Árvore de páginas

Carga Máquina

Visão Geral do Programa 

O processo de Carga Máquina dá ao planejador uma visão geral de como está a ocupação das máquinas no período planejado. Se nesse passo já forem identificados que existem grupos de máquina com sobrecarga, ou seja, com mais carga do que capacidade produtiva, o planejador poderá tomar algumas decisões antes de continuar o planejamento. 

Pode-se optar por mexer na demanda, alterando alguns pedidos (quantidades ou datas) de forma a diminuir a carga. Por outro lado, pode-se criar turnos de exceção ou cadastrar grupos de máquinas alternativos*, de forma a aumentar a capacidade. 

É necessária uma atenção particular na sobrecarga em grupos de máquina parametrizados com capacidade infinita. Esses GMs permitem alocar operações em paralelo, e uma sobrecarga nestas máquinas pode gerar um planejamento infactível para o chão-de-fábrica. 

Também é importante verificar as máquinas que estão ociosas, possibilitando buscar um uso alternativo para as mesmas, como aluguel da capacidade ociosa. 

A não existência de sobrecargas no processo de Carga Máquina, não garante que não haverá atrasos nas entregas dos pedidos. Conforme a distribuição das datas de entregas no período, pode existir dias com sobrecargas e outros ociosos. Outros fatores, como disponibilidade de recursos secundários e matérias-primas, também podem influenciar na entrega dos pedidos. 

Nota:

*

A capacidade dos grupos de máquinas alternativos não será considerada juntamente com o grupo de máquina principal, mas no sequenciamento as operações que estiverem atrasadas no grupo principal podem ser automaticamente redirecionadas para os alternativos.