O que é uma Task Tag ?
Em alguns pontos do código-fonte necessitamos colocar comentários temporários para encontrar de forma fácil trechos específicos. As task tags são marcadores que facilitam encontrar esses trechos, bem como visualizar o seu nível de relevância. O TDS vem com uma configuração básica de task tags que pode ser alterada conforme a necessidade, são elas: TODO, FIXME e XXX (Tela 1 A).
Tela 1: Tela de Exemplo
Como funciona?
Para utilizar uma task tag basta escrever um comentário simples de linha ("//" para ADVPL e "#" para 4GL) e logo em seguida o seu nome.
O principal benefício deste recurso é a facilidade de navegação que ele fornece dentro do fonte, pois fica marcado no canto direito da tela (Tela 1 C) e o trecho pode ser acessado ao clicar em uma das tarjas azuis, e também dentro do workspace, pois são mostradas todas as task tags de todos os fontes na visão "Tasks" (Tela 1 D), basta um duplo em cima de uma linha para ir ao local onde a task tag foi declarada. Para chamar ainda mais a atenção do usuário é colocado um ícone de tarefa no canto esquerdo do editor (Tela 1 B).
Por padrão o processo de busca por task tags só é disparado quando um código-fonte é salvo ou quando é pedido para ser realizado o processo de construção do workspace.
Como eu configuro?
Para acessar as configurações de task tags basta entrar em Window | Preferences | Developer Studio Editor | Task Tags
Tela 2: Tela de Preferências
OBS: Algumas opções da imagem podem não existirem ou estarem indisponíveis.
Nesta tela é possível adicionar, remover e desabilitar as task tags.