração diretamente via MV_QDOCPDF sem a execução do implantador;
2) Manipulação do parâmetro MV_QSAVEDC após a implantação da Leitura Interna (execução do QDOWizPDF), sem a re-execução do implantador QDOWizPDF:
3) Execução do implantador QDOWizPDF com o parâmetro MV_QSAVPSW com conteúdo 2 (Não) e existência de documentos na base com senha;
4) Existência de arquivos .CEL na base de resíduo com o formato RTF ou incompatível com o parâmetro MV_QSAVEDC (provenientes de restauração de backups, entre outros);
- MV_QSAVEDC - Define se os documentos elaborados no Modulo Controle de Documentos serão gravados no formato DOC, RTF ou padrão do MS Office do cliente (1=Doc, 2=RTF, 3=Padrão MS Office) - MV_QSAVEDC = 3, poderá considerar .DOCX ou .DOC conforme versão do MS Office instalado no desktop que realizar a operação de gravação do arquivo).
- MV_QSAVPSW - Define se os documentos elaborados pelo Modulo Controle de Documentos serão gravados com senha, onde aceita os valores 1 - Sim ou 2 - Não;
Passo a passo para correção:
1) Adequação de parâmetros do CFG como pré-requisitos para re-execução do implantador QDOWizPDF:
a) MV_QDOCPDF para false (.F.);
b) MV_QSAVPSW para 1;
c) MV_QSAVEDC para 1;
2) Re-execução do implantador QDOWizPDF conforme sessão "Implantação";
Desformatação de Layouts
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
- Como habilitar o botão de impressão na visualização em PDF: 15079312 DMANQUALI-4866 DT QDOA050 - Leitura Interna - Botão Imprimir
- Homologação para sistemas operacionais Linux no servidor de aplicação do Protheus: DMANQUALI-3188 DT QDOA050 - Leitura Interna - Homologação Servidor Aplicação Linux;
- Para gerar log os erros no console do appserver inclua no arquivo appserver.ini a linha "QDODocumentControlLog=1" (sem aspas) logo após a tag da enviroment de uso do sistema;
- Requisitos para ambiente com balanceamento de carga entre servidores on premise ou cloud: 15989972 DMANQUALI-5731 DT QDOA050 - Visualização Documento Embarcado com Balanceamento de Servidores
- Servidores Linux ou com conversão via LibreOffice, obrigatoriamente o sistema passará a considerar o parâmetro MV_QSAVEDC = 3 para garantir integridade no processo de conversão via LibreOffice. (Define se os documentos elaborados no Modulo Controle de Documentos serão gravados no formato DOC, RTF ou padrão do MS Office do cliente (1=Doc, 2=RTF, 3=Padrão MS Office) - MV_QSAVEDC = 3, poderá considerar .DOCX ou .DOC conforme versão do MS Office instalado no desktop que realizar a operação de gravação do arquivo);
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
- DMANQUALI-5767 DT QDOA050 - Inconsistências Leitura Interna (Rootpath UNC, QDOWizPDF e QDODocumentControl-893)
- DT DMANQUALI-3101 - SIGAQDO - Leitura de Documentos Embutida no SmartClient ou WebApp
- DT DMANQUALI-4895 QDOA050 Inconsistência uso Word Viewer com Leitura Interna Implantada
- DT DMANQUALI-5998 QDOA050 - Implementado leitura interna de documentos via WebAgent em Servidor Linux
- 15989972 DMANQUALI-5731 DT QDOA050 - Visualização Documento Embarcado com Balanceamento de Servidores (Rootpath UNC)
- Q (SIGAQDO)
- 17711423 DMANQUALI-7355 DT SIGAQDO - Perda de Layout em Documentos Internos
- Leitura Interna (QDOA050 - SIGAQDO)