O processo de Detecção de Fraude é realizado através de uma geração no produto Clock In que pode ser agendada de tempos em tempos.
A geração lê um conjunto de marcações e faz a detecção e indicação da fraude na foto da marcação utilizando um algoritmo de Inteligência Artificial.
Para cada foto analisada é identificado um Score de Fraude que é comparado com as configurações de Score de fraude realizadas no Settings do Clock In.
Abaixo será demonstrado como realizar a configuração.
Para ativar a validação de fraude é necessário acessar Plataforma Carol > Carol Apps > TOTVS RH Clock In Backoffice > Aba Settings.
O primeiro passo é habilitar o campo "Habilita Validação de Fraude". Este parâmetro faz com que o Aplicativo Mobile e o Aplicativo Clockin Web enviem as imagens que são capturadas no momento da marcação do ponto para o Clock In.
Após esse processo de habilitação, os campos de configuração poderão ser informados. São eles:
Abaixo print da tela do Settings demonstrando as configurações:
Para agendar a tarefa de detecção de fraude, basta acessar a Plataforma Carol > Carol Apps > TOTVS RH Clock In Backoffice > Aba Process.
Na task "fraud_detection" selecionar "Add Schedule" e informar o agendamento para que seja possível efetuar a detecção de tempos em tempos.
Abaixo print onde demonstra a tela de Process a ser acessada:
Abaixo demonstrando a "task" que deverá ser agendada. Também na coluna "Last Run" demonstra a última execução que foi feita e a data e horário:
No BackOffice poderá validado e consultado as marcações cuja imagem foi classificada configuração realizada. Para saber mais sobre como efetuar a consulta acessar as seguintes documentações:
Na Plataforma Carol também é possível realizar uma consulta e validação do processo de fraude. Para verificar o status de fraude de cada marcação é possível acessar a opção de menu Explore da Plataforma > Fraud Analysis. Nesta consulta é possível realizar filtros no canto superior esquerdo e marcar campos que devem ser demonstrado no canto superior direito. Temos três campos que contém informações da análise de fraude:
04.2 CALIBRAÇÃO DO AMBIENTE
Hoje indicamos uma configuração padrão para quem está habilitando a primeira vez o processo de fraude que é:
Porém essas pontuações poderão ter que ser alteradas em função de um processo que chamamos de "calibração" do ambiente, pois depende muito das fotos que são analisadas.
Sugerimos que seja feito uma análise dos status e com base na pontuação de cada marcação é possível ir realizando ajustes finos até o processo estar adequado aquele ambiente.