Fluxo de atualização no Smart Analytics
Produto: | TOTVS Smart Analytics |
Ocorrência: | Como realizar a atualização do projeto TOTVS Smart Analytics |
Passo a passo: | IntroduçãoBimestralmente lançaremos releases com pacotes de atualizações do TOTVS Smart Analytics, que serão disponibilizados no Portal do Cliente, e o cliente terá liberdade de atualizar o produto conforme suas necessidades. Os pacotes incluem o projeto padrão mais atual, com modelagem gráfica, graphs e Scripts MAQL da modelagem, além do Agent e seus arquivos de configuração. Este artigo tem como objetivo principal informar os passos que o usuário deverá seguir para atualizar do projeto completo. Para facilitar o processo, dividimos o roteiro em 2 cenários possíveis:
O primeiro passo, para ambos os cenários, é realizar o download do pacote com a nova versão do projeto do TOTVS Smart Analytics e o pacote do Agent, salve e descompacte os pacotes na mesma pasta em que mantém os projetos anteriores. A seguir, lista-se recomendações de boas práticas, e que devem ser colocadas em execução, antes de se iniciar os próximos passos:
Feitas estas ações, o usuário pode seguir com o processo de atualização do TOTVS Smart Analytics. O processo sempre deve seguir a mesma sequência: primeiro, a atualização e publicação da modelagem, seguido do deploy do projeto, e por fim, atualização dos arquivos de configuração do Agent.
Atualização e Backup da modelagemNo cenário 1, recomenda-se fortemente que o usuário faça um backup da modelagem, para se prevenir de futuros erros que possam acontecer, e em seguida realizar a publicação da modelagem mais atual. Backup da modelagemSiga passos a seguir:
Atualização da modelagemApós salvar o backup, siga os passos a seguir para atualizar a modelagem.
Atualização do processo de ETLHá duas maneiras de realizar o re-deploy do projeto e atualizar o processo de ETL do TOTVS Smart Analytics. Em uma das maneiras, é necessário apenas acessar o projeto em analytics.totvs.com.br, na outra, é fundamental o uso da ferramenta Cloud Connect. Estes mesmos passos serão seguidos pelos usuários que se encaixam no Cenário 2, após outros procedimentos explicados na seção devida. Primeira maneira:
Segunda maneira (utilizando o Cloud Connect):
Atualização dos arquivos de configuração do Agentmy.propertiesPara atualizar o arquivo my.properties, siga os seguintes passos:
run.batEm ambos os cenários, cheque como está seu run.bat dentro do pacote do Agent. Este arquivo deve referenciar para a nova versão do Agent que está dentro deste mesmo pacote, e para o my.properties que o usuário acabou de configurar com os passos acima. Em alguns casos, a versão anterior do cliente possui parâmetros extras para melhorar performance, por exemplo. Se for o caso, adicione o parâmetro para o run.bat atualizado. Abaixo, dois exemplos da estrutura do arquivo run.bat. Um exemplo consiste na estrutura geral, o outro, ilustra um parâmetro adicionado de forma a melhorar performance:
No cenário 2, o usuário é responsável pela manutenção e atualização de seu projeto. A atualização de um projeto customizado demanda extrema cautela por parte do usuário, para não perder suas customizações e nem as atualizações publicadas, portanto seguem algumas recomendações a ser seguidas:
ModelagemPara simplificar a atualização da modelagem dos usuários que possuem customizações, gere os scripts MAQL, como este documento explica: Gerar MAQL. E prossiga com os seguintes passos:
Atenção Se o usuário não mantém as atualizações em dia, o Script MAQL da última publicação, provavelmente estará incompleto. Portanto, o usuário deverá comparar a modelagem publicada na nuvem de seu projeto, com a modelagem padrão mais atual. É possível utilizar a ferramenta Cloud Connect para esta análise.
Atualização do processo de ETLCom o auxílio do Release Notes (disponível no Portal do Cliente), o usuário poderá atualizar os graphs de seu projeto, de forma a não interferir com suas customizações. Ao finalizar o desenvolvimento dos graphs, conforme deseja, o usuário poderá realizar o re-deploy do projeto, seguindo os passos do item Atualização do processo de ETL do Cenário 1. Atenção Como boas práticas, utilize um projeto diferente do projeto que contém o processo de ETL padrão, para realizar as customizações e atualizações necessárias.
Atualização dos arquivos de configuração do Agentmy.properties:Para atualizar o my. properties, também será necessário atenção do usuário. Efetue uma comparação entre o my.properties publicado no Portal do Cliente e o my.properties customizado, para realizar as alterações devidas. Neste caso, como sugestão, pode-se utilizar o programa de comparação de texto apdiff. Atenção As informações de ID do projeto, login do Smart Analytics, acesso ao Banco de Dados e caminho para o JDBC podem ser copiados da versão anterior, se não foram alterados. run.batPara verificar este arquivo, siga os mesmos passos do Cenário 1, no item “run.bat”.
ConclusãoEnfim, o ciclo de atualização é finalizado, e a partir de agora, o Schedule de execução da carga poderá ser efetuado novamente.
|
Observações: | Publicação relacionada: |