O processo de pagamento de comissão será realizado com base nos registros de comissões gerados pela venda e será finalizado com a remuneração ao vendedor/representante comercial.
O sistema permite que a atualização do pagamento de comissões aos vendedores internos seja realizada gerando um provento de comissão diretamente na folha de pagamento (ambiente Gestão de Pessoal) ou um registro no contas a pagar (ambiente Financeiro).
Para a atualização do pagamento de comissões integrado com a folha de pagamento, verifique o preenchimento do campo Forma de Pagto, do Cadastro de Vendedores na pasta Outros, que pode configurar com as seguintes opções:
- S = Contas a Pagar.
- F = Folha de Pagamento.
- N = Sem Interface (Integração).
Portanto, no campo Forma Pagto. informe qual o modelo de interface (integração) será utilizado no fechamento da comissão.
Se a forma de pagamento for configurada com S (Contas a pagar), preencha também os campos Fornecedor e Loja, para que seja gerado um título a pagar referente à comissão do vendedor no ambiente Financeiro.
Se a forma de pagamento for configurada com F (Folha de Pagamento), no campo Funcionário informe a matrícula do funcionário relacionado ao vendedor, para que seja gerado o provento de comissão na folha de pagamento (ambiente Gestão de Pessoal).
Importante: Para a integração com a folha de pagamento, o sistema atualiza a tabela de dados SRK – Lançamentos Futuros com os valores a serem pagos, isto é, valores que deverão ser adicionados no movimento do mês de acordo com a data do vencimento. No processamento da atualização do pagamento de comissões para o funcionário interno, através dos dados gravados na tabela “SRK, serão atualizados os dados da comissão e lançada a verba de pagamento conforme o fechamento da rotina Atualização de Pagamento de Comissão. Para atualização da verba de pagamento, é utilizado o identificador de cálculo 165 para as comissões. |
Verifique o diagrama de fluxo de dados apresentado abaixo, exemplificando o processo: