O Diagrama de Pareto é utilizado quando queremos ter uma visão real dos problemas mais graves de um produto, setor etc., fornecendo-os em ordem decrescente de ocorrências, ou seja, em ordem de prioridade para tomada de decisões.
Procedimentos
Para gerar um Diagrama de Pareto:
- Na janela de geração do Diagrama de Pareto, preencha os parâmetros apresentados conforme orientação dos helps de campo, com atenção especial aos seguintes parâmetros:
- Do Laboratório?/Até o Laboratório
Informe o intervalo de código dos laboratórios para que as entradas inspecionadas por eles sejam consideradas na geração do diagrama de Pareto. - Exibe a Coluna Outros?
Selecione a opção Sim para que a Coluna Outros, que indica a ocorrência de não-conformidades de menor grandeza encontradas, na geração do diagrama de Pareto, seja considerada e tenha seus dados apresentados no gráfico. Caso contrário, somente as não-conformidade de maior grandeza serão consideradas na geração do gráfico.
- Do Laboratório?/Até o Laboratório
- Ao confirmar os parâmetros, o sistema apresenta tela para seleção dos ensaios vinculados ao produto desejado.
Selecione-os e confirme.
Importante: Para selecionar todos os ensaios, clique sobre o quadro escuro do cabeçalho da tela, à esquerda da coluna correspondente aos códigos dos ensaios. |
3. Selecionando os ensaios o sistema apresenta tela para seleção das classes de não-conformidades vinculadas aos ensaios;
Selecione-os e confirme.
Importante: Para selecionar todos as classes de não-conformidade, clique sobre o quadro escuro do cabeçalho da tela, à esquerda da coluna correspondente aos códigos das não-conformidades. |
4. Selecionados os ensaios e as classes de não-conformidade, o sistema realiza o tratamento dos dados e, a seguir, o sistema apresenta na tela o Gráfico de Pareto gerado.
5. As colunas do gráfico(eixo Y "Valores") representam a quantidade de cada não-conformidade de acordo com o intevalo de dados selecionado;
6. A linha do gráfico("Acumulado %") representa a porcentagem acumulada da frequencia das ocorrências, no exemplo acima, podemos notar que a não-conformidade "01" retrata 50% das ocorrencias no intervalo de dados, e que a não-conformidade "02" retrata 16.6667%, desta forma o acumulado passa de 50% para 66.6667%.
7. Gerado o gráfico, é possível imprimi-lo;
Clique sobre o botão Imprimir, para que o sistema apresente a tela para salvar o arquivo de extensão PDF que pode ser impresso.
Veja também
Para visualização de Histogramas, Estatísticas e Medições, veja o tópico Gráficos.