Páginas filhas
  • Efetivação dos Cadastros - MAN10230

Efetivação dos Cadastros - MAN10230

Visão Geral do Programa

A efetivação dos cadastros está divida em três processos:

  • Simulação: É o processo que irá ler todas as informações relacionadas aos itens cadastrados na engenharia e efetuar simulação da geração das estruturas de produtos e processos para conferência de erros no processo de cadastro;
  • Geração Estrutura: É o processo que irá ler todas as informações relacionadas ao item cadastradas na engenharia e gerar as estruturas definitivas com base nos cálculos de proporção de consumo e distribuição de consumo médio;
    É permitido efetuar geração de toda a estrutura do item (para todas as grades) ou somente a estrutura de amostra, que permite que as amostras para representante entrem em processo de produção.
  • Efetivação: É o processo que confirmará as estruturas até então geradas como definitivas (ou caso a opção de geração não tenha sido executada esse processo é efetuado também nesse momento) e a sinalização ao sistema de que os cadastros da engenharia foram concluídos.

A efetivação será disponibilizada de duas formas: por meio de atalho no menu da Engenharia Grade, em que serão efetivadas as estruturas cadastradas na matriz, conforme critérios de seleção; ou por meio da própria matriz da estrutura (botão "Efetivar"), e nesse caso o processamento será efetuado diretamente para o item da consulta ativa.

Ao efetuar a geração da estrutura da amostra a situação do item (no cadastro do item geral grade) será alterada para "Estrutura Amostra", indicando que as estruturas de amostra do item foram geradas. Quando for efetuada a geração total (todas as grades), a situação passa para "Estrutura Total".

A geração das estruturas visa o cruzamento das informações da matriz de estrutura de produtos e processos, e geração das estruturas de amostras ou completas, em sua totalidade.

É nesse momento também que os componentes de etapas de produção, relacionados aos itens pais, serão gerados no sistema como itens de estoque (semiacabados). Esses itens, gerados automaticamente pelo sistema, possuirão as mesmas grades do item final, caso tenham sido parametrizados no MAN10217 (Etapas de Produção) para controlar grade.

Serão efetuados também na efetivação dos cadastros os cálculos das quantidades necessárias de consumo de linhas, viés, velcro, puff e politrados, conforme base de cálculo parametrizada em rotina especifica para esse fim.

No momento das gerações das estruturas serão efetuadas diversas consistências para verificar se todas as informações necessárias para a geração correta das estruturas foram preenchidas.

Após a geração das estruturas os itens estarão aptos a entrar em processo de produção.

Na opção "Efetivar Cadastro" é que ocorrerá a efetivação propriamente dita do item. Ao efetivar os cadastros a situação dos itens na Engenharia Grade será alterada para "Efetivado", bloqueando dessa forma qualquer manutenção sem autorização prévia, tanto no cadastro dos itens quanto nos cadastros das estruturas de produto e processo.

Enquanto a opção "Efetivar Cadastro" não for executada, a geração das estruturas de amostra e total pode ser reexecutada a qualquer momento. Caso haja alterações do item ou das estruturas de produtos e processos é necessário somente reprocessar a rotina de geração da estrutura para que as alterações sejam efetivadas.

Condições gerais de funcionamento:

  • Somente serão efetivados itens que possuírem a situação igual a "Cadastro Concluído" ou "Em alteração", no MAN10081 (Cadastro Geral do Item Grade);
  • Antes de efetivar um novo item, o usuário deve, manualmente, acessar o programa de cadastro do item geral grade e alterar a situação do item para "Cadastro Concluído". Indicando ao sistema que finalizou a fase de cadastros e que o item pode ser efetivado e entrar em produção;
  • É necessário possuir cadastro de estrutura de processos (tempos padrões) para todos os itens envolvidos no processo produtivo de um item final (semiacabados e componentes de etapa). Esse cadastro deve existir de forma geral (sem grades), para o par base somente, ou para todas as combinações de grade do item;
  • Não serão considerados nessa rotina os itens que se encaixarem nas condições de exceção de efetivação.

Após indicar ao sistema qual operação efetuar, é necessário efetuar a seleção dos itens que serão processados. Caso nenhuma condição de seleção seja preenchida o processamento ocorrerá para todos os itens. Efetuada a pré-seleção os itens são apresentados para que seja possível efetuar uma segunda triagem dos itens, desmarcado alguns, caso não queira que a rotina os considere.

A opção de "Simulação" disponibiliza, grade a grade, todas as informações básicas das estruturas de produtos e processos (separadas em dois folders).

No primeiro folder, "1-Estrutura de produtos", é exibida a explosão da estrutura. É possível ao usuário "abrir" ou "fechar" os níveis por meio dos sinais de adição e subtração da primeira coluna, podendo optar por uma visualização mais macro ou mais detalhada.

Na segunda coluna é possível, por meio de duplo clique no ícone geral de grade, abrir linhas para visualização das grades dos itens. A terceira coluna exibe a cada linha o ícone do tipo do item em questão ou da grade controlada pelo item. O campo "Produtos" acomoda todas as informações dos itens e grades, em formato de árvore, e a disposição em tabela facilita a visualização.

A dinâmica do folder "2-Estrutura de processos" é similar a do primeiro folder. Nesse folder é exibido o roteiro e alternativo do item final (do cabeçalho) e em seguida toda a estrutura de processos, com itens semiacabados, operações e recursos. Para os itens semiacabados é possível visualizar o roteiro padrão, para as operações é possível visualizar o tempo, o tipo do tempo, a quantidade de pontos (para operações de bordado) e o centro de trabalho. Para as linhas dos recursos de fabricação é possível visualizar a quantidade de recursos utilizada na operação.

Ao concluir as conferências, é possível pela tela da simulação gerar as estruturas visualizas ou efetuar a efetivação, por meio dos botões "Gerar" e "Efetivar".

Efetivação dos Cadastros

Objetivo da tela:

Efetivar o cadastro dos itens.

Etapa 1/5 – Selecione o tipo de operação que deseja realizar

Objetivo da tela:

Selecionar os tipos de operação a ser realizada.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Simular geração estruturaOpção que irá ler todas as informações relacionadas aos itens cadastrados na engenharia e efetuar simulação da geração das estruturas de produtos e processos para conferência de erros no processo de cadastro.

Gerar estrutura

Opção que irá ler todas as informações relacionadas ao item cadastrados na engenharia e gerar as estruturas definitivas com base nos cálculos de proporção de consumo e distribuição de consumo médio.

Efetivar cadastroOpção que confirmará as estruturas até então geradas como definitivas e a sinalização ao sistema de que os cadastros da engenharia foram concluídos.
Somente de amostra

Quando assinalado, indica que será considerada somente a amostra.

Esta opção só será habilitada se for utilizada a opção “Simular geração estrutura” ou “Gerar estrutura”.

Consistir processo

Efetua as verificações se existem:

  • Itens finais/produzidos sem cadastro dos tempos padrões de processo;
  • Componentes de etapas de produção sem cadastro dos tempos padrões de processo.
Consistir tempo zerado no processo

Consiste se a quantidade de tempo é menor/igual a 0 (zero) ou nula.

Caso seja menor/igual a 0 (zero) ou nula, gravará mensagem de erro.

Consistir quantidade zerada na estrutura

Verifica se a quantidade necessária da estrutura é igual a 0.

Caso seja igual a 0, gravará mensagem de erro informando que a estrutura não pode ser gerada pois existem itens com quantidade igual a 0 (zero).

Etapa 2/5 - Escolha a forma de seleção dos itens pais

Objetivo da tela:

Definir a seleção dos itens pais.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Selecionar por famíliaSelecionar itens pais por meio da seleção de famílias.
Selecionar por área estratégica de negócioSelecionar itens pais por meio da seleção de área estratégica de negócio.
Selecionar por item paiSelecionar itens pais.
Selecionar por projeto

Selecionar itens pais por meio da seleção de projetos.

Etapa 3/5 - Escolha a forma de seleção dos itens pais

Objetivo da tela:

Definir a seleção dos itens pais.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item pai

Código do item pai.

DenominaçãoDescrição do item pai.