Os apontamentos de equipamentos, recebidos dos coletores, quando não existe integração com o SIGA-MNT (Protheus) podem ser apropriados através da execução manual do processo de apropriação.
Para a apropriação das horas improdutivas, poderá ser definida nos parâmetros do projeto uma tarefa para a apropriação das mesmas. Caso a tarefa não seja definida, as horas improdutivas serão apropriadas nas tarefas produtivas que foram apontadas para este equipamento, nesta mesma data e centro de custo.
No caso de existir mais de um insumo vinculado à família do bem que está no apontamento, a apropriação vai ser realizada para o primeiro insumo encontrado. Caso não encontre nenhum insumo a partir do bem, não será realizada a apropriação e será informado no log de erros.
No caso de erros durante o processo de apropriação poderá ser enviado um e-mail para o usuário/grupo parametrizado informando que existem apontamentos que não foram apropriados e que devem ser apropriados de forma manual.

Importante:

  • O cálculo do valor para apropriação é o seguinte: Valor para apropriação = Quantidade apontada * Preço do insumo;
  • Nos casos onde for necessário informar a tarefa, deve-se selecionar tarefas pertencentes ao mesmo centro de custos do apontamento, para que a apropriação seja realizada com sucesso.

Passos para executar Apropriação Manual de Apontamentos de Equipamentos:

  1. Acessar o TOP
  2. Selecionar o projeto
  3. Acessar o menu Cadastros|Mobilidade|Equipamentos|Apontamentos de equipamentos
  4. Selecionar apontamentos que possuam status = "Pendente"
  5. Acessar o menu Processos|Apropriação de apontamentos de equipamentos
  6. Informar obra/etapa/tarefa para apropriação dos apontamentos (caso o apontamento não possua tarefa preenchida)
  7. Sistema apropria os apontamentos baseado no preço do insumo
  8. Sistema altera o status dos registros para "Apropriado".