Árvore de páginas

Gera Calendário Manutenção - MV0401

Visão Geral do Programa

Permite gerar um calendário de manutenção para os equipamentos, conforme o vencimento dos planos de manutenção e disponibilidade da oficina. A geração do calendário consiste em definir a melhor data possível para a parada dos equipamentos, que precisam realizar manutenções preventivas. Este conceito é empregado em empresas onde saber o dia em que o veículo estará disponível, é mais importante do que saber se o plano será executado antes ou depois do seu vencimento.

Esta geração cria uma sugestão de parada, que pode ser alterada a qualquer momento. Não há, para este cálculo, a visão de horas disponíveis dos funcionários. O programa executa um cálculo simples e linear, para verificar a data de programação dos veículos. Desta forma, se uma oficina puder realizar a manutenção em 10 equipamentos e o programa calcular 12 equipamentos para este dia, o programa não verifica se a manutenção (para os 2 equipamentos) pode ser realizada no dia anterior. Sempre é avaliado o dia seguinte.

Para alocar cada equipamento em uma data de parada, o sistema verifica inicialmente o percurso médio rodado para cada equipamento por dia, conforme o período do histórico informado.

Posteriormente é feita uma leitura dos equipamentos e, conforme o percurso médio calculado, é verificada a data de vencimento dos planos dos equipamentos no futuro, avaliando o calendário da manutenção, para não programar o vencimento de um plano no domingo, se neste dia é imprescindível à realização da manutenção.

Após calcular o vencimento futuro dos planos, é realizada novamente a leitura dos equipamentos, ordenando-os por data de vencimento. Conforme a quantidade máxima de equipamentos que a oficina informada suporta, são alocados os equipamentos. Caso existam mais equipamentos além do que a oficina suporta, que precisam de manutenção, os veículos com planos menos vencidos são alocados para o próximo dia.

A geração do calendário consiste em criar um cadastro para cada equipamento e data de parada, informando o plano de manutenção que deve ser realizado. Para isso, o sistema considera também a data de validade do plano de manutenção (que determina se o plano está ativo ou não) relacionado ao equipamento, pois não é permitido gerar programação para um equipamento em que a data planejada ultrapasse a validade do plano de manutenção que está relacionado a ele.

Caso o período para a geração da programação de parada seja extenso, o sistema considera que a manutenção será realizada na data programada, e a data de término prevista irá decorrer do número necessário para a execução do plano. Desta forma, é possível calcular o próximo vencimento para o mesmo plano de manutenção em períodos futuros.

Exemplo: Um plano que vence (frequência na qual é executado) a cada 10.000 foi programado para 30/08/2004. Porém o plano tem como valor de tempo padrão 30 horas. Desta forma, fica previsto que o plano será terminado em 31/08/2004. Somente a partir desta data (31/08/2004), o sistema irá iniciar novamente o cálculo de projeção de quilometragem para prever o próximo vencimento do mesmo plano.

Gera Calendário Manutenção - MV0401 - Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Filtrar, por faixas, as informações a serem consideradas no calendário de manutenção. Somente os dados cujos valores estejam compreendidos nas faixas serão selecionados para o calendário.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Data Programação

Inserir o período para a geração do calendário da manutenção.

Empresa

Inserir a faixa de empresas para selecionar os equipamentos que serão analisados na geração do calendário.

Estabelecimento

Inserir a faixa de estabelecimentos para selecionar os equipamentos que serão analisados na geração do calendário.

TAG

Inserir a faixa de TAGs, para a geração do calendário da manutenção.

Nota:

TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, ou seja, a TAG permite relacionar o veículo a uma "Região de Atuação", "Setor" ou alguma divisão departamental a qual deve ser relacionado o equipamento.

Centro Custo

Inserir o centro de custo da conta de despesa da ordem, que será sugerido para a contabilização da ordem.

Unidade Negócio

Inserir a faixa de unidades de negócio para selecionar os equipamentos que serão analisados na geração do calendário.

Gera Calendário Manutenção - MV0401 - Pasta Parâmetro

Objetivo da tela:

Determinar os parâmetros para a geração do calendário.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:
Tipo Equipamento

Assinalar os tipos de equipamentos a serem considerados no calendário. As opções disponíveis são:

  • Motorizado;
  • Não Motorizado.
Tipo Proprietário

Assinalar os tipos de proprietários a serem considerados no calendário. As opções disponíveis são:

  • Próprio;
  • Terceiro.

Oficina

Inserir o código da oficina para a qual será programada a parada dos equipamentos.

Importante:

Este código é obrigatório, pois indica o local no qual será realizada a manutenção.

Quantidade Máxima Equipamentos

Inserir a quantidade máxima de equipamentos que a oficina informada consegue manutenir em um dia. Caso a quantidade de equipamentos necessários ultrapasse a quantidade máxima, a diferença de equipamentos será realocada para o dia seguinte.

Antecipa Planos Até

Inserir o número de dias para a antecipação dos planos.

Exemplo: Há para um veículo dois planos de manutenção programados. O primeiro plano, que ocorre a cada 60 dias, ficou programado para 01/08/2004 e o segundo plano, que ocorre a cada 10.000km, ficou programado para 03/08/2004.

Caso seja informado o valor de 3 dias para o atributo "Antecipa Planos Até", o plano de 10.000 km será adiantado para o dia 01/08/2004. Caso seja informado valor zero para o atributo, o veículo continuará com a programação original, parando nos dias 01 e 03.

Excluir outras programações futuras, caso existam

Quando assinalado, o sistema exclui o calendário de manutenção gerado para o período e a oficina solicitados.

Avaliação Percurso Equipamento

Inserir o período para avaliação do percurso do equipamento.

O programa de geração do calendário da manutenção irá buscar a vida do equipamento, por meio do programa Consulta Histórico Vida Equipamentos (AB0618), na data inicial de avaliação e data final. O percurso realizado será dividido pelo número de dias escolhidos neste intervalo de avaliação de percurso, conseguindo assim o percurso médio/dia por equipamento.

Exclui Programação Passada não Realizada

Quando assinalado, indica que devem ser excluídas as programações passadas não realizadas.

Eliminação

Inserir o período para a eliminação do calendário da manutenção.

Importante:

A data inicial de programação não pode ser menor que a data atual.


Gera Calendário Manutenção - MV0401 - Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Estabelecer o destino e a forma de impressão do calendário.
Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Oficina (MV0102)

Plano de Manutenção (MV0105)

Consulta Calendário Manutenção (MV0608)

Consulta Histórico Vida Equipamentos (AB0618) 

Pasta Impressão

Segurança por Estabelecimento - Frotas

Unidade de Negócio do Frotas