Árvore de páginas


01. VISÃO GERAL

Configurações necessárias para o registro de boletos online do banco Santander.

O serviço que utilizamos para comunicação com o banco é a cobrança por XML.

Este registro de boletos (Santander) estará disponível somente para o binário 20.3.0.3 ou superior.

Rede interna

Para a comunicação do Protheus com o banco é necessário configurar a segurança de rede, caso necessário, para aceitar a saída da faixa de IP referente ao DNS: 

https://ymbdlb.santander.com.br/

https://ymbcash.santander.com.br/


02. ITENS NECESSÁRIO (HABILITAR SERVIÇO NA CONTA)

Deve ser solicitado junto ao seu gerente a utilização do produto Cobrança por XML (registro de boletos XML).

Será solicitado o envio do certificado E-CNPJ ou SSL, esse mesmo certificado deve ser utilizado na configuração de layout do NGF.

O certificado deve ser convertido utilizando o Wizard de conversão de certificado - CFGX060  no módulo do configurador - SIGACFG e deve ser salvo dentro da pasta cert/ngf (protheud_data).

Será encaminhado pelo banco o seu Código de Estação e Código de Convênio.

03. CONFIGURAÇÃO DE CONTAS

Para habilitar a configuração de um layout para o Santander deve ser informado no campo A6_BCOOFI  ( Banco oficial )  o código do Santander 033.

O layout exige que a agência possua 4 posições (sem digito) e a conta 7 posições (sem digito). 

Importante

É necessário o cadastro correto do dígito verificador da conta no campo Dv Conta (A6_DVCTA).

Caso o cadastro esteja incorreto na tabela de bancos (SA6), o ajuste deve ser realizado em sua subconta no Cadastro Parâmetros de bancos (tabela SEE) nos campos Age. Oficial (EE_AGEOFI), Cta. Oficial (EE_CTAOFI) e DV Cta.Ofic. (EE_DVCTOFI).

Exemplo de conta que precisa ser adequada : Conta 12345-6

No cadastro do banco, campo Nro Conta (A6_NUMCOM) = 123456 e DV Conta (A6_DVCTA) = vazio, o ajuste em sua sub conta deve ser Cta. Oficial (EE_CTAOFI) = 12345 e DV Cta.Ofic. (EE_DVCTOFI) = 6

04. CONFIGURAÇÃO DA SUBCONTA

  • O código do Beneficiário da cobrança é configurado na subconta (tabela SEE) pela rotina Parâmetros de Banco (FINA130) no campo Cód. Empresa (EE_CODEMP).
  • Se o nosso número for gerado pelo sistema, esse deve ser configurado na subconta (tabela SEE) pela rotina Parâmetros de Banco (FINA130) nos campos Faixa Inicio (EE_FAXINI), Faixa Fim (EE_FAXFIM) e Faixa atual (EE_FAXATU).
  • O endereço do cliente deve ter o número separa por vírgula para que seja encaminhado corretamente ao sistema do banco.
  • A configuração para "PROTESTO" de boletos terá como base o campo EE_DIASPRT (Dias para protesto), se este campo estiver preenchido com valor maior que 0 (zero) o layout será configurado como "PROTESTAR" e o numero de dias será o valor do campo. Caso contrario será configurado com "DEVOLVER" em 02 dias.

05. CONFIGURAÇÃO DO LAYOUT

Na etapa de Credenciais será solicita o Código de Estação fornecido pelo banco e o nome do Certificado e Chave importado no Protheus.

Também deve-se observar as seguintes regras, na transmissão por API do banco Santander:

  • Nosso Número: será enviado ao banco um sequencial de 13 posições, que é composto pela seguinte regra:  sequencial (12 posições) + digito verificador do sequencial (1 posição)

Ex.: Nosso Número com sequencial 999999999999 será enviado como 9999999999996 sendo o número 6 o digito verificador.


  • Número do documento: Neste campo deverá ser informado qual será o número do documento que será transmitido ao banco e posteriormente impresso no boleto.

      Onde poderá ser:

    1. Número do Título (E1_NUM)
    2. ID CNAB (E1_IDCNAB)
    3. Expressão definida pelo usuário.
      • O resultado da expressão será atribuído ao campo “Número do documento”. Para as macros-execuções a expressão a ser executada deverá ser válida. Para informar uma expressão clique na “Engrenagem” que está ao lado do campo.



  • Aceite: Este campo indica o reconhecimento formal da divida (assinatura no documento) pelo pagador, deverá ser informado os valores:
    • Sim - Quando existe a necessidade do pagador reconhecer/aceitar a cobrança.
    • Não - Quando não existe a necessidade de reconhecimento da cobrança.

  • Beneficiário Filial: Neste campo deverá ser informado qual filial que será utilizada para a transmissão e impressão do boleto. 

Os dados cadastrados nessa filial serão utilizados na transmissão e na impressão:


Atenção

Caso este campo não esteja preenchido a Filial Atual (Filial Logado ou Filial configurada no agendamento) será utilizada no dados da transmissão e impressão do boleto.


  • Valor Abatimento: Neste campo poderá ou não ser informado um valor de abatimento para o boleto.  

       Onde poderá ser:

    1. Vazio - Caso o valor nominal já esteja calculado com a dedução dos valores de abatimento ou não exista abatimento para o boleto.
    2. Valor Abatimento (SomaAbat()) - Calculo padrão do sistema conforme a expressão: "SomaAbat(SE1->E1_PREFIXO,SE1->E1_NUM,SE1->E1_PARCELA,"R",SE1->E1_MOEDA,dDataBase,SE1->E1_CLIENTE,SE1->E1_LOJA)" .
    3. Expressão definida pelo usuário.
      • O resultado da expressão será atribuído ao campo “Valor Abatimento”. Para as macros-execuções a expressão a ser executada deverá ser válida. Para informar uma expressão clique na “Engrenagem” que está ao lado do campo.


É possível informar o valor nominal já deduzindo o valor do abatimento. Basta clicar na engrenagem no campo "Valor Nominal" e informar uma expressão válida:

Exemplo:

    • "SE1->E1_SALDO - SomaAbat(SE1->E1_PREFIXO,SE1->E1_NUM,SE1->E1_PARCELA,"R",SE1->E1_MOEDA,dDataBase,SE1->E1_CLIENTE,SE1->E1_LOJA)"

Importante

Caso o valor nominal já esteja calculado com a dedução dos valores de abatimento, o campo "Valor Abatimento" não deve ser preenchido para que não ocorra uma duplicidade no valor de abatimento.

Caso o campo "Valor Abatimento" seja preenchido o campo "Valor Nominal" deverá conter o valor cheio (Sem a dedução do abatimento). Caso exista abatimento será exibida uma mensagem no corpo do boleto informando o valor do abatimento já calculado.