Árvore de páginas

Entradas Romaneio

Por meio da função Romaneios (GG2000) é possível realizar o recebimento ou geração de notas de entradas, pelo tipo de movimento Entrada e as finalidades:

  • Compra

  • Transferência;

  • Devolução;

  • Retorno Remessa Terceiros;

  • Remessa Armazenagem;

  • Pesagem Avulsa.

Segue abaixo detalhe de cada finalidade para Entrada.

1. Compra

Tipos de processos possíveis, com tipo Entrada, finalidade Compra:

  • Compra por meio de contratos do tipo Compra Originação de Grãos;

  • Remessa por Compra com Entrega Futura, por meio de contratos do tipo Compra Originação de Grãos;

  • Compra por intermédio de pedidos de compra.

Para utilizar contrato do tipo Compra Originação, o item do romaneio deve possuir grupo de estoque parametrizado com o tipo de controle Originação ou Tecnologia, na função Parâmetros Grãos Grupo Estoque (GG1089). Nesta opção, a natureza de operação será sugerida conforme o cadastro de inscrição, Inscrição X Fornecedor (GG1009).

A Remessa por Compra com Entrega Futura, é identificada por intermédio da natureza de operação informada para a geração da nota fiscal. Ver o conceito: Compra Entrega Futura Originação.

Para utilizar pedido de compra, o item do romaneio deve possuir grupo de estoque parametrizado com o tipo de controle Insumos ou Outros, na função Parâmetros Grãos Grupo Estoque (GG1089).

2. Transferência

Esta finalidade refere-se a transferência entre estabelecimentos, e a entrada será realizada informando os dados da nota fiscal de origem.

Ver conceito: Transferência Entre Estabelecimento por intermédio de Romaneio.

3. Devolução

Esta finalidade refere-se a devoluções de clientes. Para efetuar devolução de clientes pelo romaneio, será necessário informar as notas fiscais de origem. Por meio das notas fiscais de origem, caso houver contrato do tipo Venda de Grãos ou Insumos, ao confirmar a devolução o contrato será atualizado, diminuindo a quantidade entregue no contrato e retornando a quantidade no saldo a entregar. O pedido de venda relacionado ao contrato também será reaberto.

Nota:

A geração de notas de devolução referentes contratos do tipo Venda de Grãos, também poderá ser realizada pelos programas do módulo de recebimento.

 

4. Retorno Remessa Terceiros

Esta finalidade refere-se a retornos de remessa de terceiros, de mercadorias que foram encaminhados para armazenagem em depósito de terceiros.

Nota:

Retornos que não necessitam de pesagem, podem também ser realizados por intermédio da função Manutenção Documentos (RE1001). Nesta função poderão ser indicadas as notas de origem para a baixa no controle de terceiros ou por intermédio de FIFO por data da remessa. Retornos confirmados por intermédio de romaneios, as baixas serão realizadas sempre por FIFO da data da remessa.


5. Remessa Armazenagem 

Para possibilitar o recebimento da carga em armazenagem é necessário ter registrado um contrato do tipo Armazenagem de Grãos para o estabelecimento, item, fornecedor e inscrição informados no romaneio. Nesta opção a natureza de operação será sugerida a parametrizada nos detalhes do contrato de armazenagem.

Ver conceito: Recebimentos e Retornos Armazenagem.

6. Pesagem Avulsa

Esta finalidade refere-se aos romaneios de pesagens avulsas que serão vinculados ou não aos contratos. Quando necessário vinculo de contrato, deverá ser vinculada a um contrato do tipo Armazenagem. Para esse romaneio, não existe nota fiscal, pois representa um serviço de armazenagem que pode ser prestado pela empresa.

A obrigatoriedade de vincular um contrato ao romaneio de pesagem avulsa é definida por meio do parâmetro “Exige contrato para pesagem avulsa” no Parâmetros Armazenagem (GG1018).

Caso não seja obrigatório o contrato, o romaneio pode ser confirmado por intermédio do botão (Pesagem avulsa) detalhado no Romaneios.(GG2000).