Árvore de páginas

O fornecedor deve submeter para aprovação de PPAP antes da primeira remessa de produção nas seguintes situações, a menos que o responsável pela atividade de aprovação de produto renuncie a este requisito, conforme tabela a seguir.

O fornecedor deve analisar criticamente e atualizar, sempre que necessário, todos os itens aplicáveis ao arquivo PPAP de forma a refletir o processo de produção, a despeito se o cliente pediu ou não uma submissão formal. O arquivo de PPAP deve conter o nome da pessoa responsável pela atividade de aprovação de produto do cliente que concede a derroga e a data.

Requisito

Esclarecimento ou exemplos

1. Uma nova peça ou produto (por exemplo: uma peça específica, material ou cor não oferecida previamente a um cliente específico).

Submissão é requerida para novo produto (lançamento inicial) ou um produto previamente aprovado que possui um número de peça novo ou revisado/corrigido (por exemplo: sufixo) atribuído a ele. Uma nova peça/produto ou material adicionado a uma família pode usar documentação de PPAP, apropriada de uma peça previamente aprovada dentro da mesma família de produto.

2. Correção de uma discrepância em uma peça previamente submetida.

Submissão é exigida para corrigir qualquer discrepância em peça previamente submetida.

 Uma discrepância pode ser relacionada com:


·    O desempenho de produto contra os requisitos do cliente.

·    Questões dimensionais ou de capabilidade.

·    Questões de subcontrato.

·    Aprovação de produção de uma peça que substitui uma aprovação condicional.

·    Ensaios, incluindo material, desempenho, questões de validação de engenharia.

3. Alterações de engenharia em registros de projeto, especificações ou materiais para número (s) de produtos/peças de produção.


Submissão é requerida em qualquer alteração de engenharia no registro de projeto para produto/peça de produção, especificação ou materiais.

4. Somente para materiais a granel:

Tecnologia de processo nova para o fornecedor, não previamente utilizada neste produto.



Níveis de Submissão

O fornecedor deverá submeter os itens e/ou registros especificados pelo nível como requeridos pelo cliente:

  • Nível 1 - Apenas o certificado (e para os itens indicados de aparência, um Relatório de Aprovação de Aparência), submetido ao cliente.
  • Nível 2 - Certificado com amostras do produto e dados de suporte limitados submetidos ao cliente.
  • Nível 3 - Certificado com amostras do produto e dados de suporte completos submetidos ao cliente.
  • Nível 4 - Certificado e outros requisitos definidos pelo cliente.
  • Nível 5 - Certificado com amostras do produto e dados de suporte completos, disponíveis para inspeção no local de produção do fornecedor.


O fornecedor deve usar o nível 3 como o nível padrão para todas as submissões, a menos que especificado em contrário pelo responsável pela atividade de aprovação de peças do cliente. Um fornecedor de material a granel só deve utilizar o nível 1 como o nível padrão para todas as submissões de PPAP para materiais a granel, a não ser que especificado em contrário pelo responsável pela atividade de aprovação de peças do cliente.

Help_buttonImportante

O cliente identifica o nível de submissão que será utilizado com cada fornecedor, ou combinação de fornecedores e números de peça do cliente. Locais diferentes do mesmo cliente podem atribuir submissões de níveis diferentes ao mesmo local produção.

Todos os formulários referidos neste documento podem ser substituídos por fac-símiles gerados por computador. A aceitabilidade destes fac-símiles será confirmada com o responsável da atividade de aprovação de peças antes da primeira submissão. O Automotive Industry Action Group (AIAG) oferece à venda os formulários de PPAP/APQP e FMEA, por meio magnético.