Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Cálculo do Deságio
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Devido a queda no preço do ATR muitos contratos de Parceria e Arrendamento apresentarão um deságio no processo de Acerto Final de Safra que é executado no mês de Abril. O valor do deságio é obtido  pela diferença entre o Valor Recalculado no acerto de safra e a soma de Valores Pagos (parcelas) durante a safra (período de Abril a Março).


Com esse intuito demonstraremos a funcionalidade do Cálculo do Deságio a fim de poder dividir os valores de deságio nos meses de planejamento de pagamento.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Após a visão geral da solução teremos que inicialmente executar os scripts referente as criações das tabelas em banco de Dados, sendo elas:

  • VL_CONTR_DESAGIO
  • VL_CONTR_DESAGIO_LOG
  • VL_CONTR_DESAGIO_PARCELAS
  • VL_CONTR_DESAGIO_PARCELAS_LOG


Neste momento realizaremos também a configuração dos parâmetros referente aos processos, sendo eles:

Parâmetro com entrada 'FG_UTILIZA_DESAGIO' é o parâmetro que determinará se utilizará o processo de Deságio, nele configuramos com o valor 'S' para ativar o processo.

Parâmetro com entrada 'CD_EVTO_DESAGIO' é o parâmetro que determinará qual o valor do evento que será lançado no Conta Corrente, neste caso trabalharemos com o valor 265.

Parâmetro com entrada 'CD_EVTO_DESAGIO_TROCA_CONTRATO' é o parâmetro que determinará qual o valor do evento que será lançado no Conta Corrente nas trocas de contratos, neste caso trabalharemos com o valor 270.


Parâmetros com valores de referência para demonstração da funcionalidade.


Entraremos no menu COCTAGR > Cadastros > Configurações Contrato > Tipos de Contrato e realizaremos a configuração das parcelas padrões conforme imagens abaixo:



A nova funcionalidade tem por objetivo utilizar a rotina do Processo Geração de Parcelas a Realizar → Acerto Final de Safra para que seja possível visualizar os contratos que estão na situação de deságio. Sabendo desse princípio realizaremos o processo mencionado acima para exemplificar a rotina desenvolvida.


Entraremos no menu:

COCTAGR → Processos → Geração de Pagtos a Realizar → Acerto Final de Safra


Informaremos os critérios de processamento e iniciaremos o processo de cálculo.


Após a rotina realizar o processamento e encontrar ajuste negativo, será exibido mensagem de confirmação para abertura da tela de planejamento de desconto, caso afirmativo na sequência será aberta a tela de planejamento.


Este formulário tem por objetivo realizar o planejamento conforme a disponibilidade do contrato de desconto informado e posteriormente envio para o Conta Corrente. Entraremos em detalhe da funcionalidade nas imagens seguintes.


Caso a escolha seja para não realizar o planejamento no momento do processo de Acerto Final de Safra, conseguimos reabrir a tela de processamento na opção de menu:

COCTAGR → Movimentações → Cálculo do Deságio


Para o critério de seleção utilizar as mesmas informações que foram informadas no processo anterior.


Para a demonstração utilizaremos o contrato 1540, este contrato em sua criação temos dois favorecido de contrato, conforme imagem abaixo:


Visualizaremos o Planejamento de pagamento, após faremos a comparação das informações:


Tendo esse contrato como referência, faremos o planejamento do valor R$38.010,89 em 5 parcelas, lembrando que o mesmo possui 2 Favorecido de contrato, portando teremos o seguinte planejamento:


Após o planejamento do contrato faremos o lançamento para o Conta Corrente, clicando no botão 'Lançar para CC':


Após o envio a linha ficará visualmente em fundo verde claro identificado o lançamento para o Conta Corrente:


Faremos a simulação da liquidação parcial de dois Conta Corrente, a situação é alterada e nenhuma ação poderá acontecer nesse cenário.


Caso desejar realizar o planejamento novamente teremos que reverter os valores de Conta Corrente, conforme imagem abaixo:

(Validação acontecerá nos casos que possuir valores em aberto no conta corrente)


Após reversão temos o seguinte cenário:


Podemos refazer o planejamento, neste caso informaremos 3 parcelas e o sistema calculará os valores que restam para a totalidade do valor.


Neste caso conseguiremos criar os valores de Conta Corrente da forma do planejamento.


Para os casos em que o contrato não possuir valores suficientes e nem planejamento para os próximos meses , as linhas serão identificadas na cor vermelha, possibilitando a manutenção das informações e na sequência enviar para o Conta Corrente. As regras são as mesmas para ambos os casos.


Teremos a possibilidade de consultar os log de alteração, nele teremos na mesma tela uma opção de critério, conforme a imagem abaixo:


Para exemplificar informaremos os critérios desejados e clicaremos em 'Tabela', para a seleção teremos uma coluna responsável por exibir os LOGs de alteração.


Log na sequencia de execução.


Detalhamento do planejamento do Log obtido:


03. TELA Cálculo do Deságio

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
MarcarSeleção das informações
DesmarcarDesmarcar a seleção das informações
Planejamento das ParcelasRealiza o planejamento das parcelas com as informações informadas pelo usuário
Lançar para o Conta CorrenteCriação do planejamento no Conta Corrente
Reverter Conta CorrenteReversão dos Conta Corrente



05. TABELAS UTILIZADAS

  • VL_CONTR_DESAGIO
  • VL_CONTR_DESAGIO_LOG
  • VL_CONTR_DESAGIO_PARCELAS
  • VL_CONTR_DESAGIO_PARCELAS_LOG