Árvore de páginas

Pré-requisitos:

  • Instalação PIMSServer (Java)
  • Parâmetros:
    PLATIV / IP_PIMSSERVER – Modificar em todas as instâncias, informar o IP do servidor onde o JBoss está instalado + Porta, exemplo: 10.0.0.1:8080


Foi desenvolvida uma consulta que tem como objetivo informar a próxima operação liberada de uma quantidade de planejamentos ou programações que estão ordenados de acordo com um cadastro de processo.

A primeira etapa é o cadastro de processo, está localizado em PLATIV -> Movimentação -> Processo

Guia passo a passo

1.Cadastro Processo

O cadastro é composto pelo header (PA_PROCESSO_HE) e detalhe (PA_PROCESSO_DE), no header temos o código e a descrição. Já o detalhe é instânciado, ou seja, o mesmo header serve para muitos detalhes por instância. Ao incluir um processo é preciso informar o código do processo, descrição e opcionalmente pode-se informar uma sequencia de planos para facilitar na inclusão das operações do detalhe.

A grid do detalhe é composta por plano + centro de custo + operação + sequencia + % de liberação, o botão “Opções” e o detalhe serão explicados posteriormente na geração da consulta.

2.Consulta – Visão por local

A consulta está localizada em PLATIV -> Visões -> Consultas -> Locais liberados por processo

Os dados desta consulta serão gerados em tempo de execução por um processo no PIMSServer (tabela PA_OPER_LIBER), o processo funciona da seguinte forma:

 A rotina irá recuperar todos os planejamentos/programações onde não existe um processo definido (PA_OPER_LOCAL.CD_PROCESSO NULO), e pela chave plano/centro de custo/operação deverá existir ao menos um processo, se existir mais de um processo então será aberta uma tela para o usuário deve escolher um processo válido.

Para cada instância escolhida na tela serão recuperados os locais planejados ou programados (conforme a escolha na tela), com processo já definido, simulador escolhido na tela e no período encontrado em SAFRAS_PER da instância e com data base entre a data de inicio e fim da safra, o período será entre a data inicial da safra até a data final da safra. Esses locais não devem estar suspensos, ou seja, não podem aparecer na tabela APT_UPNIVEL3_SUSP no período (busca sem safra) e onde os atributos FG_LIB_TRATOS, FG_LIB_REFORMA, FG_LIB_DEVCOPER estiverem nulos ou com valor ‘N’, se o local satisfizer estas condições significa que ele está suspenso e não deve aparecer na consulta.

Após recuperar os locais o processo verifica se o check box “Apenas locais fechados?” está marcado: Se esta opção estiver marcada,  o local só será válido para continuar a verificação se no período da data inicial da safra até a data base ele conter uma ocorrência “F”. Se a opção estiver desmarcada, o local será válido se:

  1. Houver estimativa de corte para moagem ou muda no período (data inicial até data base), então o local deve conter um corte em HISTPRODUC (se a estivativa de corte for para moagem) ou OCORTEMD (se a estimativa de corte for para muda).

  2. O local não conter uma estimativa, então ele está válido para prosseguir no processo.

    Após a recuperação do processo e das operações realizadas é preciso analisar qual é a operação liberada para ser realizada. A analise parte das operações do processo organizado por ordem crescente a partir da sequência, é verificado qual a operação que possui maior sequência que foi realizada conforme o % de liberação, conforme o exemplo acima, se a operação 55 – Aração foi executada com 5 ha, mas foi planejada em 10 ha e a coluna % de liberação for de 100%, essa operação não foi finalizada, e o sistema mostrará que a operação 55 é a liberada.

    É possível ter duas ou mais operações com a mesma sequência, e para cada processo pode existir uma forma de liberação desta sequência, se a operação 55 – Aração e 63 – Sulcação forem da mesma sequência, a operação 64 – Plantio será liberada conforme a opção escolhida no cadastro de processo, no botão Opções:

    Se o local passar pela verificação acima então ele está válido para prosseguir no processo, o cálculo irá procurar as operações realizadas do local, existem duas formas, se a opção na tela “Produção por:” estiver marcada para Histórico de Manejo, então as operações realizadas serão recuperadas de HISTMANEJO onde CD_HIST = ‘P’ no período (data inicial safra e data base). Caso a opção seja “Produção por: Baixa de programação” então as operações realizadas serão as programações fechadas para o local e simulador e período.

    As opções são as seguintes:
    1.Aguarda a execução de todas as operações com a mesma sequência para liberar a proxima.

    2.Aguarda o termino de alguma operação da mesma sequência para liberar a proxima operação.

Após todas essas verificações será inserido na tabela PA_OPER_LIBER os locais com a(s) operação(ões) liberada(s) e será emitido na consulta essas informações:

Conforme os prints abaixo é possível verificar se a consulta emitiu as informações corretamente, note que o processo possue as operações que devem ser executadas em sequência e na próxima imagem as operações executadas a partir do histórico de manejo.

Se o check box “Visualizar operações anteriormente liberadas mas não executada?” estiver marcado então será demonstrado operações com sequência menor que a liberada e que não foram executadas por completo, é recomendado classificar a consulta por Local, assim os locais serão agrupados e será possível visualizar todas as sequências para o mesmo local.


3.Consulta – Visão por operação

Essa visão parte do cadastro de processo e lista as informações dos processos por operação. A coluna “Programado” é condicional a opção na tela de critério “Tipo de planejamento”, se for escolhido planejamento ou programação será recuperado todos os planejamentos/programações realizados para o Plano + C. Custo + Operação e com data dentro da safra a partir da data base.

Coluna liberada será a soma das operações liberadas. Já o realizado será o histórico de manejo.


4.Consulta – Visão por centro de custo

Essa visão irá demonstrar as produções por plano + centro de custo. No cadastro do processo deve ser definida a sequência de operações totalizadoras, ou seja, operações que representem o centro de custo.

O processo irá gerar a tabela PA_HIST_PROD_CC, para cada Plano + Centro de Custo será recuperado todos os locais planejados/programados e para cada local deve ser verificado se existe informações para a menor sequência de operação totalizadora, ou seja, se houver uma ou mais operações com a sequencia totalizadora com o valor 1, então para cada local será verificado se existe planejamento/programação, se houver informação então será recuperado o QT_CAPAC_DIA, para os locais que não foram encontradas informações então deve ser verificado para a próxima operação totalizadora. O resultado será a soma de todas as informações recuperadas por local.

As outras informações (Liberada, Realizada) segue a mesma mecânica, é verificado por local + menor sequência de operação totalizadora. Na coluna liberada a informação é recuperada da mesma forma da visão por operação, operação liberada. Já a coluna realizada é o histórico de manejo.


Artigos relacionados