Esse recurso tem o intuito de identificar e reunir os usuários que possuem os mesmos interesses e objetivos. Essa reunião dos usuários em grupos facilita a definição de permissões de acesso às várias funções da plataforma. Para isso, é necessário que os usuários já estejam devidamente cadastrados. Esse cadastro é efetuado no recurso Usuários do Painel de controle.
Adicionar grupo
01. No menu principal acesse o Painel de Controle, logo depois verifique o agrupador Pessoas e acione Grupos.
02. Clique em Adicionar.
03. Insira o código.
O código não pode conter espaços, acentos ou caracteres especiais.
A estrutura do código grupo pode controlar o acesso ao produto e é dividida em três partes: Acesso às Empresas ou Coligadas, Acesso às Filiais e Acesso de Responsabilidade do Usuário.
Palavras chave podem ser utilizadas na estrutura para a segregação de responsabilidades:
-TODOS,
-DIADMISSAO
O grupo principal, de maior abrangência, onde ficam os administradores da plataforma chama-se: TODOS-TODOS-DIADMISSAO
Para criar a regra de segregação de coligadas ou empresas, deve-se usar a primeira parte do grupo para indicar a permissão de visualização.
Exemplos:
1-TODOS-DIADMISSAO, onde o colaborador terá acesso a todas as filiais da empresa 1 ao longo de todo o processo de admissão
50-27-DIADMISSAO, onde o colaborador terá acesso a empresa 50, filial 27, ao longo de todo o processo de admissão
20-TODOS-RH, onde o colaborador terá acesso a coligada 20, em todas as suas filiais, apenas no processo que diz respeito ao RH, configurada em projeto.
Para criar a regra de segregação de filiais, deve-se usar a segunda parte do grupo para indicar a permissão de visualização.
Exemplos:
10-90-DIADMISSAO, onde o colaborador terá acesso aos dados e processos da empresa ou coligada 10 na filial 90, em todo o processo de admissão.
TODOS-27-DIADMISSAO, onde o colaborador terá acesso aos dados e processos em todas filiais 27 para todas as empresas e filiais cadastradas, do começo ao fim do processo de admissão.
1-200-RH, onde o colaborador terá acesso aos dados e processos da empresa ou coligada 1 na filial 200, nas etapas de responsabilidade de execução do RH, definidos em projeto.
Para criar a regra de segregação de responsabilidades, deve-se usar a ultima parte do grupo para indicar a permissão de visualização e execução da tarefa
Podem ser criados sufixos novos para representar uma responsabilidade de execução dentro da ferramenta, como por exemplo RH, DP, SESMT, ETC....
Todos parametrizados durante a etapa de projeto junto com o time de implementação
Exemplos:
TODOS-TODOS-RH, onde o colaborador terá acesso a todas as empresas ou coligadas, todas as filiais dentro delas e apenas poderá interagir ou visualizar, processos que forem de responsabilidade do RH.
TODOS-TODOS-SESMT, onde o colaborador terá acesso a todas as empresas ou coligadas, todas as filiais dentro delas e apenas poderá interagir ou visualizar, processos que forem de responsabilidade do SESMT.
TODOS-TODOS-DP, onde o colaborador terá acesso a todas as empresas ou coligadas, todas as filiais dentro delas e apenas poderá interagir ou visualizar, processos que forem de responsabilidade do DP.
TODOS-TODOS-GERENCIA, onde o colaborador terá acesso a todas as empresas ou coligadas, todas as filiais dentro delas e apenas poderá interagir ou visualizar, processos que forem de responsabilidade da gerência.
04. Insira uma descrição para o grupo.
05. Para incluir usuários ao novo grupo clique em Adicionar usuário.
06. Para incluir papéis ao novo grupo clique em Adicionar papel.
Importante!
Se o papel Administrador for adicionado ao grupo, os usuários que fazem parte do grupo herdarão automaticamente o papel Administrador. Por isso, não será possível desativar nenhum usuário desse grupo enquanto o papel Administrador estiver relacionado a ele.
07. Para incluir grupos ao novo grupo clique em Adicionar grupo.
Ao criar um grupo é possível adicionar subgrupos ao novo grupo. Estes subgrupos são grupos criados anteriormente.
08. Caso necessário é possível excluir um dos itens, para isto basta selecionar o item e clicar em Remover.
09. Clique em Salvar.
Editar grupo
01. No menu principal acionar Painel de Controle logo depois verificar o agrupador Pessoas e acionar Grupos.
02. Selecionar o grupo que deseja editar.
03. Acionar Editar.
04. Alterar as informações do grupo.
O código não pode ser modificado.
05. Acionar Salvar.
Definir usuários
01. No menu principal acionar Painel de Controle logo depois verificar o agrupador Pessoas e acionar Grupos.
02. Selecionar o grupo no qual deseja definir os usuários.
03. Acionar Editar.
04. Acionar Adicionar usuário.
05. Inserir os usuários que farão parte do grupo.
06. Acionar Confirmar.
Para excluir um usuário que faz parte do grupo, deverá ser selecionado o usuário que deseja excluir e acionar Excluir.
07. Acionar Salvar.
Excluir grupo
01. No menu principal acionar Painel de Controle logo depois verificar o agrupador Pessoas e acionar Grupos.
02. Selecionar o grupo que deseja excluir.
03. Acionar Remover.
04. Acionar OK para confirmar a exclusão.
A plataforma irá realizar algumas validações antes de efetuar a exclusão do grupo. Caso o grupo a ser excluído esteja definido como aprovador de algum documento, por exemplo, não será possível excluir até que sejam resolvidas as pendências do grupo. Da mesma forma, os usuários pertencentes ao grupo podem perder acesso a documentos ou processos onde a permissão havia sido definida por meio do grupo, necessitando que a administração da empresa insira individualmente as permissões em outros grupos ou papéis.