Páginas filhas
  • DT Monitor Tributário


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:Fiscal
Função:

Consultar valor de imposto

  • Calendário de Obrigações
  • Geral
  • ICMS/DAS
  • DIFAL
  • PIS
  • COFINS
  • IPI
  • Auditoria
  • Impostos retidos
  • Simulador reforma
  País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAFIS-20282

DVAFIS-20275

DVAFIS-20855

DVAFIS-20425

DVAFIS-20423

DVAFIS-20424

DVAFIS-20426

DVAFIS-20627

DVAFIS-21005

DVAFIS-22814

DVAFIS-22813

DVAFIS-22811

DVAFIS-23004

DVAFIS-22816

DVAFIS-23504


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Possuir um componente onde é possível ver de forma gráfica os valores de impostos, quantidades de vendas e compras e demais indicadores relacionados.

03. SOLUÇÃO

Foi desenvolvido o componente FISFC080 para a consulta dos valores, sendo possível inserir uma ou varias empresas (botão empresa) e um período de data (campo período).


No componente FISFC080, foi disponibilizada também a aba Calendário de obrigações no qual ao clicar sobre essa aba, mesmo sem estar realizado nenhum filtro, será demonstrada em tela para navegação dentro do TOTVS Moda, a URL: https://espacolegislacao.totvs.com/calendario/.

A respectiva URL, abre um calendário de obrigações fiscais, contendo no respectivo dia do calendário demonstrado, as obrigações de entrega de todos os estados na respectiva data. Ainda sendo possível realizar o filtro do Mês e Ano ao lado do botão HOJE, entre outros filtro de Esfera (Estadual, Federal e Municipal), Área (Fiscal, Contábil e etc), Estado e Cidade. É importante salientar que realizando a abertura da página dentro do TOTVS Moda, é necessário aguardar alguns segundos ao clicar nos campos na página apresentada, sendo possível também abrir o link diretamente no navegador padrão da máquina, clicando no botão azul logo a direita do link (URL) apresentada na aba Calendário de obrigações (Para abrir o link diretamente no navegador, é necessário estar em execução na máquina o Virtual Client Web).

Imagem 1 - Demonstração da página aberta dentro do TOTVS Moda, contendo o calendário das obrigações fiscais dos diversos estados.

Vamos a seguir explicar passo a passo cada gráfico ou conjunto de informações.

O primeiro quadro (Imagem 1) temos como informação os seguintes campos:

Valor da receita: Somatório das notas de saída, emitidas e de modalidade "venda/compra", respeitando a data do filtro de período e o parâmetro "IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI".

Valor da devolução: Somatório das notas emitidas de entrada e de modalidade de "devolução" dentro do período.

Qte. NFs de entrada: Quantidade de notas de entrada modelo 55 dentro do período.

Qte. Nf-e emitidas: Quantidade de NF-e emitidas dentro do período.

Qte. NFC-e emitidas: Quantidade de NFC-e (modelo 65) emitidas dentro do período.

Qte. MF-e/S@T emitidas: Quantidade de MF-e/S@T (modelo 59) emitidas dentro do período.

Qte. Nf emitidas contra o CNPJ sem lançar: Notas emitidas para a empresa que não foram lançadas (utilizar FISFP153).

% Efetivo de imposto: Valor total de todos os impostos dividido por (venda - devolução).


Imagem 1 - O primeiro quadro estará no canto esquerdo ou em alguns casos conforme dimensão da tela no centro superior da tela:


Imagem 2 - Acima temos os valores de impostos por empresa, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado para cada imposto (podemos consultar no FISFC061) dentro do período.


Imagem 3 - Acima temos os valores de impostos agrupados por ano, será considerado o ano final do filtro mais os 4 últimos anos.


Imagem 4 - Acima temos o gráfico comparativo de Venda vs Compra de todo o ano da data final do filtro.


Imagem 5 - Na imagem acima vemos o quadro de notas por usuário.


Imagem 6 - Em seguida temos a lista com as guias vencida, nesta lista não é considerado o filtro de período em tela, buscando assim todas as guias vencidas para as empresas selecionadas.

Contextualização do funcionamento da (Imagem 1):

Valor desonerado: Somatório das notas de saída, emitidas(Desonerado), respeitando a data do filtro do período e do parâmetro "IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI".

Valor crédito presumido: Somatório das NFs de Saídas, Emitidas (Crédito Presumido).

Valor total ICMS/DAS: Somatório do valor Total do ICMS/SubApuração/Simples Nacional.

% de ICMS Efetivo: Calculo do percentual de ICMS sobre a receita liquida utilizando.. 

  • Valor do ICMS/SubApuracao/Simples Nacional dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saida, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).


Imagem 1 - Demonstrar no FISFC080 para o período informado, o somatório do valor total desonerado, valor crédito presumido, valor total ICMS/DAS e o percentual ICMS Efetivo, sendo que as informações poderá estar no canto esquerdo ou em alguns casos conforme dimensão da tela no centro superior da tela:


Imagem 2 - Demonstrar no FISFC080 os valores de impostos ICMS/DAS por empresa, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado (podemos consultar no FISFC061 selecionado o imposto 1) dentro do período.


Imagem 3 - Demonstrar no FISFC080 os valores de impostos ICMS/DAS por ano e também dos 4 anos anteriores ao período informado, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado.


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 os valores de impostos ICMS/DAS por mês para o período informado, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado.


Imagem 5 - Demonstrar no FISFC080 as guias vencidas do imposto ICMS/DAS de todas empresas selecionadas.


Imagem 6 - Demonstrar no FISFC080 os valores de Crédito e Débitos dos impostos ICMS/DAS referentes as notas emitidas, agrupadas por mês/empresa e CST para o período informado,

Contextualização do funcionamento da (Imagem 1).

Valor total saída: Somatório do imposto DIFAL das notas de saída, respeitando a data do filtro, período e empresa.

Valor total entrada: Somatório do imposto DIFAL das NFs de entradas, respeitando a data do filtro, período, empresa e os parâmetros "DS_LST_CFOP_DIF_ALIQ (Corp.), DS_LST_CFOP_FRETE_EMP, DS_LST_CFOP_IMO_EMP, DS_LST_CFOP_MC_EMP e CD_DET_COMPL_DIFAL".

Imagem 1 - Demonstrar no FISFC080 para o período informado, o somatório do valor total do imposto DIFAL, com a consulta de apuração no FISFP108 para as NFs de saída e a consulta da nfs de entrada no FISFP055.


Imagem 2 - Demonstrar no FISFC080 a consulta de 1 mês para uma empresa, mostrando o mapa do Brasil por estado com os valores do imposto DIFAL, do "Valor Imposto por Ano" com o ano atual + os 4 anos anteriores ao período, do "Valor imposto por mês" e do "Valor por empresa".


Imagem 3 - Demonstrar no FISFC080 a consulta de um período de um ano de uma empresa, mostrando o mapa do Brasil por estado com os valores do imposto DIFAL, do "Valor Imposto por Ano" com ano atual + os 4 anos anteriores ao período, do "Valor imposto por mês" e do "Valor por empresa".


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 as guias vencidas do imposto DIFAL de todas empresas selecionadas.

Imagem 1 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia que foi gerada pelo FISFP092 com a chamada botão "Gerar financeiro" para gerar a liquidação da guia no FISFM128.


Imagem 2 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia com a situação de "Encerrado" com as informações da liquidação no frame "Liquidação".


Imagem 3 - Demonstrar  no FISFC080 da aba de consulta do PIS trazendo os valores de imposto das guias(por empresa, por ano e por Mês) e com o valor total do imposto juntamente com o percentual efetivo do PIS e com o frame "Guias vencidas" com todas as guias vencidas.

Valor PIS: Somatório do imposto PIS das guias geradas pelo FISFP092.

% de PIS Efetivo : O calculo do percentual esta considerado "sobre a receita liquida";

  • Valor do PIS dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saída, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).

Imagem 4 - Demonstração dos novos quadros Débito e Crédito que listam as informações por Mês, agrupando por CST e Empresa o saldo do PIS das NFs com situação Emitida e de Saída para o débito e Entrada para o Crédito.


Imagem 5 - Na aba PIS, também é apresentado um gráfico referente ao valor do imposto PIS considerando sua respectiva Natureza de Crédito, podendo esta vir originada de um lançamento de detalhamento de imposto PIS no FISFM069 ou através da notas fiscais apuradas, sendo priorizado a natureza de crédito da configuração fiscal da CFOP (FISFM107) caso contrário irá buscar a natureza de crédito cadastrada nas informações adicionais da operação fiscal.


CódigoTipo de detalhamento
1F100
2F120
3F130
4F150

Tabela 1 - Acima temos os tipos de detalhamentos que são considerados para a busca da natureza de crédito.

Imagem 1 - Demonstrar à Apuração do Saldo do Imposto PIS/COFINS do período 01/01/2023 a 31/01/2023


Imagem 2 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia que foi gerada pelo FISFP092 com a chamada botão "Gerar financeiro" para gerar a liquidação da guia no FISFM128.


Imagem 3 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia com a situação de "Encerrado" com as informações da liquidação no frame "Liquidação".


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 da aba de consulta do "COFINS" trazendo os valores de imposto das guias(por empresa, por ano e por Mês) e com o valor total do imposto juntamente com o percentual de "COFINS" efetivo e com o frame "Guias vencidas" com todas as guias vencidas.

Valor COFINS: Somatório do imposto COFINS das guias geradas pelo FISFP092.

% de COFINS Efetivo : O cálculo do percentual esta considerado "sobre a receita liquida";

  • Valor do COFINS dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saída, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).

Imagem 5 - Demonstração dos novos quadros Débito e Crédito que listam as informações por Mês, agrupando por CST e Empresa o saldo do COFINS das NFs com situação Emitida e de Saída para o débito e Entrada para o Crédito.


Imagem 6 - Assim como na aba PIS para o COFINS, também é apresentado um gráfico referente ao valor do imposto PIS considerando sua respectiva Natureza de Crédito, podendo esta vir originada de um lançamento de detalhamento de imposto COFINS no FISFM069 ou através da notas fiscais apuradas, sendo priorizado a natureza de crédito da configuração fiscal da CFOP (FISFM107) caso contrário irá buscar a natureza de crédito cadastrada nas informações adicionais da operação fiscal.


CódigoTipo de detalhamento
1F100
2F120
3F130
4F150

Tabela 1 - Acima temos os tipos de detalhamentos que são considerados para a busca da natureza de crédito.

Imagem 1 -  Demonstrar no FISFF008 de Resumo de Apuração de IPI para gerar a Guia após a impressão conforme FISFP117.


Imagem 2 -  Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia que foi gerada pelo FISFF008.


Imagem 3 -  Demonstrar no FISFM128 de Opção de Financeiro para Guia com utilização do botão "Gerar financeiro" do FISFM127 para gerar a liquidação da Guia.


Imagem 4 -  Demonstrar no FISFC080 da aba de consulta do "IPI" trazendo os valores de imposto das guias(por empresa, por ano e por Mês) com o valor total do imposto juntamente com o percentual de "IPI" efetivo e com o frame "Guias vencidas" com todas as guias vencidas.

Valor IPI: Somatório do imposto IPI das guias geradas pelo FISFF008.

% de IPI Efetivo : O cálculo do percentual esta considerado "sobre a receita liquida";

  • Valor do IPI dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saída, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).


Imagem 5 - Demonstração dos novos quadros "Débito" e "Crédito" na aba "IPI" que listam as informações por Mês, agrupando por Empresa e CST o saldo do IPI das notas fiscais com situação "Emitida" e de "Saída" para o débito e "Entrada" para o Crédito.

No componente de auditoria são mostrados cada quadro a sua validação e a quantidade de erros, quando clicado em cada quadro será recarregado o quadro "Nota fiscal" com suas respectivas informações.


Imagem 1 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Valor contábil difere base cálculo" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo utilizado o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 2 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF sem registro de imposto ICMS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 3 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Modelo de documento fiscal incorreto ISSQN" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Modelo de documento fiscal incorreto ICMS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 5 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com base de cálculo e sem alíquota" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 6 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com base de cálculo e alíquota sem imposto ICMS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 7 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF sem CST de PIS/COFINS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 8 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com CST de PIS/COFINS incorreta" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 9 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com PIS/COFINS sem Natureza de crédito" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 10 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação  "NF sem registro de imposto IPI" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 11 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com CST de IPI incorreta" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 12 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação  "Redução Z não encontrada para documento" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 13 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação  "NF com CFOP divergente da operação" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 14 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Valor contábil difere da base de cálculo com IPI" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 15 - Na aba "Auditoria" também possui a verificação dos "Produtos com NCMs vencidas",


Imagem 16 - Outra verificação encontrada é a dos "Produtos com NCMs próximos do vencimento" (dentre os próximos 30 dias),


Imagem 17 - Caso desejar a troca do NCM pode ser feita individualmente ou geral com todos os produtos (Obs.: Após as alterações devesse recarregar novamente a aba "Auditoria").r


Imagem 18 - Demonstrar ao teclar no botão "Gerar CSV" no FISFC080 da aba "Auditoria" os erros de validação de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) mostrados em tela.


Imagem 19 - Demonstrar a chamada do SISFL043 para escolher o local de gravação do arquivo "CSV" requisitado no FISFC080.


Imagem 20 - Demonstrar o arquivo "CSV" gerado no FISFC080 com a abertura em programa no formato de texto.


Imagem 21 - Demonstrar o arquivo "CSV" gerado no FISFC080 com a abertura em programa de planilha.


Imagem 22 - Aqui temos um exemplo da geração do arquivo "CSV" para as validações de NCMs dos produtos.

Nesta aba serão demonstrados todas as duplicatas que tem imposto retido.

Serão considerados impostos com a situação Retido na própria duplicata e Retido em outra duplicata, e as duplicatas com situação Normal e Tipo de previsão Real.

Os registros serão agrupados por empresa e por código de receita.


Imagem 1 - Consulta de Impostos retidos.


Imagem 2 - Através do botão de consulta logo após a parcela podemos consulta a duplicata. 


Imagem 3 - O agrupamento é feito pelo código da receita e empresa.


 

Imagem 4 - Acima podemos ver a descrição da receita apresentada na imagem 3.

Informações dos procedimento utilizados pela consulta no FISFC080 da aba "Simulador reforma".

Quadro Lucro Bruto na Tributação Atual
Fará o cálculo:
(valor total líquido das NFs de saída e emitidas do período com a modalidade 4 de operação) - (frete + seguro + despesa acessória) - (valor dos impostos 1,5,6 e 17) - (valor do custo dos produtos das NFs que o código do custo está no parâmetro CD_CUSTO_MEDIO_S_IMPOSTO)

Quadro Lucro Bruto Pós Reforma
Fará o cálculo:
(valor total líquido das NFs de saída e emitidas do período com a modalidade 4) - (valor dos impostos 1,5,6 e 17) * (1 + percentual da reforma / 100)  + (frete + seguro + despesa acessória) -
(valor do custo dos produtos das NFs que o código do custo está no parâmetro CD_CUSTO_MEDIO_S_IMPOSTO) - (valor total líquido das NFs de saída emitidas do período com a modalidade 4) - (valor dos impostos 1,5,6 e 17) + (frete + seguro + despesa acessória) * (percentual da reforma / 100)

Débito de impostos
Valor atual :
Valor dos impostos 1, 5 e 6 das NFs de saída com situação emitida do ano todo da data final do filtro

Valor pós reforma:
(Valor total líquido das NFs de saída com situação emitida e com modalidade 4 de operação do ano todo da data final do filtro) - (Valor dos impostos 1, 5, 6 e 17) + (frete + seguro + despesa acessória) (percentual da reforma / 100)

Crédito de impostos
Valor atual:
Valor dos impostos 1, 5 e 6 das NFs de entrada com situação emitida do ano todo da data final do filtro

Valor pós reforma:
(Valor total líquido das NFs de entrada com situação emitida e com modalidade 4 de operação do ano todo da data final do filtro) - (Valor dos impostos 1, 5, 6 e 17) + (frete + seguro + despesa acessória) (percentual da reforma / 100)

Imagem 1 - Demonstração do ADMFM014 de Atribuição de Valor a parâmetro por empresa IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI, estando como nulo(0).


Imagem 2 - Demonstração no FISFC080 de Consulta Valor de Imposto, selecionado a empresa 01, o período de 01/01/2024 a 31/12/2024, com o retorno do erro "Data inicial e data final devem corresponder ao mesmo mês e ano !"


Imagem 3 - Demonstração no FISFC080 de Consulta Valor de Imposto, selecionado a empresa 01, o período de 01/01/2024 a 31/01/2024, com o parâmetro IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI = nulo. 


Imagem 4 - Demonstração no FISFC080 de Consulta Valor de Imposto, selecionado a empresa 01, o período de 01/01/2024 a 31/01/2024, teclando no botão + Detalhes do "Lucro bruto na tributação ATUAL"


Imagem 5 - Demonstração do ADMFM014 de Atribuição de Valor a parâmetro por empresa IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI, estando = 1(considera).


Imagem 6 - Demonstração no FISFC080 de Consulta Valor de Imposto, selecionado a empresa 01, o período de 09/01/2024 a 09/01/2024, com o parâmetro IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI = 1(Considera)


Imagem 7 - Demonstração no FISFC080 de Consulta Valor de Imposto, selecionado a empresa 01, após o usuário teclar no botão + Detalhes, o sistema passou a liberar o sort dos produtos em ordem de produto ou Descrição permitindo incluir na lupa.