Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Datasul
Segmento:Manufatura
Módulo:MCP
Função:

CPAPI027 - Extração Estrutura Engenharia SIPROQUIM 2 - Polícia Federal

CD0161 - Cadastro Relacionamento Itens X Órgãos

Ticket:6998480
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DMANFACTORY01-6745


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

1- Conversão Unidade de Medida

Atualmente está sendo utilizada <tab-conv-un> (CD0902), porém ela somente converte de unidade para unidade.
O cliente precisa que converta de Item Unidade para outra Unidade.

Exemplo:
Item LT3.8 - Lata tinta 3,8 Litros - Unidade de Medida: UN
Item LT18 - Lata tinta 18 Litros - Unidade de Medida: UN

Neste exemplo, itens diferentes usam a mesma unidade de medida UN, porque ele trabalha no estoque nesta unidade. Porém para o relatório da PF ele precisa mostrar ou em litros(L) ou em quilos(K).

2-Tipo Substância

Existe a necessidade de indicar o Tipo de Substância que o cliente considera o item, pois a sugestão automática do Tipo de Substância pela estrutura, nem sempre é correta.

Exemplo:
Verniz é um produto fabricado a partir de um Solvente.
No entanto o Verniz não é controlado (CD0161), logo o Solvente teria que ser "PR", mas a estrutura retorna "SC".

3- Tipo Produção

Existe a necessidade de indicar o Tipo de Produção na qual é obtido o produto.  Atualmente apenas o leiaute para "UF" é gerado.

03. SOLUÇÃO

Trataremos três coisas neste chamado:

1- Conversão Unidade de Medida
2- Campo Tipo Substância (DG)
3- Campo Tipo Produção.

1- Conversão Unidade de Medida

Criados três campos na tabela <item-orgao-control> que podem ser informados no CD0161, pra tratar:

  • num-fator-conver-agpf - Fator de conversão pra unidade de medida do Item Polícia Federal. O padrão do campo é 1, e não poderá assumir o valor Zero(0). Lembrando que os leiautes do SIPROQUIM 2 aceitam apenas quantidades em Litros (L) e Quilos (K).
  • num-casa-dec-agpf - Número de casas decimais, usado em conjunto com o fator de conversão. Se for informado 3 no fator de conversão e 1 no numero de casas decimais, então o valor utilizado para calcular as quantidades será 0,3.
  • log-fator-agpf - Usa fator de conversão unidade. O padrão do campo é desmarcado, e somente será usado o fator informado nos campos acima do CD0161, quando estiver marcado. No caso de estar desmarcado, será utilizado fator de conversão da tabela <tab-conv-un> (CD0902), porém ela somente converte de unidade para unidade.


Na tela CD0161, além dos campos da tabela, também foi criado um campo de apresentação do fator de conversão calculado, que será preenchido sempre que passar pelos campos.

O cálculo utilizado para apresentação neste campo será: ((1 / (exp(10, item-orgao-control.num-casa-dec-agpf)) * item-orgao-control.fator-conver-agpf).)

Para esta conversão foi criada uma função fnQuantidadePF (CPAPI027.i), onde devem ser passados três parâmetros: código do item(item do ERP que está cadastrado no CD0161), código da unidade de medida original (como sugestão passar a unidade de medida padrão do item, no entanto, pode ser passada qualquer outra unidade), quantidade a ser convertida. Como retorno tem a quantidade convertida e tt-bo-erro. Mesmo que ocorra erro, a quantidade será devolvida com valor Zero(0).

OBS - 01: Caso função não encontre o fator pra conversão, será gerada uma mensagem de erro a ser listada no relatório do FT0536. O usuário deverá fazer a correção, seja no CD0161 ou no CD0902.

OBS - 02: Antes de chamar a função, precisa saber qual a unidade de medida original, para passá-la por parâmetro. Já a Unidade de Medida da Polícia Federal será buscado dentro da função na tabela <item-orgao-control>.


2-Campo Tipo Substância(DG)

Criado o campo <item-orgao-control.ind-tip-item-agpf>, que será possível informar no CD0161.

Este campo somente precisa ser preenchido, quando a sugestão automática realizada pela estrutura(DMANFACTORY01-5875 DT CPAPI027 - API de montagem leiaute manufatura Polícia Federal), não identifica corretamente o Tipo da Substância.

Exemplo:
Verniz é um produto fabricado a partir de um Solvente.
No entanto o Verniz não é controlado, logo o Solvente teria que ser "PR", porém via sugestão automática pela estrutura retorna "SC".

A validação do conteúdo do campo, será realizado apenas durante a execução da CPAPI027(chamada pelo FT0536), logo o CD0161, permitirá informar qualquer valor. A validação da API irá verificar se o Tipo Substância é um dos valores: PR, PC, SC, RC, RS e RB. Lembrando que quando deixado em branco, a sugestão será automática pela estrutura.

OBS: Caso a CPAPI027 não identifique o Tipo Substância, será gerada uma mensagem de erro a ser listada no relatório do FT0536. O usuário deverá fazer a correção, no CD0161.



3- Campo Tipo Produção

Criado o campo <item-orgao-control.ind-tip-produc-agpf>, que será possível informar no CD0161.

Este campo somente precisa ser preenchido, quando o leiaute a ser listado o item for diferente de "UF".

Existe a necessidade de indicar o Tipo de Produção na qual o produto foi obtido. No CD0161, o campo pode assumir qualquer valor, porém a validação ocorrerá no momento da geração do leiaute no CPAPI027, e poderá ser "UF" - Produto Final Produzido, "UZ" - Produzido na Transformação, "FB" - Fabricação.  Caso o campo Tipo Produção esteja em branco, então, por padrão será assumido o leiaute "UF".
Na CPAPI027, somente irá buscar os movimentos de produção, caso o parâmetro Considera Produção (item-orgao-control.log-consid-produc-agpf) esteja marcado. 

OBS: Caso a CPAPI027 não identifique o Tipo Produto, será gerada uma mensagem de erro a ser listada no relatório do FT0536. O usuário deverá fazer a correção, no CD0161.


04. ASSUNTOS RELACIONADOS