Árvore de páginas

Produto:

Protheus.

Ocorrência:

Qual a finalidade do produto fantasma(B1_FANTASMA)?

Passo a passo:

Um produto identificado como fantasma serve como um Kit que aglutina diversos produtos. Este tipo de produto não é produzido nem requisitado, mas sim, os seus componentes.

Esse recurso facilita o cadastro de estruturas que possuem uma série de componentes comuns.

Exemplo:

Para fabricar uma série de produtos é necessário utilizar um mesmo kit de 20 parafusos. Assim, ao invés de informar respectivamente os 20 parafusos em cada uma das estruturas, crie um produto fantasma que represente este conjunto de parafusos.

Procedimentos para criar um produto fantasma:

  1. Cadastrar os produtos principais;

    Exemplo: 

    ARMÁRIO A 

    ARMÁRIO B 

    ARMÁRIO C

  2. Cadastrar um produto fantasma que represente os componentes;
    Exemplo: PAR01
  3. Cadastrar a estrutura do produto fantasma com os seus componentes;

  4. Na estrutura dos produtos principais, indique apenas o produto fantasma.

Observações:

Apesar do produto fantasma não ter seu empenho realizado durante a explosão da estrutura na abertura de uma ordem de produção, temos situações nas quais os clientes recebem esse material através de documento fiscal e efetuam o controle de seu estoque, seja por compra, devolução ou remesse de terceiros ou até mesmo por bonificação.


Deste modo, para os clientes que não possuem esse cenário e desejam bloquear a entrada desse tipo de materiais via nota fiscal de entrada, recomendamos que este tratamento seja realizado através de uma validação personalizada nesta rotina, ou que o assunto seja direcionado como sugestão de melhoria para o produto em nossa central colaborativa.


Logo no padrão não podemos deixar bloqueado esse tipo de movimento.