Árvore de páginas

Movimentação Física Grãos

Considera-se como Movimentação Física, os romaneios referentes movimentação de cargas. Em geral, movimentação via caminhões ou vagões, onde há o deslocamento físico da mercadoria.

Compras onde a mercadoria já se encontra depositada em armazém de terceiros, também podem ser consideradas como Movimentação Física, pois apesar de não haver o deslocamento físico, a compra indica que a mercadoria deixa de ser do fornecedor e passa a ser considerada no estoque de terceiros da empresa.

Um exemplo onde não há movimentação física são as devoluções de quantidade por diferença na pesagem entre a quantidade que consta na nota fiscal do fornecedor e a pesagem capturada pela balança quando da entrega da mercadoria. Neste caso, a nota de devolução irá ajustar o fiscal, contrato e estoque, mas não terá impacto sobre a pesagem física do romaneio, que deu origem a diferença.

A movimentação física é indicada nos romaneios, via GG2000, e pode ou não ser alterada pelos usuários que estão efetuando a inclusão, conforme parametrização no Permissão Usuários Grãos (GG1012), e a parametrização por tipo de movimento, conforme Permissão Movimentação Física (GG1106).

Após a atualização de um romaneio, a manutenção do campo Movimentação Física poderá ser feita por intermédio do Manutenção Romaneios (GG2010).

Este conceito é utilizado na Originação de Grãos como informação gerencial para relatórios, e não há tratamento fiscal, ou para o módulo de controle de estoque. Nos relatórios Manutenção Romaneios (GG2010) e Movimentos Romaneios (GG4019), a movimentação física poderá ser filtrada, conforme opção em parâmetros. Também no Extrato Contrato Compra (GG4025), na posição física e fiscal, poderá ser consultado se as movimentações se referem a movimentação físicas ou não.

 

Veja também o seguinte conceito:

Gerar Pendências Fiscais Compra Grãos