Árvore de páginas

Numeração das GNRE's geradas via documento de saída

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAFIS - Livros Fiscais

Função:

FISXAPUR.PRX

Situação/Requisito:

  • Ocorrência de erro de "chave duplicada" na gravação da tabela CDC.
  • Numeração assíncrona entre as tabelas SE2 e SF6, o que dificulta a rastreabilidade e o relacionamento entre o título e a respectiva guia de recolhimento.
  • Falha na exclusão de títulos ao excluir a NF de saída, que resulta em títulos "fantasma" que só podem ser excluídos manualmente.
  • Gravação incorreta do campo CDC_DOC quando o parâmetro MV_GNRENF = .T.

Solução/Implementação:

Implementação de correções a fim de padronizar a numeração das GNREs geradas via documento de saída. A numeração de todas as guias será controlada pela tabela 53 - Numeração de Títulos e Taxas (SX5) de forma que sejam sugeridos números sequenciais e únicos, impedindo que ocorra o erro de chave duplicada no momento da gravação das tabelas e que seja perdida a rastreabilidade entre títulos, guias e notas.

 

Uma vez que este controle será feito internamente, não será mais permitida a alteração manual do número da GNRE (quando o parâmetro MV_GNRENF é igual a ".F." e a tela de manutenção é exibida). Caso seja inevitável realizar este tipo de alteração deverá ser implementado o ponto de entrada TITICMST (Ponto de Entrada TITICMST - GravaTit do programa FISXAPUR). Para que o processo de faturamento não sofra impactos caso o ponto de entrada ainda não tenha sido implementado, foi definida uma data de corte (15/06/2016). Até esta data as numerações sugeridas já seguirão o novo padrão, porém a alteração manual ainda será permitida. Somente após esta data a alteração será efetivamente bloqueada e só poderá ser realizada através do ponto de entrada.

 

Observação

A validação da data de corte não dependerá de atualizações. O bloqueio será ativado de acordo com a data base do sistema.

 

Para evitar a gravação incorreta das informações até que o bloqueio seja efetivamente aplicado (15/06/2016), caso seja feita qualquer alteração na numeração da GNRE será exibida a seguinte mensagem:

 

 

Esta mensagem tem como objetivo alertar ao usuário sobre os riscos de se efetuar alterações na numeração da GNRE. É altamente recomendável que seja selecionada a opção de "Não Efetivar" caso a mesma seja exibida para que seja utilizada a numeração previamente sugerida. Caso a GNRE seja gravada com outra numeração além da sugerida o sistema perderá a rastreabilidade e, em caso de exclusão do documento, as guias e títulos não poderão ser excluídos.

 

Importante

  • Estas alterações surtirão efeito nas notas faturadas após a aplicação do pacote. Notas emitidas anteriormente a esta atualização não serão afetadas.
  • Caso existam GNRE's ou títulos que não foram excluídos juntamente com o documento de origem a exclusão deverá ser realizada manualmente pois uma vez que a rastreabilidade foi perdida o sistema não é capaz de efetuar a exclusão de forma automática.

Chamados relacionados:

TUXVM1