Neste subitem, cadastre os almoxarifados existentes na sua empresa. Todos os locais onde as mercadorias são estocadas e que se deseja controlar o saldo dos produtos, deverão ser considerados como almoxarifados.
Para cadastrar os almoxarifados corretamente, é preciso que os centros de custo e as unidades de custeio já estejam cadastrados.
Se for necessário, cadastre os centros de custo no sistema GlobalCM e as unidades de custeio no item Cadastros - Unidades de Custeio , dos sistemas Almoxarifado ou Compras.
É possível utilizar mais de um almoxarifado classificado como principal.
Para cadastrar um almoxarifado, execute os seguintes passos:
Verifique se estão cadastrados, os centros de custo referentes aos almoxarifados. Se for necessário, cadastre-os no sistema GlobalCM.
Cadastre as unidades de custeio. Quando o sistema Almoxarifado está integrado com a Contabilidade, os artigos transferidos para uma unidade de custeio não contábil, são levados contabilmente, a custo. Leia atentamente as explicações do cadastro de unidades de custeio.
Cadastre os almoxarifados, indicando seus respectivos centro de custo e unidade de custeio, e se o almoxarifado é principal ou secundário.
Para cadastrar um novo almoxarifado, preencha os seguintes campos:
- Almoxarifado
Digite o nome do almoxarifado.
- Unidade de Custeio
Clique na seta à direita do campo, para selecionar a unidade de custeio, a qual pertencerá o almoxarifado.
- Centro de Custo
Clique na seta à direita do campo, para selecionar o centro de custo que estará ligado ao almoxarifado.
Se uma mercadoria for transferida para um almoxarifado, ligado a uma unidade de custeio não contábil, o sistema debitará esta transferência, diretamente, a custo e utilizará para o débito, o centro de custo que estiver associado ao almoxarifado.
Existem inúmeras maneiras de se contabilizar o estoque. Leia o Esquema de Contabilização, para entender todas as possibilidades e fazer as opções de cadastro, que atendam aos seus anseios.
Na rotina Análise do Inventário, é possível identificar sobras ou faltas do estoque físico em relação ao registrado no sistema.
Neste caso, será necessário um ajuste no sistema para igualar ao físico. Este acerto pode ser feito por meio de uma requisição manual, entrada de nota ou rotina de atualização de saldo, na tela Análise .
Tal rotina poderá ser contabilizada de duas formas:
1 – Caso as contas contábeis abaixo estejam em branco, o sistema considerará as contas de entrada e saída do cadastro do produto .
2 – Estando as contas abaixo estejam preenchidas, o sistema considerará as mesmas para o ajuste.
- Tipo de Almoxarifado
Indique se o tipo de almoxarifado é principal ou secundário. Se o almoxarifado estiver autorizado a receber mercadorias (entrada de nota fiscal), é designado principal. Se não puder receber mercadorias, é designado secundário. Os almoxarifados secundários somente receberão mercadorias, a partir de transferências originadas de principais ou de outros almoxarifados secundários.
- Par-Estoque
Marque este campo, para indicar que este almoxarifado trabalhará com par-estoque. Para obter maiores informações sobre par-estoque, consulte o help do sistema de Almoxarifado.
- Conta de Sobra de Inventário
Clique no botão Selecionar e informe a conta contábil utilizada, para apropriar a sobra de estoque. Esta conta será creditada no momento da atualização de saldo, sendo sua contrapartida a conta de entrada do produto.
- Subconta de Sobra
Utilize a subconta de sobra, se a conta contábil indicada como “conta de sobra” estiver cadastrada na Contabilidade, para trabalhar associada a subcontas. Sua finalidade é poder exibir, na Contabilidade, maiores detalhes. Por exemplo, o almoxarifado, sem a necessidade de criação de novas contas contábeis.
- Conta de Perda de Inventário
Clique no botão Selecionar e informe a conta contábil utilizada, para apropriar a perda de estoque. Esta conta será debitada no momento da atualização de saldo, sendo sua contrapartida a conta de entrada do produto.
- Subconta de Perda
Utilize a subconta de perda, se a conta contábil indicada como “conta de perda” estiver cadastrada na Contabilidade, para trabalhar associada a subcontas. Sua finalidade é poder exibir, na Contabilidade, maiores detalhes. Por exemplo, o almoxarifado, sem a necessidade de criação de novas contas contábeis.
- Conta de Correção Monetária
Clique no botão Selecionar e informe a conta contábil utilizada, para apropriar a correção monetária. Esta conta será debitada no momento da atualização de saldo, sendo sua contrapartida a conta de entrada do produto.
- Subconta de C. Monetária
Utilize a subconta de correção monetária, se a conta contábil indicada como “conta de correção monetária" estiver cadastrada na Contabilidade, para trabalhar associada a subcontas.