01. VISÃO GERAL

Este documento tem por objetivo explicar a utilização do MeuRH em paralelo com o fechamento do ponto eletrônico do Protheus.

Não será detalhado o funcionamento do fechamento do ponto de maneira completa, mas somente nos casos em que impactam no MeuRH.

02. FECHAMENTO DO PONTO ELETRÔNICO.

Basicamente, e de maneira bem resumida, o fechamento do ponto eletrônico do Protheus consiste em executar a rotina PONM090.

Esse processo é bastante complexo e, basicamente, ao realizar o fechamento, o Protheus verifica se as tabelas SP5, SP8, SPB, SPC, RFE, RFF estão em uso no momento em que a rotina é executada. No caso, o MeuRH consome as tabelas SP8 e SPC.

Vale ressaltar também que essa rotina é extremamente sensível e detectará qualquer tabela mencionada acima está em uso. Por exemplo, caso algum usuário administrador esteja consultado a tabela SP8 via APSDU, o fechamento não será iniciado.

Para realizar o controle dos períodos, o Protheus utiliza dois parâmetros.

MV_PONMES

MV_PAPONTA.

03. MEURH E O FECHAMENTO DO PONTO ELETRÔNICO.

As APIs do MeuRH consomem algumas tabelas do módulo de ponto eletrônico, como SP8, SPC, SPI, entre outras.

Como o MeuRH consomem essas tabelas, ao iniciar o processo de fechamento do ponto eletrônico, este acusava que as tabelas de fechamento estavam sendo utilizadas e, para resolver o problema, era necessário parar o serviço do MeuRH

Visando corrigir a ocorrência acima mencionada, após o consumo das tabelas pelas APIs do MeuRH, este executará uma função que verifica se as tabelas ainda estão em uso. Caso estejam, serão fechadas, para que assim a rotina de fechamento do ponto eletrônico possa ser executada.


04. BATIDA POR GEOLOCALIZAÇÃO E O FECHAMENTO DO PONTO.

Se caso o fechamento do ponto eletrônico estivesse em curso, o MeuRH não permitia realizar batidas por geolocalização em períodos futuros ao do fechamento. Neste caso, era apresentada a mensagem de que o fechamento do ponto eletrônico estava sendo executado.

Exemplificando

Período aberto

01/10/2020 - 31/10/2020.

Data da marcação por geolocalização

10/11/2020.


Visando corrigir a ocorrência acima, a rotina de batidas por geolocalização foi alterada para validar corretamente o período de apuração da batida. Dessa forma, caso a rotina de fechamento do ponto eletrônico esteja sendo executada, uma batida geolocalizada em data futura ao período que está sendo fechado poderá ser realizada normalmente

05. INFORMAÇÕES IMPORTANTES.

1 - Conforme mencionado no item 02, a rotina de fechamento do ponto eletrônico é extremamente sensível e detectará qualquer tabela mencionada acima está em uso. O que quer dizer que não necessariamente o MeuRH está bloqueando a execução da rotina.

2 - É recomendável que a rotina de fechamento seja executada fora dos períodos de pico de marcações geolocalizadas e, de preferência, nos períodos noturnos, pois como foi dito, se o MeuRH ainda não tiver terminado o processamento da API até a liberação de determinada tabela, esta ainda poderá estar bloqueada.

3 - Em casos de batidas futuras ao período aberto, dependendo da configuração do parâmetro MV_PAPONTA, poderá ocorrer do campo P8_PAPONTA estar sem conteúdo. Isso não é um erro. Caso isso aconteça, o preenchimento do campo será efetuado após executar a rotina de apontamento de marcações - PONM010.