Páginas filhas
  • 5925701 DVAFIN-2978 DT Validação de Duplicata no Lançamento de Despesa no Caixa.


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Financeiro
Função:FCXFM005/PDVFM016 - Lançamento de Despesa no Caixa
Ticket:5925701
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAFIN-2978


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Nos componentes FCXFM005 e PDVFM016, o sistema estava permitindo efetuar o lançamento de duplicatas com mesmo código, quando o usuário informava primeiramente o código da duplicata depois os outros dados. Deixando lançar dois movimentos com mesmos dados. Gerando parcelas subsequentes.

03. SOLUÇÃO

Foi efetuada correção, para validar o lançamento de despesa no caixa, validando o código da duplicata e não permitindo lançamentos com mesmo código.


Antes da correção

Imagem 1 - Na imagem acima, como pode-se observar, estamos efetuando o lançamento de despesa no caixa, com o código da duplicata 969856 do fornecedor 131313 no valor de  200,00. Este é o primeiro lançamento.

Imagem 2 - Lançamento efetuado com sucesso.

Imagem 3 -  Na imagem acima, temos a visualização da duplicata lançada no caixa, com o código 969856 corretamente.

Imagem 4 -  Na imagem acima, como podemos observar, efetuamos o seguinte procedimento dentro do FCXFM005. Informamos o código do fornecedor no campo fornecedor e depois informamos o mesmo código de duplicata 969856. Neste caso de teste, o sistema efetuou a validação corretamente, pois o sistema pega o código do fornecedor e duplicata e efetua a consulta ao sair do campo "Duplicata".


Como a validação esta no campo "Duplicata" e passa como validação o código do fornecedor. Quando informavamos primeiramente o código da duplicata e depois o fornecedor, o sistema não conseguia efetuar a validação, pois ja havia saido do campo de "duplicata". Veja no exemplo abaixo.

Imagem 5 - Na imagem acima, como pode-se observar, informamos primeiramente o código da duplicata e todos os outros dados, depois informaremos o código do fornecedor e confirmaremos, sem passar pelo campo de "Duplicata".

Imagem 6 -  Na imagem acima,  como podemos observar, o lançamento da maneira que foi detalhado, foi permitido sem erro e validação. Deixando lançar duas duplicatas do mesmo fornecedor com mesmo código.

Imagem 7 - Na imagem acima, como podemos observar, foi efetuado o lançamento duas vezes, gerando a parcela 2. Procedimento não permitido, ja que ao sair do campo "Duplicata", no FCXFM005, o sistema apresenta aquela validação.


O mesmo comportamento se aplica ao componente PDVFM016.

Após correção

Imagem 1 - Na imagem acima, como podemos observar, após correção, estamos efetuando o lançamento da despesa no caixa código 4518745 para o fornecedor 1501, no valor de 300,00.

Imagem 2 - Na imagem acima, o lançamento foi efetuado normalmente.

Imagem 3 - Na imagem acima, estamos efetuando o segundo lançamento, na tentativa de burlar o processo, estamos informando primeiramente o código da duplicata e depois de informado todos os dados, informaremos o código do fornecedor, para lançamento da despesa no caixa.

Imagem 4 -  Na imagem acima, como podemos observar, ao tentar informar o código do fornecedor e sair do campo, o sistema agora esta validando corretamente o lançamento em duplicidade para este fornecedor. Levando em consideração, o código do fornecedor e numero da duplicata lançada na despesa do caixa.

Imagem 5 -  Na imagem acima, tentamos em seguida, efetuar o lançamento, informando primeiramente o código do fornecedor e depois o número da duplicata. Veja que sistema também esta validando o lançamento após sair do campo de "Duplicata".

Imagem 6 - Na imagem acima, como podemos observar, tentamos efetuar o mesmo procedimento no componente PDVFM016 e o sistema esta apresentando a validação corretamente.

Neste caso, informamos primeiramente o código do fornecedor e depois o número da duplicata.

Imagem 7 - Na imagem acima, efetuamos o lançamento inverso, informando primeiramente os dados da duplicata pra depois informar o código do fornecedor.

Imagem 8 - Na imagem acima, ao sair do campo de fornecedor, foi efetuada validação corretamente, informando que ja existe uma duplicata com mesmo código.

Imagem 9 - Na imagem acima, ao alterar o código da duplicata, foi efetuado o lançamento normalmente da duplicata.

Imagem 10 - Na imagem acima, como pode-se observar, a primeira duplicata ficou lançada corretamente, contendo apenas uma parcela.

Imagem 11 - Na imagem acima, como podemos observar, a segunda duplicata com outro código foi lançada normalmente.


Agora iremos cancelar esta segunda duplicata com o código 4518746 do fornecedor 1501 e veremos se será possível efetuar outro lançamento com mesmo código.

Imagem 12 - Na imagem acima, como podemos observar, a duplicata 4518746 foi cancelada. 

Imagem 13 - Na imagem acima, como podemos observar, no componente FCXFM005, o sistema ja permitiu efetuar o lançamento normalmente da duplicata  4518746 do fornecedor 1501. Isto porque o documento lançado anteriormente esta cancelado.

Imagem 14 - Na imagem acima, como podemos observar, no componente PDVFM016, o sistema ja permitiu efetuar o lançamento normalmente da duplicata  4518746 do fornecedor 1501. Isto porque o documento lançado anteriormente esta cancelado.

Imagem 15 - Na imagem acima, lançamento foi efetuado com sucesso.

Imagem 16 - Na imagem acima, depois do lançamento, duplicata ficou lançada normalmente. Gerando a parcela 2 para o titulo.